Ir ao conteúdo

Dual Channel na Gigabyte B450M DS3H para uso de APU

Ir à solução Resolvido por Mxty,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal!

Estou com uma dúvida em relação ao dual channel desta placa e não consegui achar respostas sobre. Estou montando um computador gamer/workstation e no momento vou segurar um pouco antes de comprar uma placa vídeo. Durante esse período sem placa, vou estar utilizando a integrada do Ryzen 5 3400G. Eu li que a funcionalidade dual channel da um boost razoável na performance de integradas dos Ryzens quando comparado a pentes únicos ou pentes que não estão em dual channel.

Eis minhas dúvidas.

- No momento já estou com 8x2 (2666MHz) porém no futuro pretendo comprar mais um ou dois pentes, essa placa possui 4 slots, alguém pode me dizer se são dois pares para DC ou apenas o par cinza é DC?

- As futuras memórias para o segundo par DC (caso realmente tiver) precisam ser iguais as do primeiro par? Já li que dentro do DC é recomendado ser iguais, porém nesse caso não sei.

- Existe chance de eu perder performance caso adquirir somente um pente extra? Esse pente seria somado ao par em DC.

Lembrando que essa minha preocupação é porque de início vou estar utilizando a APU do Ryzen.

• Solução
Postado

@Joojinho_ Primeira pergunta: são 2 pares para Dual-Channel.

Segunda pergunta: é sempre ter bom ter memórias iguais, mas não dá nenhum problema desde que as memórias sejam bem semelhantes, por exemplo tendo as mesmas frequências e latências.

Terceira pergunta: você só perde performance técnicamente quando seu sistema demandar mais RAM e ultrapassar suas memórias em Dual-Channel, então o outro pente extra vai funcionar em Single-Channel.

Aliás, dependendo do quanto de RAM você reservar pra sua APU, não vai ser com frequência que você vai ultrapassar essa capacidade do primeiro Dual-Channel. E nem precisa se preocupar, sua APU vai só usar o primeiro Dual-Channel de qualquer jeito...

• Obrigado 1
Postado
4 minutos atrás, Mxty disse:

Terceira pergunta: você só perde performance técnicamente quando seu sistema demandar mais RAM e ultrapassar suas memórias em Dual-Channel, então o outro pente extra vai funcionar em Single-Channel.

O sistema sempre vai dar preferência ao Dual-Channel então? Caso o sistema necessite da memória extra, é melhor ter uma em Single-Channel sobrando do que não ter nada?

Postado
4 minutos atrás, Joojinho_ disse:

O sistema sempre vai dar preferência ao Dual-Channel então? Caso o sistema necessite da memória extra, é melhor ter uma em Single-Channel sobrando do que não ter nada?

Sim, mas se você realmente for precisar de tanta RAM assim pra alguma tarefa que seja, com certeza um pente em Single-Channel vai ser melhor do que usar seu armazenamento (HD/SSD) pra atuar como RAM.

• Obrigado 1
Postado
4 minutos atrás, Mxty disse:

Sim, mas se você realmente for precisar de tanta RAM assim pra alguma tarefa que seja, com certeza um pente em Single-Channel vai ser melhor do que usar seu armazenamento (HD/SSD) pra atuar como RAM.

Entendi, então quer dizer que quando meu notebook tá engasgando com os míseros 4GB de RAM dele em 100% é porque ele ta tentando usar o HD pra realizar X tarefa? Perdoa minha leiguisse huahauhau.

Será que você consegue me tirar outra dúvida já que tocamos nesse assunto? Comprei um SSD NVMe de 500GB e pelo que entendi ele é muito mais rápido que um SSD Sata e infinitamente mais rápido que um HD. O que o pessoal recomenda é evitar passar dos 50% da capacidade porque reduz a velocidade, essa redução seria algo perceptível no dia a dia de quem nunca usou um SSD na vida? Queria encher pelo menos uns 75% dele. Comprei esse SSD na Ali e se ele for bom mesmo já to pensando em encomendar outro.

Obrigadão pelo suporte aí mano! :)

Postado

@Joojinho_ Sim, se sua RAM estourar o limite, seu SO vai ter que dividir seus processos na memória virtual (vulgo seu HD ou SSD). 

Tem um artigo aqui mesmo que fala sobre esse assunto de perder velocidade assim que seu SSD encher. Ainda mais um NVMe que é bem mais rápido, você não deve notar nenhuma diferença na prática, só em benchmarks mesmo.

• Obrigado 1
Postado

@Mxty Interessante!

6 minutos atrás, Mxty disse:

@Joojinho_ Sim, se sua RAM estourar o limite, seu SO vai ter que dividir seus processos na memória virtual (vulgo seu HD ou SSD).

Interessante, imagino que sem essa função o PC simplesmente congelaria caso excedesse a RAM (não que isso já não aconteça huahuahau)

Sobre os SSDs, muito bom esse artigo, estou bem mais tranquilo agora! Valeu!

Postado

@Joojinho_ Primeiro seu SO ia fechar bruscamente qualquer coisa que puder pra liberar RAM se não tiver memória virtual. Você está usando o navegador e do nada ele simplesmente fecha como exemplo, e se não for possível liberar mais RAM, seu SO vai apresentar problemas e dar a temida tela azul. Ele fica lento com a RAM no limite porque o armazenamento permanente (HD/SSD) é muito mais lento que a RAM tradicional, heheh.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...