Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo bem? Gostaria de saber se essas memórias aqui vendidas pela Pichau são as mesmas e se só mudam a cor? Pois comprei um Pc com um Ryzen 2200g que vem com 1x8 2666Mhz e gostaria de comprar mais um pente pra fazer o dual channel, o Pc vem com essa memória ( https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-ddr4-2666mhz-branca-tlpbd48g2666hc18h01?gclid=Cj0KCQiA0-6ABhDMARIsAFVdQv_zQ4acKO0YzC2ZEMFjIwYYGYvzweIbVLiLq_-utMN7pZGzwg-NWKsaAgbHEALw_wcB ) e gostaria de saber se com essa daqui eu consigo fazer dual channel sem qualquer incompatibilidade: https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-z-8gb-1x8-ddr4-2666mhz-vermelha-tlzrd48g2666hc18h01?gclid=Cj0KCQiA0-6ABhDMARIsAFVdQv_5MilhV9WzZP3t3XfnRTMgEtzNRYWUKOy-01fq8GHtx_Po8Cr5ct0aAmIsEALw_wcB

Segue foto das memórias 

Screenshot_20210204-015301~2.png

Screenshot_20210204-015238.png

Postado

@Ferpada para dual channel só precisam ser da mesma capacidade, todo o restante a BIOS compatibiliza automaticamente. As duas memórias que você mostrou parecem serem de séries diferentes (uma tem Z no nome), mas vão funcionar perfeitamente juntas.

Postado
1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@Ferpada para dual channel só precisam ser da mesma capacidade, todo o restante a BIOS compatibiliza automaticamente. As duas memórias que você mostrou parecem serem de séries diferentes (uma tem Z no nome), mas vão funcionar perfeitamente juntas.

Nem sempre, já comprei DDR3 de modelo igual que só mudava a cor e as 2 não funcionavam juntas nem a pau.

Acontece que as vezes quando muda o modelo também muda  Chip e a fabricante do chip embora a marca que embala o pente seja a mesma, Existe 3 grandes fabricantes atuais de chips de memória, Hynix, Micron e Samsung, repare que a memória não é dessa marca logo por acordo ele pode colocar o chip de uma num modelo e da outra marca no outro modelo. Ou seja de modelos diferente sua chance de não funcionar é maior.

Mas nem tudo está perdido, DDR4 veio com a promessa de melhorar isso dai, bom em DDR4 ainda não teste na prática pois uso DDR3. Processadores Intel também são mais tolerantes quanto a isso, pois tem um controlador de memória melhor que o da AMD (embora esse controlador da Intel seja mais lento), mas a Intel reconhece memória muito facilmente e até chega a tolerar chips diferentes, o mesmo não acontece com AMD, se sua plataforma ai for AMD não recomendo mesmo colocar memórias diferentes.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Henrique PP disse:

Nem sempre, já comprei DDR3 de modelo igual que só mudava a cor e as 2 não funcionavam juntas nem a pau.

Isso pode se dever a vários fatores, incluindo a placa-mãe e a CPU, mas no caso das DDR3 a compatibilidade era menor do que com DDR4, até porque DDR3 ainda tinha a questão de Dual Rank e Single Rank que tornava as memórias incompatíveis para dual channel.

18 minutos atrás, Henrique PP disse:

Mas nem tudo está perdido, DDR4 veio com a promessa de melhorar isso dai, bom em DDR4 ainda não teste na prática pois uso DDR3. Processadores Intel também são mais tolerantes quanto a isso, pois tem um controlador de memória melhor que o da AMD (embora esse controlador da Intel seja mais lento), mas a Intel reconhece memória muito facilmente e até chega a tolerar chips diferentes, o mesmo não acontece com AMD, se sua plataforma ai for AMD não recomendo mesmo colocar memórias diferentes.

Até o momento não tive problemas utilizando memórias diferentes em AMD seja com chipsets série 3xx, 4xx ou 5xx. O que tive problemas e isso tanto com AMD quanto com Intel é o XMP que cria instabilidade no sistema em certas circunstâncias (e dependendo da qualidade das amostras de chips). Com isso já tive problemas com módulos idênticos, módulos adquiridos inclusive em kit para dual channel. Há incontáveis casos na internet de pessoas que tem problemas similares por pressão desigual sobre o socket do processador, por desgaste do chipset ou das trilas, do slot e no meu caso, em meu próprio PC, completamente desconhecido.

Mas enfim, DDR4 em AM4 ainda não vi pessoalmente qualquer caso de incompatibilidade onde o problema não fosse explicado por outro fator, em especial o XMP.

10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Há incontáveis casos na internet de pessoas que tem problemas similares por pressão desigual sobre o socket do processador, por desgaste do chipset ou das trilas, do slot e no meu caso, em meu próprio PC, completamente desconhecido.

Ah, e o mais comum de todos que quase esqueci, a tensão, onde temos que aumentar 0,05V para termos estabilidade.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods para um uso casual, é necessário ativar o XMP? e se for necessário eu consigo fazer isso?

Em relação as memórias, posso comprar a vermelha que vou conseguir fazer dual channel certinho? obrigado pela ajuda desde já.

Postado

@Ferpada Sim ative XMP na BIOS, se não me engano na AMD tem um nome diferente mas é a mesma tecnologia patenteada da Intel, que funciona na AMD, só tem nome diferente na BIOS (pelo que sei).

Eu estou traumatizado então agora só compro exatamente do mesmo modelo, mas como o @WOZ Dods disse DDR4 melhorou isso, Minhas memória que deram problema no meu FX foi uma DDR3 Hyper X 1988mhz cl10, uma era branca e a outra era azul, comprei assim de propósito pois gostaria de misturar as cores, me dei mal. Resolvi usando 2 azul mesmo.

• Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, Henrique PP disse:

Sim ative XMP na BIOS, se não me engano na AMD tem um nome diferente mas é a mesma tecnologia patenteada da Intel, que funciona na AMD, só tem nome diferente na BIOS (pelo que sei).

Depende da fabricante da placa-mãe. EOCP e DOCP são siglas usadas por gigabyte e asus salvo engano, outras usam XMP mesmo.

34 minutos atrás, Henrique PP disse:

Eu estou traumatizado então agora só compro exatamente do mesmo modelo, mas como o @WOZ Dods disse DDR4 melhorou isso, Minhas memória que deram problema no meu FX foi uma DDR3 Hyper X 1988mhz cl10, uma era branca e a outra era azul, comprei assim de propósito pois gostaria de misturar as cores, me dei mal. Resolvi usando 2 azul mesmo.

Possivelmente seu problema nesse caso era apenas a qualidade dos chips ou o XMP que ficou instável. A cor foi só coincidência.

• Curtir 1
Postado

Já tenho uma de 8gb 2666Mhz C18, posso pegar uma outra de 8gb 3000Mhz C15 e tentar fazer as duas trabalharem em 3000Mhz ou alguma outra frequência acima de 2666?

• Curtir 1
Postado

@Ferpada Acho que esse vídeo pode te ajudar, a partir dos 4 minutos eles explica que como XMP tem pouca informação a placa-mãe tem de calcular o resto dos timing sozinha, logo isso pode dar incompatibilidade, ou seja vai ter de setar os timing dos CAS na mão um por 1, desse modo deve funcionar, mas é um procedimento avançado e na tentativa e erro. O AIDA64 ajuda analisar sua memória e mostras os timing de latência. Timing de latência é diferente de mhz (mhz ≠ Cas).

veja o vídeo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...