Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, tudo tranquilo? 
Queria saber se fazer um overclock na memoria ram colocando ela em 3000mhz vale a pena? Em stock as latencias são CL 16 ja em oc CL 20. É uma diferença valida ou melhor deixar em stock mesmo pra evitar tela azul ou crash? 
Config do PC
image.png.d87732610654fe8776cbdf3c844a4c1a.png
Fonte EVGA 450w

Postado

@FLPsz Só iria valer a pena se fosse no processador, pois iria mudar MUITO o desempenho comparado com agora. Mas, na memória RAM também é bom e o desempenho aumenta. Bom, fica a seu critério. É recomendado fazer sim e se tiver suporte pode fazer.

Postado
agora, Tavaares00 disse:

@FLPsz Opa, suporta de boa.

To ligado, já fiz o oc mas queria saber se vale a pena manter ou sei la ahusuha n entendo muito

Postado

@FLPsz Estou achando essas latências um pouco altas. Tenho uma HyperX Fury 2400MHz em 2933MHz com 17-17-17-40 a 1.30V. Acredito que você pode tentar abaixar essas latências, pois a latência alta anula os efeitos de um clock mais alto.

Postado
25 minutos atrás, FLPsz disse:

Queria saber se fazer um overclock na memoria ram colocando ela em 3000mhz vale a pena? Em stock as latencias são CL 16 ja em oc CL 20. É uma diferença valida ou melhor deixar em stock mesmo pra evitar tela azul ou crash? 

Vale a pena aumentar o clock, ryzen ganha bastante com isso, mas não vale deixar uma CL tão alta assim. Tem que ter um balanço entre os dois.

Veja o melhor que você consegue com 3000, 3200 e quem sabe até 3333 ou 3466.

Postado

@Tavaares00 então, nunca parei pra analisar por esse lado, eu sei q a unica diferença de fato foi ter adicionado mais 8gb de ram. Talvez deve ter tido algum ganho mas eu não percebi 

1 minuto atrás, other2w disse:

@FLPsz Estou achando essas latências um pouco altas. Tenho uma HyperX Fury 2400MHz em 2933MHz com 17-17-17-40 a 1.30V. Acredito que você pode tentar abaixar essas latências, pois a latência alta anula os efeitos de um clock mais alto.

entendi, fiz o oc automatico pelo EasyTune da gigabyte mas vou tentar diminuir

1 minuto atrás, Imakuni disse:

Vale a pena aumentar o clock, ryzen ganha bastante com isso, mas não vale deixar uma CL tão alta assim. Tem que ter um balanço entre os dois.

Veja o melhor que você consegue com 3000, 3200 e quem sabe até 3333 ou 3466.

então, o maximo que consegui foi 2933 (arredondei pra 3000) acima disso o pc nem liga 

@Imakuni Não sei se faz alguma diferença mas antes de pegar o segundo pente eu havia testado 3200mhz e o pc não ligou, pode ser que agora com dois pentes de memoria ram isso mude?

Postado
6 minutos atrás, FLPsz disse:

@Tavaares00 então, nunca parei pra analisar por esse lado, eu sei q a unica diferença de fato foi ter adicionado mais 8gb de ram. Talvez deve ter tido algum ganho mas eu não percebi 

entendi, fiz o oc automatico pelo EasyTune da gigabyte mas vou tentar diminuir

então, o maximo que consegui foi 2933 (arredondei pra 3000) acima disso o pc nem liga 

@Imakuni Não sei se faz alguma diferença mas antes de pegar o segundo pente eu havia testado 3200mhz e o pc não ligou, pode ser que agora com dois pentes de memoria ram isso mude?

Não faça esses OCs automáticos que eles tem boa chance de simplesmente não dar certo. Faça manualmente; comece colocando a tensão em 1.4v, a frequência no que você quiser e depois os timings em um valor alto a princípio, mas que você vai baixar logo em seguida. A dica é criar uma tabela no excel com esses valores para você ir anotando o que funciona e o que não, para não se perder.

E lembre: OC de RAM demora para fazer por ter um monte de coisas para ajustar, e é normal que o PC pare de ligar quando mexer em alguma coisa.

Postado

Bom fiz algumas mudanças e dessa vez coloquei 3000 ao invés de 2933 e com essas latencias ai me baseando na configuração de outra pessoa, é uma boa ou da pra diminuir mais? Ou por segurança pra evitar tela azul ou sei la, é melhor deixar assim mesmo?
image.png.1bd1c38a4bf33a4da6c78f8af021f244.png

Postado

@FLPsz Está muito descompasso. O CL esta muito baixo em razão das outras latências. Tente diminuir para 17-17-17-40. Aconselho usar o benchmark de memoria RAM do AIDA64 para acompanhar os resultados se estão surtindo efeito.

Postado
16 horas atrás, FLPsz disse:

Bom fiz algumas mudanças e dessa vez coloquei 3000 ao invés de 2933 e com essas latencias ai me baseando na configuração de outra pessoa, é uma boa ou da pra diminuir mais? Ou por segurança pra evitar tela azul ou sei la, é melhor deixar assim mesmo?

CL está okay; quanto menor, melhor, mas se não baixa de 16, tudo bem.

Agora o resto está alto, tente baixar.

Postado

Bom, esse foi o menor que consegui, aparentemente o sistema ta bem estável, infelizmente no tRP tenho que deixar em 17 senão fico tomando tela azul
image.png.27b83429fa22171f41ed8173e28c2ef0.png

Postado

@FLPsz Ok bacana, agora ligar o Windows não é sinônimo de estabilidade total das memorias RAMs. Baixe o memtest86 e crie um pendrive bootavel com ele. Esse programa irá realizar uma bateria de testes nas memórias, e muito possivelmente pode apresentar erros. Esse é o ajuste fino que pode necessitar ser feito, como tensão, escala FSB:DRAM, e os timings.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!