Ir ao conteúdo

Boot seguro e Legacy - não consigo bootar

Ir à solução Resolvido por Silvio Luiz,

Posts recomendados

Postado

Jovens,

Primeiramente, não achei tópico sobre Bios ou Boot, então escolhi esse sobre Windows 10 e instalação de SO. 

Tenho uma placa-mãe gigabyte ga-78lmt-usb3 e quero instalar o Windows (e tentei Linux também) via USB Bootável, porém não dá o boot. Já alterei a prioridade na Bios, já selecinei o HD qual quero instalar o SO, também na Bios, nas nada acontece. 

Lembro que durante a preparação do pendrive, eu li uma mensagem para desabilitar o Boot seguro e Legacy. Usei tanto o Yumi, Rufus e até o da Microsoft, para criar o USB Bootável e não consigo nada, com nenhum dos 3 pen drives que sempre usei, nem com Linux ou Win10.

Porém não acho na Bios qualquer menção a essa configuração de Boot Seguro - como vocês podem ver na imagem. 

Alguém já pegou uma situação dessas? Sabem como fazer? Se sim, como devo proceder?

Grato.

Screenshot_20210217-152828_Chrome.jpg

Screenshot_20210217-152637_Chrome.jpg

Postado

Como 1a opção de boot, fica o USB hdd. Se não houve falhas na criação do pendrive, deveria funcionar. Se não tem nada ou não precisa salvar os dados, dá para apagar o MBR e tirar o caminho de inicialização do HD, não que esse seja o problema, mas ele passa a não ser visto pelo BIOS. Se vai instalar o Windows, baixa diretamente do site da MS e use a ferramenta deles para criar o pendrive. 

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO

Postado

Obrigado.

Mas a imagem meramente ilustrativa, esqueci de mencionar.

Eu uso USB-HDD e dasabilito as demais.

@Mega Blaster sim amigo.

Eu já criei p pendrive a partir da microsoft também e nada...

Só não compreendi esse lance de "apagar o MBR e tirar o caminho da inicialização do HD" ?

Se puder explicar, fico agradecido.

• Solução
Postado

Senhores, consegui dar Boot, por um pendrive com Linux. O que eu fiz foi dar um Clear na CMOS, ajustar a data/hora corretamente na BIOS e deixar rolar.

Eu já havia seguido todas essas dicas do vocês. Inclusive utilizei 3 pendrives diferentes e 3 ou mais softewares para criar USB Bootavel. Achei muito estranho. O Win 10, até entendo que pode ter vindo corrompido ou coisa do tipo, mas o Linux? Sempre uso essa distro... Estranho!

Ainda assim essa questão de "Boot Seguro" e "Desabilitar Legacy" é muito estranho e não achei nada na internet sobre isso para a placa-mãe que utilizo aqui, da Gigabyte. Vai ser problema mais tarde

Obrigado a todos pela ajuda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...