Ir ao conteúdo

Como funciona um controlador de fans?

Ir à solução Resolvido por Mathiew,

Posts recomendados

Postado

Estou com uma dúvida sobre o controlador, minha placa-mãe só tem apenas 3 conectores para as fans, mas irei comprar um kit novo c 6 fans que já vem com um controlador, o que eu queria saber é se o controlador já faz esse papel de alimentar as fans, por exemplo, seu eu ligar as fans no controlador, ligar ele na fonte, e depois no conector de 3 pinos da placa-mãe já vai estar funcionando? Vi alguns casos que o pessoal comprava um cabo molex e ligava todas as outras fans nele e depois na fonte.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Primeiro respondendo ao título do tópico:

1. Como funciona um controlador de fans?

O controlador de fans nada mais é do que um dispositivo de gerenciamento, ele controla a velocidade das fans, ou seja, o RPM e se tiver RGB também é capaz de controlar as cores, a maioria dos controladores bons atuais são energizados por um cabo SATA da fonte, tem também um cabo que sai do controlador e vai para o PWM de 4 pinos na sua placa-mãe para controlar o RPM (dependendo do modelo).

2. O que eu queria saber é se o controlador já faz esse papel de alimentar as fans, por exemplo, seu eu ligar as fans no controlador, ligar ele na fonte, e depois no conector de 3 pinos da placa-mãe já vai estar funcionando?

Vai sim, se seu controlador de fans possui várias entradas para fans você pode usá-la para controlar tudo, mas se por exemplo você quiser controlar o RGB das fans sincronizando com o RGB da placa-mãe como o AuraSync da Asus por exemplo, você pode colocar as fans nas placa-mãe sem problema algum, aí algumas fans seriam controladas pelo controlador de fans e sincronizadas e outras pela placa-mãe.

• Curtir 2
  • 1 ano depois...
Postado

Eu estou com a mesma duvida, minha placa-mãe, a320m s2h, não tem controle RGB, eu tenho 5 fans da aigo, e a controladora, que faz o controle da velocidade e dos RGB, minha duvida é se eu plugar o plug da controladora na entrada cpu fan, da placa-mãe, eu seria capaz de controlar a velocidade das fans, pois a controladora, so tem velocidade lenta ou rapida, queria poder melhorar e controlar melhor isso pra um fluxomaior, visto que se o RGB não funcionar não tem problema algum, pra mim os fans funcionando e eu sendo capaz de determinar a velocidade ja estaria otimo.

obrigado desde ja a todos

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...