Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu estou migrando do console para o PC e queria saber se esta configuração esta boa.

Placa-mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus

Processador AMD Ryzen 5 3600

Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2060 6gb

Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16

HD Seagate BarraCuda, 1TB, 3.5´, SATA

SSD Kingston A400, 240GB, SATA

Fonte Corsair CV650, 650W, 80 Plus Bronze

Kit Cooler Fan Redragon com 3 Unidades, RGB

Gabinete Pichau Lark Vidro Temp

Postado

@Cadu05 Coloca 2x8 de memória, essa config te potencial pra rodar o que você quiser, mas se tiver só 8gb de ram nao vai conseguir, vai travar muito em jogos como Warzone, BF, Assassins Creed, a maioria dos jogos atuais nesse estilo ocupam de 8 até 13gb de memória quando está jogando, agora se o foco for mais competitivo, fortnite, valorant, lol, compensa pegar uma placa de vídeo um pouco menos potente como uma 1660 super e um processador bom pra empurrar quadros, esse mesmo ou o 3500x.

• Curtir 2
Postado
29 minutos atrás, Cadu05 disse:

Olá, eu estou migrando do console para o PC e queria saber se esta configuração esta boa.

Placa-mãe Gigabyte Aorus B450 Aorus

Placa de Vídeo Gigabyte NVIDIA GeForce RTX 2060 6gb

Memória XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16

HD Seagate BarraCuda, 1TB, 3.5´, SATA

SSD Kingston A400, 240GB, SATA

Fonte Corsair CV650, 650W, 80 Plus Bronze

Kit Cooler Fan Redragon com 3 Unidades, RGB

Gabinete Pichau Lark Vidro Temp

Tá ótima, exceto a RAM. Não é totalmente o que o @vxspsilva disse, 8GB de RAM ainda funciona muito bem na grande maioria dos jogos de hoje em dia, quando se tem mais RAM só teria que fazer menos swaps de memória, porém 8GB ainda funciona bem.

O único problema - que vai ser o bottleneck total do seu sistema - é ser em single channel. Resumidamente, é melhor ter duas mãos com 5 dedos cada ou somente uma com 10 dedos? Pois é, duas. 2x8 de memória e você vai ter um setup muito bom, que vai rodar a grande maioria dos jogos da atualidade e do futuro

TLDR: 2x8

Eu só daria uma olhada nesse SSD, ele é DRAMless. DRAM é basicamente um mapa que o SSD faz de onde cada arquivo está, resumidamente, sem esse mapa, ele vai ficar mais tempo procurando onde que está - afeta muito a leitura e escrita aleatória de arquivos, que é basicamente o que o sistema faz - e também vai ter uma variação muito grande da velocidade. Vamos dizer que você vai transferir um arquivo de 40GB. no primeiro GB tudo de boa, 400 mb/s, só que do nada cai pra 5 mb/s, e depois vai pra 300, depois sobre pra 400, aí caí pra 20, enfim... Um SSD sem DRAM pode ser mais lento que um HDD convencional.

TLDR: Tabela comparativa entre SSDs (em todo SSD da lista ele fala se tem ou não DRAM) - recomendo que pegue um M.2 NVMe (com DRAM) (Procure reviews antes de comprar)

Resumindo tudo:

SSD: (SATA) Crucial MX500 250GB - (NVMe) Kingston A2000 250GB - (NVMe) PNY CS3030 250GB

RAM: Não importa muito, só pegue 2 de 8GB com um alta velocidade e latência razoavelmente baixa, exemplo: XPG Gammix D30, 8GB, 3200MHz

• Amei 1
Postado

@Cadu05 Eu não sei muito bem sobre configurações não, mas estou montando um PC parecido com o seu. Com a ajuda de algumas pessoas do fórum, cheguei na seguinte configuração:

Placa de vídeo GeForce RTX 2060

Placa-mãe Asus TUF B550M-Plus Wi-Fi 

Memória Ram HyperX Fury RGB, 8Gb , 3200 Mhz, DDR4 (x2)

