Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, sou novo aqui, então peço desculpas caso faça algo fora das regras.

Comprei um HD HGST HUA723020ALA640 2TB no mercado livre. Ele é barulhento, mas funciona normal. Usei o crystaldiskinfo algumas vezes, tudo ok. Não uso esse HD como primário, quando vou usar coloco dentro do gabinete, sempre com o pc desligado. Comprei um cabo usb/sata para poder usar como se fossse um HD externo. Usei algumas vezes (não foram nem 10) com esse novo cabo e tudo ok, mas quando fui ver no crystaldinkinfo, o HD estava em estado crítico.

Dei uma pesquisada e alguns relataram que o erro pode ter sido consequência da fonte de energia desse cabo, fonte 12v 2a. De acordo com o vendedor no ML, a fonte é estabilizada, mas agora surgiu esse diagnóstico do crystaldiskinfo.

O HD ainda está funcionando, mas agora devido ao estado crítico mostrado no crystaldisk estou com medo.

1 - Vocês acham que o HD está a ponto de estregar? O que fariam no meu lugar?

2 - A fonte do cabo pode realmente ter sido a causadora desse problema?

Só para lembrar, o HD nunca teve nenhum tipo de queda. Esse diagnóstico veio logo depois de usar o cabo.

HD spin error.jpg

• Moderador
Postado

Spin Retry Count indica tentativas malsucedidas de tentar iniciar a rotação do HD, sendo que isso pode ser causado por problemas no próprio HD ou por de fato problemas no fornecimento de energia (o HD não recebe energia corretamente e por tanto não consegue iniciar a rotação, obrigando-o a tentar novamente até conseguir).

E aparentemente você possui 2 HDs com defeitos críticos.

Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? Usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador? Já tentou comprar cabos SATAs novos?

Postado

Obrigado pela resposta, Gabriel.

Sim, são 2 HDs críticos mesmo, mas o outro eu não me preocupo porque ele já tem um certo tempo, eu ja sabia do problema e só uso para arquivos sem importância. O problema mesmo é o HD novo com esse problema de spin.

A fonte é a corsair cx 450, uso direto na tomada. Esse HD indicando problema no spin nunca demonstrou nada quando eu usava no cabo sata normal. Foi após o uso desse cabo sata/usb que apareceu esse diagnóstico. O cabo em questão é este: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1259081921-cabo-usb-30-para-hd-sata-25-35-com-fonte-12v-2a-promoco-_JM

Esse sata/usb usa uma fonte de 12v2a, liguei na tomada quando usei. Você acha que o HD está a beira de um colapso?

• Moderador
Postado

Você usou esse adaptador SATA/USB para utiliza-lo como HD Externo?

Em todo caso, aparentemente é esse cabo que está com algum defeito energético e gerou esse problema, a partir de agora utilize esse HD somente com o cabo SATA normal diretamente dentro do computador.

Esse erro por si só não indica algo grave com o próprio HD (como expliquei acima, ele indica todas as tentativas malsucedidas do HD de tentar iniciar a rotação), porém eu não o utilizaria apenas por segurança.

Postado

Sim, comprei o cabo justamente para não ter que abrir o gabinete toda hora e usá-lo como HD externo. Você acha que o fato da fonte não ser estabilizada (mesmo o vendedor dizendo que é) pode ter sido o causador do problema? 

• Moderador
Postado
25 minutos atrás, Marcos Algozo disse:

Sim, comprei o cabo justamente para não ter que abrir o gabinete toda hora e usá-lo como HD externo. Você acha que o fato da fonte não ser estabilizada (mesmo o vendedor dizendo que é) pode ter sido o causador do problema? 

Não sei o que quer dizer com fonte estabilizada, mas as fontes da Corsair são conhecidas por sua excelente qualidade, então dificilmente será um problema com ela.

EDIT: Acho que você estava se referindo a fonte do cabo SATA/USB (rs), se for, provavelmente ela é a culpada, afinal o problema começou depois de você utiliza-lo..

Postado

Sim, essa fonte mesmo. Bom, acho que é isso então, vou seguir a dica e usar o HD só no cabo sata mesmo.

É uma pena, comprei o HD em julho e o cabo sata/usb não tem nem 1 mês ainda.

https://www.youtube.com/watch?v=3BqvK9uz4H4&ab_channel=WPNEWS

Neste vídeo, aos 1:05, o cara fala um pouco sobre a fonte ser estabilizada. A fonte do meu cabo parece justamente a que ele mostra que não é adequada, mas eu vi várias perguntas no anúncio e o vendedor garantiu que era. Vou atrás de alguém que tenha conhecimento de eletrotécnica para confirmar se essa fonte (do cabo sata/usb) é estabilizada, caso não seja (e parece que não é mesmo) vou comprar uma estabilizada e testar em um HD antigo que tenho aqui para ver se roda sem problemas.

Gustavo, agradeço novamente pela ajuda, valeu!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...