Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá bom dia pessoal tudo bem ? A mais ou menos um ano a um ano e meio tive que trocar o disjuntor do padrão de entrada da minha casa,aquele disjuntor que na entrada junto ao relógio.

Pois bem,quando fui comprar,eu dimensionei o disjuntor de acordo com a carga em que era consumida em minha residência,mas lembro-me que quando fui comprar o disjuntor na loja,a atendente perguntou onde seria colocado,e eu disse que o disjuntor seria colocado no padrão de entrada do relógio,ai ela disse que precisava ser disjuntor curva tipo C.

Porém nessas ultimas semanas minha casa começou a apresentar muitos picos de energia,horas até parece que vai apagar tudo,já revisei os disjuntores de dentro de casa do QDC e aparentemente tudo OK.

O que me chama atenção é que o disjuntor do padrão que eu havia trocado,ele da uma esquentada,por isso resolvi trocar.

Mas fiquei na dúvida,qual curva certa para disjuntores de padrão de entrada ? Tipo C ? Existe uma diferença considerável entre as curvas B C e D ?

• Curtir 1
Postado

Sim, existe diferença nas curvas, curva B desarma com correntes entre 3 e 5x a nominal, curva C entre 5 e 10x e curva D entre 10 e 20x. Curva C é indicado em circuitos com cargas indutivas como motores para que não desarmem com a elevada corrente de partida e curva D em cargas industriais como motores e grandes transformadores.

Os circuitos residenciais são geralmente curva B, sendo usado curva C em circuitos de cozinha e ar condicionado ou outros que tenham motores.

Para o seu caso verifique o que a concessionária de energia indica na norma do padrão de entrada..

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Ricardov Pois bem,aqui em casa não tenho ar condicionado por enquanto,mas pretendo colocar um talvez ainda nesse verão por conta do calor.

Mas por enquanto o consumo é de um chuveiro de 7500W Geladeira duplex,dois ventiladores e um compressor da água.

Você acha que devo colocar um disjuntor curva C ou B ?

Postado

@Willian_Souza numa instalação que siga a norma técnica deve haver um quadro de distribuição e os circuitos devem ser divididos: disjuntor exclusivo para o chuveiro: curva B | para cozinha com geladeira: curva C | para ar condicionado::um circuito exclusivo para cada aparelho com curva C | tomadas de uso geral e iluminação: curva B.

O disjuntor do padrão deve seguir a norma da concessionária, tem que verificar no site ou no atendimento. Penso que deva ser curva B, mas cada distribuidora tem seu padrão.

Alerto também que o disjuntor tem que ser "coordenado", "casado' com os fios do padrão de entrada, não pode ser trocado de forma aleatória. Por isso deve seguir o padrão, é uma questão de segurança.

https://br.prysmiangroup.com/sites/default/files/atoms/files/Manual_Instalacoes_Eletricas_Residenciais.pdf

Postado

Disjuntor do padrão é sempre curva C. 

Ele age mais como um "interruptor" do que com um disjuntor propriamente dito. 

As funções de disjuntor ficam mais à cargo dos disjuntores do quadro de distribuição, onde aí sim devem ser divididos entre a curva de atuação e a corrente tudo de acordo com a carga. 

• Curtir 1
Postado

@Willian_Souza A maioria das vezes, a própria companhia de energia instala os disjuntores curva C. 

Já vi diversos tipos de padrões em várias cidades diferentes, nunca um de curva B. 

Disjuntores de curva B fica para aparelhos pequenos, lâmpadas ou resistivos como fornos, chuveiros e aquecedores. 

Postado

Como já dito, na entrada é curva C.

Se esta notando queda de tensão na sua casa, faça o teste de carga, com seus aparelhos ligados, veja qual a tensão que esta nas tomadas e no padrão de entrada antes e depois do disjuntor. 

• Membro VIP
Postado

Se a fiação estiver corretamente dimensionada, alguns curto-circuitos ainda estarão protegidos pelo disjuntor da entrada, caso o respectivo disjuntor do QDC falhe ou o curto seja daí pra trás.

Postado

@lucas35  Boa tarde pessoal,agradeço por tirarem minhas dúvidas sobre o assunto,como havia dito meu multímetro acabou queimando e por isso não havia conseguido retornar com as respostas.

Mas enfim,vamos lá! Eu fiz a medição de corrente com os aparelhos que geralmente mantenho ligado no horário de pico ( que é durante a noite )

Liguei chuveiro no máximo de quente,os dois ventiladores também no máximo, geladeira e o compressor da água,fora as lâmpadas, TVs, computador e outras coisas que liguei também pra simular uma carga alta.

Resultados : A corrente de pico com todos esses aparelhos ligados ficou em torno de 40 A  45 Amperes.

E o disjuntor atual que foi o que eu troquei é de 63 amperes,achei demais.

Apesar de eu achar que essas quedas de energia que estão acontecendo em minha residência não sejam relacionadas ao disjuntor,trocarei por um de 50 amperes.

Porém analisando algumas coisas,eu lembrei de algo,quando foi feita a rede da minha casa,o eletricista não fez a substituição dos fios que saem do relógio para dentro de casa, ele apenas veio com a rede nova da casa e fez a emenda com a rede do relógio,e os fios que saem do relógio é fio 6mm,e os que foram colocados saindo da rede de casa é 10mm que seria o correto.

Será que esse pedaço de rede de 6 mm que sai do relógio e emenda na rede da casa pode estar causando esse problema  de quedas de tensão ?

Postado
14 minutos atrás, Willian_Souza disse:

A corrente de pico com todos esses aparelhos ligados ficou em torno de 40 A  45 Amperes.

E o disjuntor atual que foi o que eu troquei é de 63 amperes,achei demais.

Apesar de eu achar que essas quedas de energia que estão acontecendo em minha residência não sejam relacionadas ao disjuntor,trocarei por um de 50 amperes

A corrente do disjuntor de entrada deve ser levada em consideração também o fio usado. 

Se usa fio 16mm, o disjuntor deve ser o de 63A.

Para fio 10mm, o de 50A

No caso do fio de 6mm, o disjuntor usado é o de 40A.

Como suas cargas podem ultrapassar os 40A, é interessante usar um fio 10mm com o disjuntor de 50A.

Postado

O disjuntor de entrada é o de 63A é o dimensionado pela consecionaria, não mude para 50A.

21 minutos atrás, Willian_Souza disse:

Será que esse pedaço de rede de 6 mm que sai do relógio e emenda na rede da casa pode estar causando esse problema  de quedas de tensão ?

O cabo 6mm suporta 36A, seria recomendo no seu caso cabo de 10mm se for um circuito monofásico. 

24 minutos atrás, Willian_Souza disse:

ele apenas veio com a rede nova da casa e fez a emenda

Emenda mal feita também pode causar graves problemas, como queda.

• Curtir 2
Postado

@lucas35 Como eu frisei, o disjuntor que tinha anteriormente era de 50 Amperes daqueles bem antigo,porém como foi feita outra instalação,aumentou bastante a carga,antes não tínhamos tantas coisas ligadas assim e consequentemente nos horários de picos onde alguém ia tomar um banho ou ligávamos o compressor da agua,o disjuntor do padrão vinha a cair justamente por causa da carga que ultrapassava bastante.

Mas de qualquer forma,novamente eu vou substituir por um de 50 Amperes e também vou trocar esse pedaço de fiação e colocar fios 10mm

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...