Ir ao conteúdo

O que é dram em SSDs?

Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Postado

Estou com essa grande dúvida, queria saber o que é dram em SSDs, vejo muita gente falando pra pegar um com dram, outros falam que não faz tanta diferença, queria saber o que é e qual a vantagem dele para os SSDs que não tem isso. E também saber se esse m.2 seria uma boa escolha: 

https://m.kabum.com.br/produto/113663/ssd-adata-swordfish-250gb-m-2-pcie-leituras-1800mb-s-e-grava-es-900mb-s-aswordfish-250g-c

Obrigado!

• Membro VIP
  • Solução
Postado

DRAM é um cache da controladora do SSD. Ele serve basicamente para guardar uma cópia da tabela de localização /índice.

Então nos DRAM less, o acesso ocorre diretamente acessando os flashs por este motivo, em alguns casos o burst/contínuo é bom, mas o aleatório é bem menor. O cache pode em alguns SSDs ajudar também na velocidade geral, já que agiliza o processo de consulta.

Então temos com DRAM:

Vantagens:

1. Melhor performance do SSD
  2. Podendo oferecer maior vida útil
  3. Pode ter menor temperatura

Desvantagens:

1. É um pouco mais caro
  2. Um defeito na RAM pode trazer problemas de morte do SSD ou perda de performance. (Nos SSDs melhores não é comum, mas no início do barateamento dos SSDs o mercado foi imundado com RAM e Flashs de segunda linha causando morte prematura)

Postado
10 minutos atrás, Davi54 disse:

Estou com essa grande dúvida, queria saber o que é dram em SSDs, vejo muita gente falando pra pegar um com dram, outros falam que não faz tanta diferença, queria saber o que é e qual a vantagem dele para os SSDs que não tem isso.

Basicamente, é como se o SSD tivesse uma "memória RAM" extremamente rápida para ajudar com a transferência na hora da escrita.

11 minutos atrás, Davi54 disse:

Não tem. Você pode olhar no SSD Tier List, os que tem * não possuem esse cache.

Postado
4 minutos atrás, Davi54 disse:

@Imakuni nao achei esse na lista

Como não...

image.thumb.png.5de2cbcf5e3dc76ed8d2570bc993f929.png

5 minutos atrás, Davi54 disse:

mas enfim, esse seria uma boa escolha? Mesmo não tendo dram?

Se tiver qualquer outro de 250 mais barato... bem, é mais barato. E se tiver qualquer outro melhor por pouca coisa a mais, eu investiria o extra (eu paguei os 50R$ a mais por um tier B com cache nessa Black Friday).

Postado

@Imakuni ah sim, agora eu vi, é que a pág atualizou pra português automático e não percebi kkkk, mas qual você pegou nessa bf? Eu ia pegar o sx6000lite mas faltou grana, agora aumentou 110 reais.. acha que dou uma esperada pra ver se aparece algum melhor ou compro esse agora? Esse aí pelo que vi é o melhor preço que já apareceu

Postado
8 minutos atrás, Davi54 disse:

@Imakuni ah sim, agora eu vi, é que a pág atualizou pra português automático e não percebi kkkk, mas qual você pegou nessa bf? Eu ia pegar o sx6000lite mas faltou grana, agora aumentou 110 reais.. acha que dou uma esperada pra ver se aparece algum melhor ou compro esse agora? Esse aí pelo que vi é o melhor preço que já apareceu

Eu peguei o XPG SX8100, que estava por R$309. Tem agora por 329.

Postado
17 minutos atrás, Imakuni disse:

É, por 80 reais a mais desse meu, e pelo dobro de leitura acho que vale a pena pagar a mais, mas a falta de um dissipador não lhe preocupa? Ou esses modelos não esquentam muito

24 minutos atrás, Imakuni disse:

Esse SX8100 ou o XPG S41 TUF ?

Postado
13 minutos atrás, Davi54 disse:

É, por 80 reais a mais desse meu, e pelo dobro de leitura acho que vale a pena pagar a mais, mas a falta de um dissipador não lhe preocupa? Ou esses modelos não esquentam muito

Não tem tanto problema.

53 minutos atrás, Davi54 disse:

Esse SX8100 ou o XPG S41 TUF ?

V

1 hora atrás, Imakuni disse:

Eu peguei o XPG SX8100,

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...