Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa pessoal, tudo bem?

Estou com um probleminha, comprei e instalei um Sonoff Tx T0US1C, acredito que conectei os cabos corretamente, neutro, fase e retorno respectivamente.

No entanto encontro o seguinte:

- O interruptor parece funcional, acende a luz do botão, e acende também o led de pareamento com o wi-fi.

- Quando aperto o botão, o interruptor em si ativa, sei disso pois o relé faz o barulho de ativação (contato).

- No entanto a luz não é acesa, e tanto com o interruptor ligado, como com ele desligado, a lâmpada tem uma leveeee corrente, e fica piscando (é bem fraco mesmo, mas pisca, há corrente, com o interruptor ligado ou desligado).

Alguém tem alguma dica, alguma ideia de onde estaria o problema? Ou saberia indicar onde poderia ir atrás de algum outro fórum, ou algo do tipo?

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Gabriel Soares Araújo disse:

acredito que conectei os cabos corretamente

Se seguiu direitinho o esquema de ligação...

61XGStc2ziL._AC_SL1000_.jpg

...sim, pode acreditar em si mesmo. 😁

Mas...

9 horas atrás, Gabriel Soares Araújo disse:

a lâmpada tem uma leveeee corrente, e fica piscando (é bem fraco mesmo, mas pisca, há corrente, com o interruptor ligado ou desligado)

isso é sintoma de ligação errada ou até mesmo de falha na lâmpada, mais ainda se ela for led. Queira reconferir e se se for o caso, publique fotos ou desenhos da sua ligação

Postado

@.if Muito obrigado pelo apoio!! 

Cara, segui sim esse desenho, mas ao mesmo tempo não sou o melhor eletricista nem do quarteirão rs pouquíssima experiência prática, agora não tenho como tirar foto, mas posso descrever como fiz.

- Desconectei os cabos do interruptor antigo, e ele já possuía 3 cabos, portanto, assumi que seriam fase, neutro e retorno. (vou apelidar os cabos de A, B e C)
- Com um multímetro dei contato entre os cabos, e percebi que a corrente alternada acontecia no contato dos cabos A e B, e também no A e C, no entanto não havia corrente no contato B e C, portanto, assumi o A como sendo o fase, e o conectei na entrada "L in" do diagrama de conexão.
- Após isso fiz testes conectando o cabo B no "N in", como neutro, e o C no "L out" como retorno para a lâmpada. Nesse teste o interruptor sequer acendeu.
- Então, assumi que o Neutro e o Retorno estavam invertidos, os troquei de posição, e a partir daí o interruptor funcionou.

Esse foi o passo a passo que segui. Acredita que tem alguma teoria de qual o problema?

Sobre qual cabo é qual, você saberia ou sabe algum lugar que teria um tutorial para aprender a descobrir qual cabo é qual de forma efetiva? procurei e não encontrei.

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, Gabriel Soares Araújo disse:

tem alguma teoria de qual o problema?

Também não consegui de maneira rápida converter seu texto em desenho, sorry.

7 minutos atrás, Gabriel Soares Araújo disse:

algum lugar que teria um tutorial para aprender a descobrir qual cabo é qual de forma efetiva

Também não conheço. Geralmente eu (eu) uso um multímetro mesmo... na escala beep: onde há beep, há contato. Alio a informação aos desenhos. Com tudo desligado, claro.

Postado

3 horas atrás, Gabriel Soares Araújo disse:

Cara, segui sim esse desenho, mas ao mesmo tempo não sou o melhor eletricista nem do quarteirão rs pouquíssima experiência prática, agora não tenho como tirar foto, mas posso descrever como fiz.

- Desconectei os cabos do interruptor antigo, e ele já possuía 3 cabos, portanto, assumi que seriam fase, neutro e retorno. (vou apelidar os cabos de A, B e C)
- Com um multímetro dei contato entre os cabos, e percebi que a corrente alternada acontecia no contato dos cabos A e B, e também no A e C, no entanto não havia corrente no contato B e C, portanto, assumi o A como sendo o fase, e o conectei na entrada "L in" do diagrama de conexão.
- Após isso fiz testes conectando o cabo B no "N in", como neutro, e o C no "L out" como retorno para a lâmpada. Nesse teste o interruptor sequer acendeu.
- Então, assumi que o Neutro e o Retorno estavam invertidos, os troquei de posição, e a partir daí o interruptor funcionou.

Esse foi o passo a passo que segui. Acredita que tem alguma teoria de qual o problema?

Sobre qual cabo é qual, você saberia ou sabe algum lugar que teria um tutorial para aprender a descobrir qual cabo é qual de forma efetiva? procurei e não encontrei.

Na verdade o retorno não deveria ter 220V no teste de corrente alternada para o multímetro. Tem certeza do teste que você fez?

Interruptor com 3 fios? Estou achando que é o esquema de 2 tomadas (interruptores em locais diferentes) e a outra está num lugar escondido que você nunca usa.

tipo isso:image.thumb.png.1b4b1eb0c0e013a010de44774f5c129e.png

Compra um negócio assim numa elétrica:

image.png.d9fbb60b26d8210c8cda57ad7ea86774.png

e liga A e B ou A e C e vê se acende a lâmpada numa das 2 opções.

• Curtir 2
  • 3 semanas depois...
Postado

Boa noite pessoal, perdão a demora pela resposta, estava em época de TCC na faculdade e acabei deixando isso de lado por um tempo.

Em 16/11/2020 às 21:00, .if disse:

Também não consegui de maneira rápida converter seu texto em desenho, sorry.

Sei que não é o melhor desenho do mundo, mas espero que ajude, o resultado final que tenho (pelo menos acho que tenho), seria:
image.png.d8e67b7f11f38e8ee435033131601aa3.png

Em 16/11/2020 às 23:53, Thiago Miotto disse:

Na verdade o retorno não deveria ter 220V no teste de corrente alternada para o multímetro. Tem certeza do teste que você fez?

Não entendi sobre o 220V, agora faz algum tempo, mas que eu me lembre, ambos os testes de multímetro deram 110V. A conexão retorno e fase não deveria dar apresentar corrente alternada?

Sobre eu ter certeza, não rs, perdão, não tenho certeza de nada que estou fazendo aqui rs.

Interruptor com 3 fios?

É um interruptor smart, eu entendo que a necessidade do fio neutro é para ter corrente constante para que ele fique ligado e se conecte ao WiFi.

Compra um negócio assim numa elétrica:

Beleza! Vou correr atrás disso, e também estou cogitando chamar algum profissional eletricista.

Mais uma vez obrigado pelo tempo de vocês e ajuda!! :D 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!