Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou aprendendo assembly ja programo em C e mais para frente queria começar a programar para microcontroladores e fazer engenharia reversa, queria saber se é possivel e como faz um "dump" (Não sei se esse e o termo certo) do firmware de um microcontrolador vi um site que o cara reprogramou um microcontrolador de um testador de componentes e escreveu um tetris em C/C++ e rodou, queria saber como isso é possivel o microcontrolador nao tem nenhum tipo de bloqueio? eu posso extrair o firmware de um microcontrolador de uma placa velha da qui de casa so por aprendizado? se usa algum aparelho para gravar ou extrair o firmware em um microcontrolador (alem do pc)? Estou com uma duvida sobre microcontroladores estou lendo alguns livros, nao tenho muita exeperiência em eletronica.

vou deixar os links aqui:

https://dragaosemchama.com/2019/05/engenharia-reversa-do-gm328a-e-tetris/

https://dragaosemchama.com/2017/02/t-rex-ptbt/

Postado

Os microcontroladores podem bloquear o acesso ao firmware mas por meios 'ilegais' e caros,alguns podem ter o firmware extraído por força bruta.

Engenharia reversa é quando se estuda o comportamento do sistema/software para tentar reproduzir um firmware compatível

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Patrick Marins de Souza disse:

nao tenho muita exeperiência em eletronica

Permita-me então opinar que está querendo queimar muitas etapas e pegar um baita atalho.

Apesar de nunca ter contatado, existe sim empresa especializada nisso. Incrivelmente ouvi uma (01) informação que não era incrivelmente caro. Mas de novo, atalho inconveniente..

• Triste 1
Postado
39 minutos atrás, Patrick Marins de Souza disse:

@vtrx Tá, mas então o que exatamente o cara do link fez?

Se voce realmente prestou atenção no link,deve ter lido o seguinte trecho;

Citação