Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente tenho uma gtx 1660 super junto de um i3 9100f, porém vejo que o processador não aguenta muito a placa de vídeo. Pretendo fazer um upgrade para um i5, mas não sei qual seria mais custo benefício. Um i5 10400f tem um desempenho melhor que o 9400f mas fica muito mais caro. Vale a pena o investimento em um i5 10400f ?

Postado
3 minutos atrás, Mateus Leonardo Gonçalves disse:

Atualmente tenho uma gtx 1660 super junto de um i3 9100f, porém vejo que o processador não aguenta muito a placa de vídeo. Pretendo fazer um upgrade para um i5, mas não sei qual seria mais custo benefício. Um i5 10400f tem um desempenho melhor que o 9400f mas fica muito mais caro. Vale a pena o investimento em um i5 10400f ?

NÃO. O i5 10400 é muito mais caro em comparação com o 9400f, O desempenho é praticamente o mesmo.

Postado
5 minutos atrás, XDRZ disse:

@Mateus Leonardo Gonçalves Se você for para um i5 de décima geração precisa trocar a placa-mãe, pois são sockets diferentes. São razoavelmente melhores, porém tem essa questão para observar.

Sim, então é ai que está minha duvida. O investimento vai ser muito maior, queria sabe se vale a pena. 

3 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

NÃO. O i5 10400 é muito mais caro em comparação com o 9400f, O desempenho é praticamente o mesmo.

Entendi, pois é o valor de investimento é muito grande entre eles, mas eu penso também a longo prazo. Não compensa nem se for pensar dessa maneira

Postado
3 minutos atrás, Mateus Leonardo Gonçalves disse:

Sim, então é ai que está minha duvida. O investimento vai ser muito maior, queria sabe se vale a pena. 

Iria gastar cerca de 1700 reais com o i5 10400f + placa-mãe, com um aumenta de +-10 frames comparado à 800 reais do i5 9400f. 

Particularmente ficaria com o 9400f. Ainda é novo, não vale upgrade pra uma geração. 

Postado
4 minutos atrás, Mateus Leonardo Gonçalves disse:

O 9400F é uma CPU de 6 núcleos, sem HT.. 6 núcleos / 6 threads..  O 10400F é uma CPU de 6 núcleos, mas tem HT.. 6 núcleos / 12 threads..

Não são a mesma coisa, na verdade.. Em situações onde CPU for muito usada, o 10400 teria vantagem sobre o 9400.. Mas, se já tem um sistema de nona geração, e considerando o gasto, troque só o processador.. Aí, você revende seu 9100F e abate um pouco do prejuízo..

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, Mateus Leonardo Gonçalves disse:

O que precisas é subir para i7 ou i9 nessa geração mesmo. Veja que quase não existe diferença de um i7 K da 9º geração para um i7 k da 10º geração. Provas? sim veja esse vídeo.

Postado
4 minutos atrás, Henrique PP disse:

O que precisas é subir para i7 ou i9 nessa geração mesmo. Veja que quase não existe diferença de um i7 K da 9º geração para um i7 k da 10º geração.

E quanto custaria isso?? Core i7 seria melhor, OK.. Mas e o custo disso??

Postado
7 minutos atrás, Henrique PP disse:

O que precisas é subir para i7 ou i9 nessa geração mesmo. Veja que quase não existe diferença de um i7 K da 9º geração para um i7 k da 10º geração. Provas? sim veja esse vídeo.

Mas esse upgrade fica fora do que eu estava planejando, fica mais que o dobro do preço.

Postado

@Henrique PP O FPS não é um diferencial de melhora significativa de CPU, mas sim o  Uso da CPU, ter uma Cpu que fica constantemente em 100% pode gerar gargalos.

O que modifica o FPS mesmo é a placa de video mas é o Cpu que vai definir o quanto da GPU pode ser usada, alguns processadores não suportam a GPU e faz com que ela opere em menos de 100% enquanto o Cpu fica na casa dos 100% dando gargalos.

O caso do tópico é justamente A cpu em relação a GPU.

Como o @RS Faria disse, seria melhor ele comprar um Cpu de mesmo soquete e superior do que ir em um 10700K e trocar a placa-mãe.

Um processador mediano deve aguentar uma 1660 tranquilamente.

Postado
22 minutos atrás, RS Faria disse:

O 9400F é uma CPU de 6 núcleos, sem HT.. 6 núcleos / 6 threads..  O 10400F é uma CPU de 6 núcleos, mas tem HT.. 6 núcleos / 12 threads..

Não são a mesma coisa, na verdade.. Em situações onde CPU for muito usada, o 10400 teria vantagem sobre o 9400.. Mas, se já tem um sistema de nona geração, e considerando o gasto, troque só o processador.. Aí, você revende seu 9100F e abate um pouco do prejuízo..

