Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

380687018_Semttulo2.thumb.png.5bed95942e7b815b238442828a16891f.pngPrimeiramente, sei que isso parece com vários tópicos aqui no Clube do Hardware, mas eu gostaria de adicionar um pequeno detalhe!

Comprei uma memoria corsair de 8gb 3000mhz para meu computador e deixar com 16GB(ele já tinha uma igual), ele funcionou de boa, coloquei a 3000mhz e funcionou de boa, sendo que eu ate mesmo jogava e não dava nada...porém recentemente ouvi sobre a XMP e fiquei curioso e ativei ela... PRA QUE!! :(
Depois disso ele reiniciou 3 vezes sem nem mesmo chegar na bios e na 4 vez ele iniciou a 2133mhz, então desativei a XMP e mesmo assim se eu settar a memoria para 3000MHZ ele reinicia e da a mesma coisa e volta pra 2133mhz :(
Vi em outros tópicos que se diminuir o clock talvez funcione, mas o meu funcionava a 3000MHZ e gostaria muito de voltar para esse clock!

Setup:

Proc: Ryzen 5 2400G

Ram: 2x8gb corsair LPX 3000MHZ

Fonte: VX-350

Video: https://drive.google.com/file/d/1kH5LonxnE7Z-R1tK_2sNBySa4rySeKs7/view?usp=sharing

Sem título2.png

Sem título.png

IMG-20210128-WA0010.jpeg

Postado
1 hora atrás, Toni177 disse:

380687018_Semttulo2.thumb.png.5bed95942e7b815b238442828a16891f.pngPrimeiramente, sei que isso parece com vários tópicos aqui no Clube do Hardware, mas eu gostaria de adicionar um pequeno detalhe!

Comprei uma memoria corsair de 8gb 3000mhz para meu computador e deixar com 16GB(ele já tinha uma igual), ele funcionou de boa, coloquei a 3000mhz e funcionou de boa, sendo que eu ate mesmo jogava e não dava nada...porém recentemente ouvi sobre a XMP e fiquei curioso e ativei ela... PRA QUE!! :(
Depois disso ele reiniciou 3 vezes sem nem mesmo chegar na bios e na 4 vez ele iniciou a 2133mhz, então desativei a XMP e mesmo assim se eu settar a memoria para 3000MHZ ele reinicia e da a mesma coisa e volta pra 2133mhz :(
Vi em outros tópicos que se diminuir o clock talvez funcione, mas o meu funcionava a 3000MHZ e gostaria muito de voltar para esse clock!

Setup:

Proc: Ryzen 5 2400G

Ram: 2x8gb corsair LPX 3000MHZ

Fonte: VX-350

Video: https://drive.google.com/file/d/1kH5LonxnE7Z-R1tK_2sNBySa4rySeKs7/view?usp=sharing

Sem título2.png

Sem título.png

IMG-20210128-WA0010.jpeg

Olá , tire um print da aba memory do CPU-Z para mim ver uma coisa. 

Postado

@Toni177 qual a sua placa-mãe? As memórias tem de estar nos slots A2 e B2, que seriam o segundo e quarto slot de memória, sendo o primeiro o mais perto do processador.

se estiverem, talvez sua memória e processador sejam incompatíveis entre si pra deixar em 3000mhz. Tenta ativar o xmp e em vez de deixar o padrão de 3000mhz tenta 2933

Postado
48 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Não sei tirar essa citação 😕

Galera, desculpa a demora de resposta, mas é que eu estava fazendo uns testes aqui... e sem querer achei uma solução "Meio que gambiarra" que foi:
Removi um pente de memoria e reiniciei...

fui subindo o clock da UNICA memoria instalada de um a um(2144, 2400, 2600, 2800, 2933 ate que coloquei no 3000MHZ e foi...
Depois disso só instalei o outro modulo e reconheceu!!
OBRIGADO A TODOS QUE TIRARAM UM TEMPO PARA ME RESPONDER! :)

As vezes eu acho que pode ser a limitação da fonte, pois ela já esta no limite, e as vezes ate o chassi FAN desliga.

