Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Estou tendo dificuldade em entender o Diagrama de Bode, referente a sua aplicação na área de forma pratica e o ponto critico. 

Vou explicar em forma resumida o que entendi .A partir dessa análise, podemos encontrar se o sistema é estável, instável, ponto critico, usando diagrama de Bode, relação a margem ganho e fase em um sistema.   

Dúvida referente a aplicação pratica na área:   

Exemplo um braço robótico com sensor, quando ocorre uma anomalia no sistema por causa do sinal que está instável (a operação está fora de controle), quando está funcionando normalmente o sistema fica estável. O exemplo que você disse sobre o braço robótico está correto? Na prática, não sei onde é aplicado.

Dúvida referente ponto critico: Não sei o que realmente sobre o ponto critico, eu sei que quando os sinais se cruzam achamos o ponto critico, não sei a consequência e aplicação na área. 

Postado

A transformada de Fourier é limitada: só encontra soluções particulares para as equações diferenciais, visto que sempre despreza as parcelas transitórias das respostas, sobrando no final só termos de regime permanente. A transformada de Laplace é mais poderosa nesse sentido, sobretudo a Laplace bilateral a qual é a versão generalizada da Fourier. Matematicamente, a frequência complexa s = jω passa a ser aplicada em vez de s = σ + jω GbhmuXl.gif.

O diagrama de Bode supõe a transformada de Fourier, ou seja, entradas e saídas representadas pelas funções seno e cosseno. Ele é próprio para projetos com funções periódicas, como amplificadores AC, na prática. Esse diagrama consegue mostrar um gráfico completo e inteligível para humanos, algo quase inviável na transformada de Laplace, ao fazer tais restrições nas excitações e respostas.

Sobre os pontos críticos do diagrama de Bode, eles são úteis para dimensionar filtros e controladores, basicamente. Um filtro Lag ou Lead, por exemplo, tem como preocupação mexer na resposta em fase sem afetar a resposta em amplitude. Na Eletrônica é bem comum ignorar a defasagem entre entrada e saída, mas em aplicações de precisão ela se torna relevante F5Rua4D.gif.

Por fim, o conceito de estabilidade no diagrama de Bode leva ao diagrama de Nyquist. Este mensura uma estabilidade variável conforme as posições nos pontos de um gráfico. O critério de Routh-Hurwitz continua válido, mas como as excitações são restritas aos tipos seno e cosseno, o método de Nyquist provê uma maneira gráfica de resolver o problema da estabilidade com dados periódicos.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado

@rjjj agradeço deu uma melhorada melhor sobre o conceito mas a minha pergunta ela foi um pouco mais simplista porque eu não encontro um material livro um site de indústria que diga esse tipo de situação é aplicado para tal situação. Você ''Na Eletrônica é bem comum ignorar a defasagem entre entrada e saída, mas em aplicações de precisão ela se torna relevante'. beleza mas ainda sim vejo um aplicação, o exemplo acima braço robótico. Onde aplico isso esse sinal? Veja outro exemplo onde se onde se aplica o  capacitor?

Resposta (genérica) : para filtra o sinal, deixando com menos ruído, normalmente aplicado em fonte linear ou chaveada. [isso é um exemplo prático].

E o ponto critico não foi respondido.

Em resumo falta responde: Aplicação na área e o ponto critico.  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...