Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguns meses atrás eu abri o meu computador para fazer um limpeza por estar muito empoeirado. Por não ter um conhecimento muito profundo, eu basicamente só usei um pincelzinho para tirar o excesso de poeira das placas e das ventoinhas.
E desde então tem acontecido um problema no meu PC: do nada a imagem some, aparece a mensagem de sem sinal no monitor e o computador reinicia. Às vezes reinicia direto, mas outras vezes ele dá a mensagem de sem sinal e continua sem imagem até eu desligar e ligar o computador de novo.
No começo isso só acontecia quando eu estava jogando algum jogo pesado (COD Warzone, por exemplo). Nesses casos, quando dava esse problema, o pc sempre esquentava muito e ficava fazendo barulho.
Mas ultimamente esse problema passou a acontecer com mais frequência e sem nem estar com nenhum jogo aberto. Só de estar usando o navegador (vendo algum vídeo no youtube, por exemplo) já dava o problema.
E esses dias chegou no cúmulo. Já dá o problema desde que eu ligo o computador: eu ligo o PC e nem chega a dar imagem. Eu ligo o PC, mouse e teclado ligam, as luzes acendem, as ventoinhas funcionam e parece que tudo funciona normalmente, mas não dá imagem, só fica na mensagem de "sem sinal". As vezes dá esse problema enquanto o computador ta ligando (quando ta na logo do windows, por exemplo). Depois de reiniciar algumas vezes, ele volta a dar imagem e inicia normalmente, mas eu só consigo usar por cerca de 10~30 minutos antes de dar o problema de novo.
Eu já usei a ferramenta de reparação do Windows e não funcinou. Já tentei "deitar" o computador (acredite, de alguma forma isso funcionou no passado), mas sem sucesso tambem. E eu não arrisquei de tentar abrir o computador e mexer nas peças sem saber o que pode ser o problema.
OBS: o computador funciona normalmente do mesmo jeito de sempre quando eu congiso usar, sem nenhum problema de desempenho ou algo do tipo.
Será que é a placa de vídeo mesmo? Talvez seja a fonte? Talvez até o Windows? Por agora estar acontecendo até antes do windows iniciar, eu acho que é mais provável que o problema seja de hardware... mas vai saber.
Tem algum teste que eu possa fazer para saber o que pode ser o problema? (a loja de informática mais próxima é conhecida por não ser muito "confiável", queria evitar ao máximo ter que levar meu computador lá)
Agradeço demais que puder me ajudar, estou desesperado aqui em casa sem computador.

Meu computador:
GTX 970 mini ITX Gigabyte
i5 4460
8G RAM
Fonte XT600 600w
Placa-mãe Gigabyte B85M-D3PH

• Membro VIP
Postado

@Bruno Durso

1° Verifique se não tem nada mal encaixado após a limpeza 

2° Passe uma borracha nas memórias ou limpa contato 

3° Se não funcionar remova a placa de vídeo e  veja se ele liga

4° Se ligar sem a placa limpe o slot da placa de vídeo e passe uma borracha na conexão  ou limpa contato

5° Se 4° opção fizer a placa dar vídeo e entrar no sistema baixe o Furmark e faça um teste de Stress da placa para ver se ela apresenta algum problema e o HW monitor pra monitorar as temperaturas da placa e dos outros componentes 

Postado

@Rusuel Na época que eu limpei o computador e começou a dar esses problemas eu cheguei a limpar as memórias com borracha mas não funcionou. Vou tentar novamente e fazer o mesmo com a placa de vídeo tambem como me recomendou e mais tarde respondo os resultados. Obrigado pela resposta.

Atualização: instalei o HWMonitor pra ver a temperatura do computador (ele realmente está esquentando mais que o normal) e vi que minha CPU está em uma temperatura elevada e com os clocks muito altos.
As imagens com os dados abaixo são testes com apenas o navegador aberto!
Será que isso pode ser o problema? Apesar de que eu posso deixar o meu PC desligado por horas que ainda acontece o problema assim que eu ligo ele, mesmo estando "frio".

.

cpu monitor 1.png

cpu monitor 2.png

Postado

@Rusuel Eu cheguei a tentar retirar o cooler do processador, mas parecia muito duro e fazia um barulho de como se estivesse quebrando quando eu tentava girar as travas, então talvez esteja bem encaixado até demais (visualmente também não vejo nada que faça parecer ele mal encaixado).
Sobre a pasta térmica eu não faço ideia qual seja. É a mesma desde que eu comprei o computador alguns anos atrás (ele já veio montado), então nunca cheguei a mexer ou trocar.

• Membro VIP
Postado

@Bruno Durso já começou errado na parte de nunca ter trocado a pasta térmica , e se o cooler é aqueles que tem mola junto ao parafuso ele estrala mesmo mas para tirar desaperte em forma de X e para apertar mesma coisa , se for os de trava de plástico use uma chave de fenda na ranhura da trava pressionando levemente pra baixo girando sentido anti-horário pra destravar !

OBS : USE PASTA TÉRMICA CINZA E COMPRE OUTRO COOLER SE O SEU FOR COOLER BOX POIS O DA INTEL É PÉSSIMO

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...