Ir ao conteúdo

Mbyte/s VS Mbits/s , provedores mentem?

Ir à solução Resolvido por linux master,

Posts recomendados

• Solução
Postado

fiz varios testes na minha rede, primeiro testei com o speedtest-cli (tool no linux para testar conexão) , o resultado foi de Download: 70.92 Mbit/s , quis saber quanto seria bytes então usei a flag --bytes e obtive esse resultado: Download: 10.12 Mbyte/s . até ai tudo bem, MAS fui verificar o mesmo em sites, como o famoso Copelspeedtest e até o fast.com no qual eu obtive um resultado estranho, deu a mesma velocidade que seria em Mbits ( no teste com o speedtest-cli) PORÉM nos sites mostram a velocidade em Mbps, dai eu fiquei pensando se, quando vamos assinar uma internet, assinamos pelo padrão de MegaByte ou MegaBits ? e alguém conseguiria me explicar do porque isso acontece? ou eh somente um erro nos sites, sla

• Membro VIP
Postado

Eles não mentem, mas omitem.

Todas as operadoras vendem em Mb, mas anunciam como MEGA, em letras maiúsculas mesmo, induzindo ao erro comum em associar com MB.

• Curtir 2
  • Administrador
Postado

@linux master As empresas de acesso à Internet são as que mais criam confusão no mercado, chamado velocidade de "megas" sem especificar a unidade. Eles querem dizer "Megabits por segundo" (velocidade de transmissão em redes), sendo que o sistema operacional mede velocidade de upload e download em "megabytes por segundo". Isso sempre gera confusão.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado

A diferença é só a unidade de medida, não vejo como mentira ou omissão.

É como usar uma trena pra medir, posso dizer que determinada coisa tem 1 metro ou 100 centímetros. É tudo igual.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Essa é uma norma antiga, agora não lembro bem qual consorcio inventou, mas tem uma lógica.

Tudo que que tratar de troca de dados é medido em bits e tudo que faz armazenamento é tratado em bytes.

Então todo equipamento de rede vai sempre mostrar esses dados em bits. Inclusive a placa de rede do seu computador terá a especificação técnica em bits. Já todo equipamento que faz armazenamento será contabilizado em bytes e mesmo assim, vemos "erros" nos volumes anunciados. 

Quanto às operadoras de internet, essa é uma rusga antiga que muitos clientes tem e já resultou em processos mas que não foram muito longe. As operadoras vendem MEGAS e GIGAS nos anúncios sem explicar nada ou fazer distinção alguma. Mas como existe a norma que citei acima, elas jogam com o regulamento debaixo do braço, pois segundo elas, subentende-se que sempre falam de bits e não de bytes.

A outra maldade, e essa na minha opinião é pior até, é em relação aos anúncios de HDs, SSDs e tudo quanto é dispositivo de armazenamento.

Oficialmente, um bloco de dados muda de nome ao chegar em 1024 unidades.

Por exemplo, 1024 bytes são 1 Kilobyte(KB), 1024 KB são 1 Megabyte e assim por diante até chegarmos nos Yottabytes. Acontece que as empresas "acharam" que esse tipo de divisão poderia causar algum tipo de confusão aos clientes e resolveram que arredondar o numero para 1000 seria mais legal... Então chegamos no padrão atual onde um disco de 1TB tem na verdade apenas 931 GB. São 7% de perda que talvez em casa não faça diferença, mas que eu preciso colocar na conta ao fazer um projeto para um novo centro de storage por exemplo. Simplesmente ridículo mas como essas gigantes operam no mundo todo $$$$, conseguiram fazer literalmente o planeta engolir esse desaforo. Houve até umas tentativas frustradas de se tentar fazer um novo padrão de nomenclatura para normalizar a coisa e fazer a conta bater, mas nunca andou pra frente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!