Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

eae galera, estou pensando em fazer um upgrade para o meu pc, e tenho uma placa-mãe Asus H61M-A/BR, com socket LGA 1155. Não pretendo gastar muito dinheiro, e vi muita gente falando desse xeon e3 1230 v2, que tem desempenho igual ao i7 3770, porém bem mais barato. Vou ter uma GPU 750 TI, então penso que aguentaria de boa  a placa. Mas realmente o xeon é uma boa opção, e por ser mais barato o que que muda? Queria que ele rodasse jogos pesados, como warzone, star wars battlefront, read dead 2, etc.

Postado

Pra maioria dos usuários não muda nada, a não ser por alguns recursos a mais que a Intel coloca nesses processadores já pensando no uso em workstations ou servers de pequeno porte, o suporte a memórias ECC é um desses recursos. Fora isso a performance é similar ao do Core i7-3770 de fato, exceto que os clocks desse Core i7 são ligeiramente mais altos.

E sobre os jogos dá pra esperar dele o mesmo que se esperaria de um Core i7 dessa geração, 4 núcleos e 8 threads.

Postado

@1lokos amigo, a vga somente vou trocar se o preço cair muito ou se valer a pena mesmo, pois eu não tinha nenhuma gpu antes, então para mim já poder jogar alguns jogos já fica bom. Mas futuramente estava pensando em pegar uma 1650 no aliexpress. Os preços estão muito caros, e a verba está curta por enquanto, mas acho que eu trocar meu i3 3250 por um xeon com 4 cores e 8 trheads para mim já vai dar uma boa ajudada, além de já poder comprar uma placa de vídeo nova, pra n dar gargalo

@Amanda Gonçalo vi que você tem um xeon também, tem gente que fala que é um processador muito bruto, e por isso é mais barato, porque os intel são feito para jogos, já os xeon para server. Tem gente que fale que ele dure menos também

Postado

@X9Flanne

É o contrario, o Xeon é feito para durar mais justamente porque processadores de servidor são desenvolvidos para funcionarem 24hs por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, por pelo menos 10 anos ininterruptamente...
Geralmente o silício mais puro são reservados pela Intel para a fabricação dos processadores de servidor Xeon, em seguida vem os i9, i7, i5, i3, PentiumG, Celeron, etc...

• Curtir 1
Postado

@X9Flanne
Um Xeon novo custa MUITO mais caro do que um Core i9...
Esses Xeon que tem pra vender na aliexpress são todos já bastante usados, foram usados em servidores por muitos anos e já se tornaram obsoletos para essa função, mas para jogos eles ainda funcionam bem, por isso que muita gente compra.

Postado

@X9Flanne @gutopereira

Exatamente isso, Xeon é concebido pra durar e ter a maior estabilidade possível para o mercado o qual ele é destinado, que se resume a servers e workstations. Em termos de processamento eles são idênticos aos Core desde que se compare processadores da mesma geração, como os Xeon E3-12xx v2 e Core i7-37xx.

Como ambos são Ivy Bridge a performance é a mesma, só mudando um pouco por conta dos clocks.

E os Xeons mais baratos do Aliexpress existem por conta de grandes empresas fazendo upgrades em seus sistemas, sempre que isso acontece, um grande volume desses processadores cai no mercado e a oferta deles supera e muito a demanda, por isso o preço despenca. O meu Xeon X5675 mesmo serve de exemplo, foi lançado a US$ 1.440 e hoje ele sai por menos de US$ 20, o que dá uns R$ ~105 na cotação atual.

É claro que isso também não implica que o Core i7/i9 não vá durar, eles vão, porém os requisitos de produção deles são muito menos rígidos que os dos Xeon. E o preço de revenda também é mais alto até hoje mesmo pros primeiros Core i7, na minha plataforma o Core i7-990X é vendido por R$ 1.000 no Aliexpress, e veja só… Esse processador já está indo pra 11 anos de idade.

Enquanto o Xeon mais próximo dele que é o X5690 tem saído por R$ 335.

Postado

@X9Flanne

Eu fiz isso, no começo do ano.. Comprei um 1230 V3, que é quase um 4770, pra soquete LGA1150.. 325 reais, com frete e tudo.. Pra MIM e MEU uso, valeu muito a pena..

Basicamente, esses Xeons V2 e V3 são Core i7, sem o vídeo integrado.. Não muda muita coisa, no resto.. Vale a pena pelo preço, pois eles tem sobrando por lá..

• Curtir 2
Postado

Esse vídeo do Iskandar Souza - que vem testando Xeons a dois anos, da uma ideia do desempenho em jogos atuais que esperar de um E3, o modelo testado 1260l tem menos clock do que o 1230v2 (2.4/3.3 x 3.3/3.7) que é o suportado pela sua placa-mãe.

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/compare.html?productIds=65732,52275

Os videos do Iskandar são bons porque ele tem uma abordagem mais técnica, e não fica promovendo Xeon como se fosse a 8ª maravilha, como fazem o MW e o TechnoArt, nem fica tentando "queimar" o Xeon como os canais patrocinados populares estão tentando fazer ultimamente. Outro bem técnico é o Mario Mazzotti, mas focado nos E5.

• Curtir 1
Postado

@Edvaldo J. Frederico @1lokos @RS Faria @Amanda Gonçalo @gutopereira Obrigado, estava com muitas dúvidas se realmente esse xeon valia a pena comparado a um i7 ou intel core, mas valeu mesmo, pelo jeito ele é um bom processador sim. E também vai aguentar tranquilo a config do meu PC, pois vi que ele suporta memórias DDR, e também memórias ECC, o que também há nos processadores mais novos.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, X9Flanne disse:

@Edvaldo J. Frederico @1lokos @RS Faria @Amanda Gonçalo @gutopereira Obrigado, estava com muitas dúvidas se realmente esse xeon valia a pena comparado a um i7 ou intel core, mas valeu mesmo, pelo jeito ele é um bom processador sim. E também vai aguentar tranquilo a config do meu PC, pois vi que ele suporta memórias DDR, e também memórias ECC, o que também há nos processadores mais novos.

Existem os modelos de xeon que suporta DDR4, precisa pesquisar.

Eu uso um xeon X3450 2.66 rodando a 3.8Ghz, mesmo pela idade é um canhãozinho muito bom.

Postado
1 hora atrás, X9Flanne disse:

E também vai aguentar tranquilo a config do meu PC, pois vi que ele suporta memórias DDR, e também memórias ECC, o que também há nos processadores mais novos.

Ele suporta apenas DDR3, sendo ECC ou não.. Todos os processadores modernos, suportam DDR4..

A única coisa que fiz aqui, foi trocar a CPU, sem pensar em RAM.. Não tem motivo, pra tal..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!