Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Acabei de receber uma webcam que comprei, modelo C925e da Logitech. Estava vendo um vídeo no Twitter e fui conectar a webcam na porta USB 3.0 traseira. Quando sai de trás do gabinete, o PC desligou por completo e não liga mais. Já tentei desconectar todos os cabos na parte traseira e ligar, e não dá vídeo. Já tentei resetar a BIOS e nada também. Os leds RGB do WC e da placa-mãe não acendem. Quando eu aperto o botão de desligar e depois ligar na fonte, os leds da placa-mãe dão uma acendida rápida e logo apaga. As informações do meu PC estão em "Meu PC" abaixo da minha foto.

Estou pensando em testar a fonte com um clips, mas não sei se seria útil, até porque todos os cabos da minha fonte são pretos, então. Conseguir outra fonte para testar seria bem complicado, somente em último caso. Também pensei em mandar tudo pra garantia de vez, a fonte e a placa-mãe, mas não sei, pode ser um baita tiro no escuro. Sugestões?! 

Postado

@IgorAlexandre Vá ao conector USB onde inseriu a webcam e observe se não há algum pino amassado ou em curto. Se não vir nada, ainda sim use um pincel fino para limpar a entrada. Se houver curto na interface USB a placa-mãe não vai ligar em nenhuma circunstância. 

Teste também, depois do que eu disse acima, um reset prolongado da BIOS (mínimo de 20 segundos) usando o jumper CLR_CMOS, com o PC desligado da tomada. Outra coisa é testar outra fonte, pois se a sua for de má qualidade pode ter aberto o bico (apesar de falarem bem desse modelo seu de fonte, eu tenho minhas reservas). O teste do clip pode ser útil para saber se a fonte queimou, mas existem inúmeras falhas que não a impediriam de ligar com esse teste, mas ainda sim impediriam a placa-mãe de ligar. Com o teste pelo menos você vai saber se queimou. 

Enfim, observe o conector da webcam para ver se está danificado, teste ela em outro PC (de preferência um que você não vai sofrer se queimar). Seu problema pode estar na sua porta USB, na webcam (em ambos os casos por curto) ou na fonte (nesse caso por falha mesmo). Terá que diagnosticar um a um.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods  tentei, tentei, tentei e nada. Passei um pincel na USB e nada. 

Tentei o reset prolongado e também não obtive resultados. Tentei forçar um jumper usando uma chave de fenda no Power sw e nada também, os leds nem acendem mais.

O USB da webcam aparentemente está ok, também. Infelizmente não tenho um PC secundário para testar a webcam e nem uma fonte, mas posso ir em uma informática para testar os dois (por isso falei só em último caso), mas desconfio fortemente ser a fonte.

O teste do clips não sei como farei, porque os cabos são todos pretos.. Mas eu tenho um multímetro aqui, caso for útil, posso usá-lo.

Olhando os USB percebi que um tem um "ferro" a mais, mas acho que é irrelevante. Segue a foto. 

IMG_20201117_114316.jpg

Postado

@IgorAlexandre Não enxerguei o "ferro a mais". Se houver algum curto entre os pinos do USB da placa-mãe ela não vai ligar. Já vi acontecer porque a pessoa inseriu o cabo USB torto e com muita força (mão pesada). Nesse caso foi só desempenar e voltou a funcionar normal. Se for mexer ali, faça com o PC desconectado da tomada. Teste com o painel frontal USB desconectado da placa-mãe também.

Se tiver um "ferro a mais" então está aí seu problema. Todas as portas USB são iguais, não pode ter nada a mais. Às vezes um grampo de grampeador pode ter ido parar lá por acidente, por exemplo, e você terá que remover se for esse o caso.

Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@IgorAlexandre Não enxerguei o "ferro a mais". Se houver algum curto entre os pinos do USB da placa-mãe ela não vai ligar. Já vi acontecer porque a pessoa inseriu o cabo USB torto e com muita força (mão pesada). Nesse caso foi só desempenar e voltou a funcionar normal. Se for mexer ali, faça com o PC desconectado da tomada. Teste com o painel frontal USB desconectado da placa-mãe também.

Se tiver um "ferro a mais" então está aí seu problema. Todas as portas USB são iguais, não pode ter nada a mais. Às vezes um grampo de grampeador pode ter ido parar lá por acidente, por exemplo, e você terá que remover se for esse o caso.

Dando uma atualizada no post, levei na melhor informática daqui da cidade. O cara apenas tirou uma memória, pegou um jumper, deixou no CLEAR_CMOS por 1 min e usou uma chave de venda forçando um boot pelo POWER SW, o PC simplesmente ligou normalmente.

Depois, desligou o PC, colocou a outra memória, conectou o power sw novamente e pronto, novinho e em folha como se nada tivesse acontecido... 

Cheguei em casa o PC não dava sinal de vida e estranhei achando que poderia ser a tomada (uso um iClamper) e não era isso. Descobri que o problema no final das contas era o cabo de alimentação da fonte. Agora, se o cara fez tudo aquilo (foi ele que disse) ou não, não sei. Mas aqui em casa ficou como se nada tivesse acontecido, foi só trocar o cabo de energia...

Levei a webcam junto para testar, ele testou no obs e funcional normal, também. Inclusive estou aqui em casa com a webcam conectada.

• Curtir 1
Postado
27 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

Cheguei em casa o PC não dava sinal de vida e estranhei achando que poderia ser a tomada (uso um iClamper) e não era isso. Descobri que o problema no final das contas era o cabo de alimentação da fonte. Agora, se o cara fez tudo aquilo (foi ele que disse) ou não, não sei. Mas aqui em casa ficou como se nada tivesse acontecido, foi só trocar o cabo de energia...

Por essas e outras que eu gosto de falar para conferir e testar cabos. São sempre a última coisa que as pessoas testam e muito comumente poupariam um mundo de trabalho se diagnosticados prematuramente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!