Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei meu pc recentemente e coloquei uma RX 550 4gb da powercolor, porém quando fui monitorar a temperatura, utilização e etc da GPU pelo software adrenaline da amd vi que estava marcando 0 rpm (Mesmo durante jogos), instalei o gpu z para ver se era erro do programa da amd e também estava marcando 0 rpm só que o gpu fan speed estava normal, ia de 30% a 100% dependendo da atualização, também posso confirmar que o fan da GPU esta girando, pois abri o gabinete para olhar. Será que os 0 rpm seria algum erro dos sensores da placa?

Capturar.PNG

Postado
18 horas atrás, Tavaares00 disse:

@MrCaka Pode ter certeza, mas antes tente fazer um teste de outra placa de vídeo na sua placa-mãe. Porém, olhe se a sua fonte irá aguentar e se a placa-mãe é PCI Express x16 e aceita a placa de vídeo.

Agora tô sem outra placa mas vou testar. O estranho é que funciona normal os fans, a placa nem esquenta, o máximo que já chegou foi 60°, algum sensor da placa de vídeo ou da placa-mãe não deve estar contando os RPM

• 3 meses depois...
Postado

Galera estou voltando aqui para informar que ainda não descobri o que causa isso, um amigo meu comprou a mesma placa só que da afox e ocorre o mesmo problema. nós achamos que pode ser porque a placa não tem um sensor que capta a velocidade em rpms que os fans da placa roda.

• Curtir 1
  • 3 meses depois...
  • mês depois...
Postado
Em 07/07/2021 às 16:59, Márcio Melo434 disse:

@MrCaka Isso cara a minha é uma RX 550 da Afox e também esta desse jeito.

@MrCakaMas ela tem outro defeito, a BIOS dela bloqueia o fan a 25%, ela não passa disso.

image.png.f18eea8240bb6badb5509fbf4ff3cad2.png

Talvez tenha como você alterar isso no software da amd

• 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Postado

Amigos, a minha RX-550 é da PCYes e se não me engano antes ela mostrava a velocidade da ventoinha, mas agora está igual a de vocês mostrando 0 (zero) RPM.

Será que não é das versões novas do Adrenalin?

• Curtir 1
Postado

Complementando a mensagem anterior, só lembrar que apesar de mostrar 0RPM na velocidade da ventoinha... em contraponto ele mostra um percentual % de velocidade da mesma ventoinha.

Esse percentual sobe ou desce conforme a temperatura da GPU sobe ou desce, indicando que a ventoinha está sim, tendo alteração em sua velocidade, embora não mostre em RPM.

Percebi que a ventoinha da minha placa só tem 2 fios (+ e -), logo, não tem um 3° fio que faria o controle da rotação... seria esse o motivo de não mostrar os RPM? Só mostra o percentual pois talvez ela tenha controle de quantos % de tensão está sendo fornecida para a mesma? Imagino que seja isso...

Lembrando que usando o ajuste manual do Adrenaline para controle da velocidade da ventoinha conforme a temperatura, está funcionando perfeitamente!

Ah, a opção Zero RPM ativada, permite a ventoinha ligar apenas acima dos 60° aqui no meu caso, o que acho ruim, pois deixa a GPU fritando por muito tempo e quando liga, liga a 19~20% da velocidade máxima... então, deixo essa opção desativada. Aqui, configurei assim:
Ajuste de velocidade da ventoinha (FAN) da GPU

Acho que fica razoável para poupar energia, reduzir desgaste da ventoinha e ao mesmo tempo, tornar o resfriamento eficaz quando em alta demanda (GPU a 100%).

• Curtir 1
  • 7 meses depois...
Postado

É o Software Adrenalin da AMD.

É só instalar a versão mais recente RECOMENDADA, e não a "opcional" ou a própria que o software amd indica pra instalar, que muitas vezes no caso dessa placa é o amd adrenalin PRO.

O ideal é instalar o padrão, sempre o recomendado mais recente no site. Embora ele mostre uma mensagem de que o software não é o da versão indicada, é a melhor versão pra exibir as RPMS e também pra diminuir o jump de fps que o software na versão "errada" ou pro causa.

• 1 ano depois...
Postado
Em 12/03/2021 às 22:31, MrCaka disse:

Galera estou voltando aqui para informar que ainda não descobri o que causa isso, um amigo meu comprou a mesma placa só que da afox e ocorre o mesmo problema. nós achamos que pode ser porque a placa não tem um sensor que capta a velocidade em rpms que os fans da placa roda.

Tenho uma RX550 também e desde que montei o pc nunca mostrou rpm. 

Acredito que seja alguma config da BIOS mas não tentei porque não me incomoda mais.

image.thumb.png.34d2e3814089be7011f9a4ad41e4f3d0.png

• 2 meses depois...
Postado

Montei meu pc recentemente com uma Radeon RX 550 2gb e também não informa a velocidade do ventilador mesmo com ele visivelmente girando, acredito mesmo q seja por conta da placa de vídeo não informar isso no software da AMD.

• 3 semanas depois...
Postado

Olá, tenho um shapphire rx 550 4gb e no amd adrelin também me mostra 0 rpm, mas a ventoinha gira normalmente, acho que deve ser algum problema de compatibilidade com esta placa de vídeo específica. Mas não se assuste com isso, já o tenho há quase 2 anos e funciona sem problemas com temperaturas máximas de 70-75 graus.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!