Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala Pessoal, tenho uma duvida...

To com um projeto pra fazer! 

O projeto consiste em ligar um motor 110v em uma bateria de carro 12v com um inversor 12v X 110. Queria saber se é possivel e quanto tempo mais ou menos essa bateria pode durar em constante uso?

Postado

@Penahes Olá, primeiramente da uma olhada se seu motor é corrente contínua ou alternada, pois baterias são DC (corrente contínua) e grande parte dos motores são AC (corrente alternada), se seu motor for corrente contínua você pode ligar na bateria utilizando inversor. Questão da durabilidade da carga vai depender da potência do seu motor e de quantos mAh é sua bateria, se tiver esses dados você consegue fazer uma média de cálculo de quanto seu motor consome de corrente e a carga da bateria.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Matheus Dutra disse:

@Penahes Olá, primeiramente da uma olhada se seu motor é corrente contínua ou alternada, pois baterias são DC (corrente contínua) e grande parte dos motores são AC (corrente alternada), se seu motor for corrente contínua você pode ligar na bateria utilizando inversor. Questão da durabilidade da carga vai depender da potência do seu motor e de quantos mAh é sua bateria, se tiver esses dados você consegue fazer uma média de cálculo de quanto seu motor consome de corrente e a carga da bateria.

Entao... , o motor é corrente alternada e a bateria corrente contínua, existe alguma forma de transformar a bateria(corrente contínua 12v) em corrente alternada 110v?
Obrigado pela atenção!!

Postado
39 minutos atrás, .if disse:

o que aliás nem sei se é indicado pra motor

Pra motor de indução, o correto é um caríssimo inversor de frequência. 

O bom é que esse aparelho funciona com corrente contínua e ainda tem alguns recursos a mais, como por ajuste de velocidade do motor sem perder o toque. 

O ruim é que esta tensão continua tem que ser a mesma presente na placa do motor, ou seja, de 127 ou 220V. 

Se for somente para motor universal, qualquer inversor de tensão atende. Tanto faz se é CC, CA ou onda quadrada. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
39 minutos atrás, Renato.88 disse:

caríssimo inversor de frequência

Certa feita a loooong time ago fiz 1 com pic e um módulo igbt sucata como passa tempo. Código c 100% original sem ctrl-c ctrl-v da net. Não tive tempo/motivação pra fazer os controles. Funcionou a contento num motor de tanquinho. Girou tá bonde+.

Nem sei se existe um inversor de freq que trabalha a 12Vdc pra motor ac 220. Mas quem sabe... tem mania pra todo lôco.

Postado
1 hora atrás, .if disse:

Nem sei se existe um inversor de freq que trabalha a 12Vdc pra motor ac 220. Mas quem sabe... tem mania pra todo lôco

Nunca vi. 

Afinal ele só serve pra mexer na frequência, conforme o nome já sugere. 

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, Renato.88 disse:

ele só serve pra mexer na frequência,

bem... até pouco tempo atrás eu achava que mexia também na amplitude, ou de fato, na corrente ou potência pro motor. Algo como fazer um motor girar bem lento a 3Hz=quase dc não é interessante aplicar 220... bem... acho que foi estes complicadores que me fizeram perder a...

1 hora atrás, .if disse:

motivação pra fazer os controles

😁

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...