Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

É possível instalar o Windows 10 em um SSD novo sem o uso de pendrive? Já possuo um HD que utilizo com Windows 10, e pretendo fazer uma instalação limpa do Windows 10 no SSD.

Me surgiu essa dúvida pois vi em alguns lugares que é possível baixar a imagem/ISO do windows no HD onde já possui o windows instalado e transferir a ISO para o SSD e montar a ISO no SSD, isso é correto? Pode implicar em algo ou acontecer algum erro?

Segunda dúvida: É possível remover apenas o sistema operacional do HD e manter apenas os arquivos?

Postado
32 minutos atrás, hyunjc_ disse:

vi em alguns lugares que é possível baixar a imagem/ISO do windows no HD onde já possui o windows instalado e transferir a ISO para o SSD e montar a ISO no SSD, isso é correto?

nao, você tem hj em dia 2 maneiras basicamente de instalar o windows.. baixando a iso e montando ela num pendrive, modo normal

ou atraves do programa q a MS fornece, fazer a atualizacao, mas ai você estará fazendo uma instalacao por cima de outra ja feita e nao uma limpa como você quer..

• Curtir 1
Postado

Como voce tem dois discos pode sim e é apenas utilizando a imagem iso

voce pode fazer uma pequena partição no HD, descompactar a imagem iso nela e executar o setup.exe

Mas tem um método que é utilizar um programinha para isso, assista este vídeo, foi utilizado para instalar o windows 7 mas acho que serve para o windows 10

• Curtir 1
Postado

@f_neto Beleza, basta eu criar uma partição no SSD e montar a iso nessa partição, isso? E pelo que entendi o programa EasyBCD é apenas para fazer dual boot, certo? Eu não preciso necessariamente usar ele né?

Postado
10 minutos atrás, hyunjc_ disse:

basta eu criar uma partição no SSD e montar a iso nessa partição, isso?

Não, tem que ser em outro local pois voce irá instalar no ssd, crie uma pequena partição no HD

10 minutos atrás, hyunjc_ disse:

E pelo que entendi o programa EasyBCD é apenas para fazer dual boot, certo?

Não, o dual boot que ele se refere é exatamente criar a entrada para iniciar pela imagem iso, em termos gerais isso pode ser entendido como um dual boot

Postado

@f_neto Não estou conseguindo fazer partição aqui no meu HD que tem o Windows 10, eu diminuo o volume e fica carregando por muito tempo e não acontece nada, tentei utilizar um dos comandos do Dism e do sfc, mas nada.

Sabe por que ocorre isso? Ou se é possível montar a imagem sem partição?

Postado

@f_neto consegui fazer a partição pelo Partition Wizard, e baixei a iso do w10 no site da ms, extraí a iso na partição e executei o setup, cheguei até o passo para instalar, mas em nenhum momento pediu pra escolher o local de instalação, no caso o ssd, é assim mesmo? Receio que vá formatar meu windows que estou usando atualmente

@f_neto cheguei nessa parte image.png.ecc452e0c2a9d2d57509a328f6a55b28.png

Postado

@f_neto Agora deu certo pelo EasyBCD, consegui instalar o Windows no SSD, porém parece que o windows criou um próprio "dual boot" entre o windows do HD e do SSD, e o SSD está dependente do HD antigo, tentei iniciar o pc apenas com o SSD conectado e ele pede para inserir uma mídia, isso é normal?

Postado

Deve ter acontecido o seguinte

O instalador do windows reaproveitou a partição responsável pelo boot do HD

Em disco MBR ela é a Reservado pelo Sistema, formatada em NTFS

Em disco GPT ela é a EFI, formatada em FAT32

Coloque aqui um print do Gerenciamento de Disco

Verifique seu Gerenciamento de Disco, pressione as teclas Windows+r e digite diskmgmt.msc

Postado

É a EFI, isso significa que o Disco 1 está no formato GPT

Mas precisamos saber se o Disco 0 também é GPT, clique com o botão direito do mouse bem à esquerda do Disco 0 vá em Propriedades, aba Volume e veja na linha Estilo de partição

Postado

Tem que achar um jeito de criar uma partição EFI no Disco 0, o padrão dela é ter 100MB e ser formatada em FAT32

Poderia diminuir a C em uns 110MB e ficará com um Espaço Não Alocado e neste espaço criar a EFI

Vou ver se tenho algum tutorial

Seria interessante para não criar conflito criar uma partição no Espaço Não Alocado de 16MB, assim ficará como Espaço Não Alocado somente o após a C

Clique com o botão direito nela e vá em Criar Novo Volume e só vá avançando

Para diminuir a C, clique com o botão direito do mouse nela e vá em Diminuir Volume

Coloque o valor de 102500 este valor é em MB

Encontrei um bom tutorial mas nele diz para usar um pendrive de instalação do windows para entrar no Ambiente de Recuperação e isso voce não tem, correto?

Uma maneira de entrar no Ambiente de Recuperação é...

Na tela de logon, clique no ícone Power, fique pressionando a tecla SHIFT e clique em Reiniciar e mantenha tecla SHIFT pressionada até ele entrar no Ambiente de Recuperação que uma tela azul

No tutorial não é para seguir exatamente os passos dele no início, serve apenas como referência até chegar na parte de criar a EFI

Refazer o Boot do Zero em Sistemas UEFI
ricardobohner
https://www.youtube.com/watch?v=Km48-ABrnqc

Atenção...no tutorial ele deleta a EFI e depois cria ela do zero, para voce o que interessa é exatamente a parte de criar, e isso ele mostra a partir dos 6:35 minutos

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...