Fonte Corsair RM 750 Gold 80 Plus

Gabinete Thermaltake Core X31 TG Preto

SSD Crucial MX500 1 TB Sata 560 Mb/s

Cooler para Processador Cooler Master AMD/ Intel Hyper H412R

Só algumas observações:

Decidi pegar uma fonte mais potente para futuros upgrades, o mesmo vale para a placa-mãe;

Gabinete é questão de gosto, mas decidi esse por ter suporte a fan de 140mm, que fazem menos barulho que as de 120mm (mas é so questao de barulho mesmo kk);

E também decidi juntar uma grana a mais e pegar um SSD de 1 Tb e abandonar o HD, Acho que HD com o passar do tempo será esquecido, devido a ser mais lento que o SSD.

Mas são questões pessoais,mas nosso setup está meio parecido kkkk :) 

• Amei 1
Postado

@Matheus de Souza Borges A fonte que eu tenho de 700W é overkill pro meu sistema e eu uso porque ganhei de presente, mas realmente não precisa pro meu setup. Vale mais a pena investir em uma fonte com eficiência mais alta.

Esse SSD que você ta pensando em pegar, por que não pega um M.2 NVMe? A diferença de preço não deve ser muito grande e tem velocidade mais altas porque não é limitado pelo SATA, mas você que sabe.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@blob.  Entendi sobre as fontes. Vou ver se faco isso entao...vai compensa mais. :)

Sobre o SSD ja tive essa duvida tambem. A galera se divide entre Sata e Nvme. Dei uma pesquisada...a velocidade nem se compara. Muito mais rápido.

voce me recomenda o M2.Nvme entao?? Ele e compativel com as outras pecas?? Ainda fico meio perdido kkk

Vi tambem que parece que alguns jogos nao tem compatibilidade com o M2.Nvme.

voce sabe alguma coisa sobre isso?

• Curtir 1
Postado

@Matheus de Souza Borges É que tipo, se for pra comprar um SSD caro eu iria de NVMe porque não é limitado pela interface SATA. Na prática a diferença só é gritante em transferência de arquivo, o resto é tipo quase a mesma coisa, só que o SATA é um segundo ou dois mais lento pra carregar e é isso...

Dá uma olhada no manual ou no site da sua placa-mãe pra ver a compatibilidade com os M.2, porque em algumas placas mãe, ao conectar um m.2, ele desabilita uma porta SATA ou algo parecido - mas isso é dependendo da placa-mãe.

Antes de comprar pesquise se o SSD é bom ou não, se ele tem DRAM ou não, tem uns que falam que é 2000 MB/s de escrita mas isso é só o sequencial, o que importa mesmo é a leitura e escrita aleatória, latência, e a consistência - não adianta escrever em 2000 MB/s pra depois cair pra 100.

Mas você já está em um bom caminho, esse que você escolheu é um dos melhores da categoria.

• Curtir 2
Postado

@vxspsilva Eu tinha esquecido de mencionar que eram duas memórias de 8GB RAM 3200MHz. O meu foco é jogar Warzone mesmo.

Muito obrigado pelas dicas cara. Valeu mesmo!

@blob. Opa, Eu tinha esquecido de mencionar que eram duas memórias de 8GB RAM 3200MHz.

O pior é que eu não estava conseguindo logar nesta conta porque havia esquecido a senha, portanto não tinha visto sua análise diante do SSD. Então acabei comprando o PC, acompanhado de um SSD Kingston 120GB SATA com leitura de 500MB/s. Você acha que esse fator prejudicará o FPS nos jogos? Aliás, caso você já tenha comprado algo na Kabum ou na Pichau, sabe me dizer ambos são bons?

Desde então, muito obrigado pela sua atenção á minha dúvida, tmj mano.

Postado

@Cadu05 Não vai diminuir FPS em jogo não, mas acho que 120GB é ideal pra deixar só o sistema. Se o SSD ficar com a capacidade quase cheia, o desempenho vai cair. A parte de DRAM atrapalha quando vai transferir vários GB e em escrita/leitura aleatória.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!