Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite

Eu comprei um SSD para meu PC e quero instalar o win10 nele, deixando meus HDs Raid para armazenamento. 

Meu PC atual tem 2 HDs de 1TB em Raid, ocupando minhas duas portas SATA 3. É nele que está instalado o win10.

Mas acho que tenho um problema. Minha placa-mãe é uma Gigabyte GA-Z68X-UD4-B3 (https://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-Z68X-UD4-B3-rev-10#ov), ela possui 2 portas SATA 3 controladas pelo chipset Z68 (que é onde estão conectados os 2 HDs). Também possui mais outras 2 portas SATA 3 controladas pelo chip Marvell 88SE9172. Possui mais outras portas SATA 2 que não serão mexidas.

Eu não sei onde ligar meu SSD. Meu palpite é que as portas controladas pelo chipset Z68 são as primárias, e as portas controladas pelo Marvell são as secundárias. Então eu fiz um teste, conectei meus HDs nas portas SATA3 controladas pelo Marvell, liguei o PC, que tava indo bem até parar numa tela preta escrito Loading Operating System, e não aconteceu mais nada. Desliguei o PC, reconectei os cabos como estavam antes, religuei o PC e funcionou. Será que não funcionou porque eu não fiz alguma alteração na Bios? O que será que pode ter acontecido?

Como eu faço as conexões para que tudo funcione direitinho?

Desde já agradeço

Gustavo.

Postado

@Gustavo Scheffer

RAID, pelo menos é o que imagino, você não pode mexer nada nele.. Nem porta SATA, ou arranjo vai pro vinagre..

Mas, se você vai mesmo instalar o SO no SSD, faz um back-up e desfaz o arranjo.. Ou liga mesmo na porta que sobrou e vê no que dá..

• Membro VIP
Postado

Gustavo, eu consegui fazer um arranjo (array) com dois HDs de 1TB cada e instalei o sistema no SSD. você precisa apenas selecionar os HDs pra compor o array. o SSD fica non-Raid. o chato é que quando você seleciona o sata mod para Raid, toda vez que você liga o PC aparece a tela de configuração do firmware do chipset da controladora do RAID, ou seja, a tela de opções RAID. pra acessar normalmente dependendo do modelo da placa-mãe, usamos a tecla crtl + R/L.

boa sorte!

ainda não descobri como ocultar essa tela de configuração.

Postado

Obrigado pelas respostas.

Eu conectei o SSD na porta SATA do chip Marvel, alterei o boot na bios e consegui instalar o win. Ta funcionando.

Att

Gustavo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!