Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Possuo um i7 9700kf com uma placa-mãe da gigabyte z390m gaming e um water cooler da gamemax iceberg 120 (que é emprestado de um amigo).

Como o water cooler é emprestado, gostaria de saber algumas opções de aircoolers ou watercoolers(120mm, 240mm ou 360mm) para comprar e deixar o processador a 4.9ghz ou 5.0ghz.

OBS: Dentro da minha casa é meio quente, então deve-se levar esse fator em conta.

OBS2: Fiz um teste utilizando o aplicativo cinebench r23 , quando a temperatura ambiente estava relativamente alta e a temperatura do processador chegou a 90 graus.

Links dos componentes:

Water Cooler GameMax Iceberg 120, Rainbow 120mm, Intel-AMD (terabyteshop.com.br)

Z390 M GAMING (rev. 1.0) Características | Placas-mãe - GIGABYTE Brazil

Postado
28 minutos atrás, Jorje Alvarenga disse:

Como o water cooler é emprestado, gostaria de saber algumas opções de aircoolers ou watercoolers(120mm, 240mm ou 360mm) para comprar e deixar o processador a 4.9ghz ou 5.0ghz.

Water de 120 é dinheiro mal investido, procure no mínimo por um de 240 ou 280/360. Quanto à qual, não tem tanta diferença entre eles que valha a pena pagar pelos modelos melhores.

29 minutos atrás, Jorje Alvarenga disse:

OBS2: Fiz um teste utilizando o aplicativo cinebench r23 , quando a temperatura ambiente estava relativamente alta e a temperatura do processador chegou a 90 graus.

Cinebench não é teste, é apenas um gerador de pontos. Se quer um teste de verdade, use Prime95 que serve para processador, cache e RAM.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni Eu fiz o teste com o Prime95 e acabou dando tela azul nas duas vezes em apenas alguns minutos de teste.

Na primeira apareceu "clock_watchdog_timeout" e na segunda "Memory management".

Em relação a última, fiz um teste com o aplicativo "memtest86" que foi indicado no site da microsoft e não foi detectado nenhum problema.

Você sabe o que esses erros significam?

Postado
8 minutos atrás, Jorje Alvarenga disse:

@Imakuni Eu fiz o teste com o Prime95 e acabou dando tela azul nas duas vezes em apenas alguns minutos de teste.

Sinal de que o seu overclock está instável. Simples assim. Reduza o clock ou, se tiver margem térmica, aumente a tensão.

9 minutos atrás, Jorje Alvarenga disse:

Em relação a última, fiz um teste com o aplicativo "memtest86" que foi indicado no site da microsoft e não foi detectado nenhum problema.

Como o próprio nome já indica, memtest é para testar overclock de RAM. E justiça se faça, ele faz um bom trabalho para o que se propõe. Agora por parte do processador, não é algo muito útil.

Postado
21 minutos atrás, Jorje Alvarenga disse:

Eu nem fiz overclock ainda porque achei que não seria muito bom com esse watercooler atual que estou utilizando, então teria alguma outra causa para isso estar acontecendo?

Okay, a combinação de clock e tensão que a placa-mãe está utilizando é instável. Controle ambos manualmente para mudar isso, é extamente o mesmo princípio do OC. Se quiser, pode também atualizar a BIOS para a versão mais recente, e lembre de atualizar tanto a de backup como a principal (maldita Gigabyte...).

Postado

@Imakuni Ok, muito obrigado. Apenas uma última dúvida. Qual desses water coolers possui melhor custo benefício? Ou então se existe algum outro que você indicaria?

Water Cooler XPG Levante 240, 2x 120mm, ARGB - LEVANTE240-BKCWW | KaBuM!

Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L V2 RGB, 240mm - MLW-D24M-A18PC-R2 | KaBuM!

Water Cooler Super Flower Neon 360 360mm, Intel-AMD, SF-LB360 (terabyteshop.com.br)

Water Cooler Riotoro Bifrost 240mm, Intel-AMD, TR-240 (terabyteshop.com.br)

Water Cooler Alseye M240 White, 240mm, RGB, Intel-AMD (terabyteshop.com.br)

Water Cooler Corsair iCUE H100i PRO XT Hydro Series, 120mm, RGB - CW-9060043-WW | KaBuM!

Water Cooler MSI MAG Coreliquid 240R, 240mm, ARGB - MAG CORELIQUID 240R | KaBuM!

Postado
1 hora atrás, Jorje Alvarenga disse:

@Imakuni Ok, muito obrigado. Apenas uma última dúvida. Qual desses water coolers possui melhor custo benefício? Ou então se existe algum outro que você indicaria?

Meio que tanto faz. O melhor é o de 360mm se o seu gabinete suporta. Mas entre os de 240, a diferença vai ser de poucos gráus entre o melhor e o pior, então você pode se basear no preço ou aparência para decidir a compra.

Postado

@Imakuni Muito obrigado.

@Caio Ferreira Meu gabinete suporta sim WC de 360mm.

Esse da XPG é um dos que eu mais estava de olho, principalmente por causa dessa garantia grande. Também estava de olho no Water Cooler Super Flower Neon 360, por possuir um fan a mais e no h100i pro xt da corsair, pela qualidade. Acha que mesmo assim ainda é melhor o da XPG pela garantia?

Postado

@Jorje Alvarenga sim, esse da XPG é o melhor custo-benefício. caso tenha dúvidas sobre a qualidade, pesquise sobre reviews dele no youtube.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!