Sem título2.png

27 minutos atrás, Brc disse:

@Toni177 qual a sua placa-mãe? As memórias tem de estar nos slots A2 e B2, que seriam o segundo e quarto slot de memória, sendo o primeiro o mais perto do processador.

se estiverem, talvez sua memória e processador sejam incompatíveis entre si pra deixar em 3000mhz. Tenta ativar o xmp e em vez de deixar o padrão de 3000mhz tenta 2933

AS ROCK B320M HD... e so tem 2 slots para ram

Postado
3 horas atrás, Toni177 disse:

Galera, desculpa a demora de resposta, mas é que eu estava fazendo uns testes aqui... e sem querer achei uma solução "Meio que gambiarra" que foi:
Removi um pente de memoria e reiniciei...

fui subindo o clock da UNICA memoria instalada de um a um(2144, 2400, 2600, 2800, 2933 ate que coloquei no 3000MHZ e foi...
Depois disso só instalei o outro modulo e reconheceu!!
OBRIGADO A TODOS QUE TIRARAM UM TEMPO PARA ME RESPONDER! :)

As vezes eu acho que pode ser a limitação da fonte, pois ela já esta no limite, e as vezes ate o chassi FAN desliga.

Sem título2.png

AS ROCK B320M HD... e so tem 2 slots para ram

Bem......................... fiz isso, porém por algum motivo ele corrompeu o meu windows e tive que formatar o PC... e eu sei que é por causa disso que aconteceu 2 vezes ate que fui obrigado a colocar o clock padrão (2144mhz)...

Entt..... ainda preciso de ajuda kkk

Sem título.png

3 horas atrás, Brc disse:

qualquer frequência acima de 2133 da isso, so que demora mais

Postado
3 minutos atrás, Toni177 disse:

Bem......................... fiz isso, porém por algum motivo ele corrompeu o meu windows e tive que formatar o PC... e eu sei que é por causa disso que aconteceu 2 vezes ate que fui obrigado a colocar o clock padrão (2144mhz)...

Entt..... ainda preciso de ajuda kkk

Sem título.png

qualquer frequência acima de 2133 da isso, so que demora mais

Faz o seguinte , remove a pilha da placa-mãe , deixe ela 1 minuto fora , após isso coloque ela de novo , entre na bios e selecione o seu HD ou Ssd com o windows , e de o boot , APENAS ISSO , não ative XMP nem nada do tipo , exemplo de pilha da bios abaixo:

Se você apertar onde está a seta ela irá pular para fora ai você faz o processo que falei. 

a320.PNG

Postado
9 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Faz o seguinte , remove a pilha da placa-mãe , deixe ela 1 minuto fora , após isso coloque ela de novo , entre na bios e selecione o seu HD ou Ssd com o windows , e de o boot , APENAS ISSO , não ative XMP nem nada do tipo , exemplo de pilha da bios abaixo:

Se você apertar onde está a seta ela irá pular para fora ai você faz o processo que falei. 

a320.PNG

pronto... ele ta em 2133mhz......... eu estava olhando no site do processador e o maximo que ele suporta é 2933mhz.... sera que é isso?

PS: com 1 memoria ela funcionava de boa a 3000MHZ

Postado
5 minutos atrás, Toni177 disse:

pronto... ele ta em 2133mhz......... eu estava olhando no site do processador e o maximo que ele suporta é 2933mhz.... sera que é isso?

PS: com 1 memoria ela funcionava de boa a 3000MHZ

Você fez isso que eu falei? se sim tire uma foto da aba memory do cpuz , 2933 é os 3000. 