Então, o que eu estava pensado inicialmente, a placa-mãe é uma placa de entrada, estava pensando em trocar tanto a placa-mãe quanto o processador, e o preço de um i5 9400f com uma placa-mãe asus, é de aproximadamente 1600 reais, enquanto que um i5 10400f com uma placa-mãe asus ficaria 1700, por isso que eu estava pensando em partir para o de décima geração.

Postado

1 minuto atrás, José Jonas disse:

@Mateus Leonardo Gonçalves Outra boa pedida seria um Ryzen 5 1600 com uma b450. Dependendo do seu orçamento daria pra pegar até um 3600. Qual o seu orçamento, e seu setup pra calcular o preço de venda do cpu+placa-mãe?

@José Jonas Meu setup é uma 1660 super, um i3 9100f placa-mãe é uma h310m-hg4 16gb de ram 2666, 1tb hd. E estava pensando em gastar no máximo 1700 reais  

Postado

@Mateus Leonardo Gonçalves

5 minutos atrás, Mateus Leonardo Gonçalves disse:

Mas esse upgrade fica fora do que eu estava planejando, fica mais que o dobro do preço.

Bom não sei quanto está o preço de um i5.. o i7 está 2,2mil, o i5 K de 9º geração sei que gargala em BF5 no modo online. O grande problema é o número de núcleos e HT o Ryzen 5 3600 consegue segurar BF5 só por ter mais threads (6 núcleos e 12 threads no ryzen 5), mas isso no limite.

i3 9º -> 4 núcleos e 4 threads

i5 9º -> 6 núcleos e 6 threads

i7 9º -> 8 núcleos e 8 threads

Então vai ter de aumentar o número de núcleos não tem jeito, se não quiser gargalo.

9 minutos atrás, Mateus Leonardo Gonçalves disse:

@José Jonas Meu setup é uma 1660 super, um i3 9100f placa-mãe é uma h310m-hg4 16gb de ram 2666, 1tb hd. E estava pensando em gastar no máximo 1700 reais  

Bom com essa h310 é certeza já terá de ser i5. i7 é puxar demais dessa placa-mãe.

Compre i5 de 9º geração, limpa e fecha qualquer coisa antes de jogar para a mesma não ficar carregando processos na memória e pronto o i5 não gargalar (fecha até o navegador). Basta achar um i5 barato.

Postado
21 minutos atrás, Henrique PP disse:

@Mateus Leonardo Gonçalves

Bom não sei quanto está o preço de um i5.. o i7 está 2,2mil, o i5 K de 9º geração sei que gargala em BF5 no modo online. O grande problema é o número de núcleos e HT o Ryzen 5 3600 consegue segurar BF5 só por ter mais threads (6 núcleos e 12 threads no ryzen 5), mas isso no limite.

i3 9º -> 4 núcleos e 4 threads

i5 9º -> 6 núcleos e 6 threads

i7 9º -> 8 núcleos e 8 threads

Então vai ter de aumentar o número de núcleos não tem jeito, se não quiser gargalo.

Bom com essa h310 é certeza já terá de ser i5. i7 é puxar demais dessa placa-mãe.

Compre i5 de 9º geração, limpa e fecha qualquer coisa antes de jogar para a mesma não ficar carregando processos na memória e pronto o i5 não gargalar (fecha até o navegador). Basta achar um i5 barato.

E o que você acha de um i5 10400f e uma b460m-plus asus?

Postado

@Mateus Leonardo Gonçalves Sinceramente não sei direito, mas vou ver...

Acabei de ver, irrisória a diferença se comparar o preço, só vai ganhar no número de linha (THREADS) que são 12 contra 6 do i5 9400f. é claro mais 200 Mhz a mais i5 10400f

E ainda vai ter de gastar com a placa-mãe nova.

Veja:

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-9400F-vs-Intel-Core-i5-10400F/4051vs4079

https://versus.com/br/intel-core-i5-10400-vs-intel-core-i5-9400f

https://technical.city/pt/cpu/Core-i5-9400F-vs-Core-i5-10400F

lado a lado estão ai tire suas próprias conclusões.

Postado
1 hora atrás, Mateus Leonardo Gonçalves disse:

Então, o que eu estava pensado inicialmente, a placa-mãe é uma placa de entrada, estava pensando em trocar tanto a placa-mãe quanto o processador, e o preço de um i5 9400f com uma placa-mãe asus, é de aproximadamente 1600 reais, enquanto que um i5 10400f com uma placa-mãe asus ficaria 1700, por isso que eu estava pensando em partir para o de décima geração.

Por que você não faz o simples e bota um 9400F no seu PC atual???

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...