Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu notebook têm 1 sdd de 128GB e um HD de 1TB. Quando comprei, ele veio com Windows no SDD, no entanto, eu precisei fazer uma partição para instalar o linux, já que meu trabalho depende dele (Fiz no HD). Como eu nunca tinha feito dual boot, acabei fazendo alguma besteira e não instalei o linux na partição correta 😅, acabou que ele ficou todo bugado e eu resolvi remover para instalar novamente. Inicialmente, eu apaguei a partição que eu criei para ele (L:/ com 200gb), então ficou mais de 500GB não alocados, então a partir daí começou o problema. Tentei estender o volume D:/, entretanto, aparece uma mensagem de erro informando que não há espaço suficiente. Entre o volume D:/ e o espaço não alocado, encontra-se uma partição descrita como "Íntriga (Partição de sistema EFI)". Pelo que andei lendo, eu terei que remover essa partição do meio para poder estender o volume D:/, só que aí tá o problema, eu simplesmente não consigo de forma alguma, olha o que eu já tentei:

- Usar o diskpart (Aparece um erro informando que não há suporte para o comando)

- Entrar no modo de segurança e usar o diskpart (O mesmo que o tópico acima)

- Usar programas de terceiros como o EaseUS, Partition Wizard, etc.

- Zero fill com os programas AceErase e HDD Low Level Format (Aparece uma mensagem informando que não é possível continuar pois existem processo em execução)

- Converte o disco de dinâmico para básico (No gerenciador de disco do windows nem aparece a opção. Pelo diskpart também não consegui)

Eu estava até pensando em trocar esse HD por um SSD, só que eu não quero abrir o notebook para não perder a garantia, e também não posso levar ele no suporte com tanta facilidade, já que a cidade onde moro é pequena e não têm suporte oficial. Olha aí uma print do gerenciador de disco

noname.png

Postado

Esta partição é a responsável pelo boot mas como tem outra no SSD acho que voce pode deletar a que está no HD
Como ela é uma partição de sistema voce tem que deletar pelo diskpart usando o parâmetro override
Abra o cmd como Administrador e digite
diskpart
list disk
select disk 1
list partition
select partition x (onde x é a partição desejada)
delete partition override
exit (para sair do diskpart)
exit (para sair do cmd)

1 hora atrás, jp_1025 disse:

- Converte o disco de dinâmico para básico (No gerenciador de disco do windows nem aparece a opção. Pelo diskpart também não consegui)

Para converter para o modo Básico no diskpart tem que primeiro exluir todas as partições (perderá todos os dados) pelo Gerenciamento de Discos, botão direito na partição e Excluir Volume

Depois abrir o cmd como Administrador e digitar

diskpart

list disk

select disk x (onde x é o disco desejado)

clean (perderá todos os dados)

convert basic

convert mbr 

create partition primary

format fs=ntfs quick

exit

exit

O EaseUS converte para o modo Básico (Basic) mas tem que ser a versão profissional do EaseUS, e ele faz a conversão sem perder os dados 

Postado

Eu já tinha tentando remover a partição pelo diskpart. Eu tentei novamente e recebi a mensagem:

"Erro do Serviço de Disco Virtual:
O objeto não oferece suporte à operação.

Não há suporte ao comando ou aos parâmetros especificados neste sistema."

Postado

Consegui resolver o problema. Como eu não estava conseguindo remover a partição de forma alguma, tive que dar boot no gparted pelo pendrive, então por lá eu consegui remover a partição. Só de alerta para quem estiver com o mesmo problema; essa partição EFI eu tinha certeza que não era a do Windows, por isso eu apaguei, então tomem cuidado, façam backup's dos seus dados caso você acabe apagando o que não devia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...