Postado
13 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Você fez isso que eu falei? se sim tire uma foto da aba memory do cpuz , 2933 é os 3000. 

depois que formatei ele nao da as 3 reiniciadas mas as vezes da tela azul e ate mesmo corrompe arquivos do windows

3000 SPD slot2

3000 SPD slot1

3000 Memory

2933 SPD

2933 Memory

2133 SPD

2133 Memory

3000_2_2.png

3000_2.png

3000.png

2933_2.png

2933.png

2133(Auto)2.png

2133(Auto).png

Postado
2 minutos atrás, Toni177 disse:

depois que formatei ele nao da as 3 reiniciadas mas as vezes da tela azul e ate mesmo corrompe arquivos do windows

3000_2_2.png

3000_2.png

3000.png

2933_2.png

2933.png

2133(Auto)2.png

2133(Auto).png

Cara , porque do nada em uma print da 500MHz? tem uma print que está correta estava 1499 que x2 da os 3000MHz , e se ta corrompendo o Windows , o problema pode estar no HD , baixe o programa Crystal DIsk Info e veja se o HD está saudável . 

Postado
1 minuto atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Cara , porque do nada em uma print da 500MHz? tem uma print que está correta estava 1499 que x2 da os 3000MHz , e se ta corrompendo o Windows , o problema pode estar no HD , baixe o programa Crystal DIsk Info e veja se o HD está saudável . 

não sei se deveria mas quando to na aba memory, a frequência fica alternando na minha frente

d.png

C.png

Postado
3 minutos atrás, Toni177 disse:

não sei se deveria mas quando to na aba memory, a frequência fica alternando na minha frente

alterando? que coisa estranha cara , seus HDs e SSDs estão bons , tente rodar um diagsnostico de memória do windows para ver se ele acusa algum problema . 

Postado
16 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

alterando? que coisa estranha cara , seus HDs e SSDs estão bons , tente rodar um diagsnostico de memória do windows para ver se ele acusa algum problema . 

PS: essa  Tela azul da morte é da vez que corrompeu os aquivos e eu tirei as fotos, e estranhamente o computador esta atualmente a 3000mhz e ate agora nao deu nada!!Tela azul da morete de quando corrompeu os arquivos 

image.png

WhatsApp Image 2021-01-31 at 15.59.02.jpeg

20 minutos atrás, Gustavo Muccelin Moreira disse:

alterando? que coisa estranha cara , seus HDs e SSDs estão bons , tente rodar um diagnostico de memória do windows para ver se ele acusa algum problema . 

esqueci de mencionar mas eu estou com uma versão da bios incompatível com meu processador

atualmente minha bios esta em V6.0 sendo que raven é V4.0 e infelizmente não tem como fazer downgrade

Postado
15 minutos atrás, Toni177 disse:

PS: essa  Tela azul da morte é da vez que corrompeu os aquivos e eu tirei as fotos, e estranhamente o computador esta atualmente a 3000mhz e ate agora nao deu nada!!Tela azul da morete de quando corrompeu os arquivos 

image.png

WhatsApp Image 2021-01-31 at 15.59.02.jpeg

esqueci de mencionar mas eu estou com uma versão da bios incompatível com meu processador

atualmente minha bios esta em V6.0 sendo que raven é V4.0 e infelizmente não tem como fazer downgrade

Que esquisito, enfim , use o Pc e veja se os problemas voltam.

Postado
3 horas atrás, Toni177 disse:

3000 SPD slot2

3000 SPD slot1

3000 Memory

2933 SPD

2933 Memory

2133 SPD

2133 Memory

3000_2_2.png

3000_2.png

3000.png

2933_2.png

2933.png

2133(Auto)2.png

2133(Auto).png

o erro esta na cara de vcs, mesmo sendo de mesma fabricante os chips de memorias são de fabricantes diferentes. além de uma delas ser dual rank e pode ser exatamente essas diferenças que estão causando essa instabilidade e impedindo de manter o xmp ativo, uma sugestão seria baixar o datasheet dela e definir manualmente os timings e frequências além de definir a tensão desejada

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!