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Estou a fim de reparar um base lata ou base superior ou base ferro ou carcaça metálica ou trava do teclado de um notebook, não sei o nome ao certo, abaixo uma foto da peça:

B1.jpg.e867707af239e6aaa88358813eb83391.jpg

Abaixo o detalhe da parte que rompeu:

B2.jpg.a651841c846b0a170803cc544fe64963.jpg

Vista de lado:

blateral.jpg.8fb5ac0dfc90aac442b87aba304e299d.jpg

E por fim o detalhe dela instalada no notebook:

Antes.jpg.ff38d381e028aff1a769306a5ea2db98.jpg

Esta lata serve de trava do teclado, mantendo ele preso a tampa ou carcaça superior e também dá suporte a toda a estrutura do notebook.

No tocante a parte da carcaça plástica eu já tenho solução, o que falta é o reparo da parte metálica, eu acredito que se consertar apenas o plástico, a tensão de abrir e fechar sem o reforço desta parte do metal vai com o tempo quebrar a carcaça plástica.

Esta peça em especial pertence a um Semp Toshiba NI1403 que estou reparando, não encontrei na internet qualquer anúncio dela, encontrei de outras marcas e modelos semelhantes mas que são de alguma forma diferentes e parecem que não se encaixam.

O espaço disponível para algum remendo é de uns dois milímetros pois, fica rente ao leitor de DVD.

 

As coisas que tenho em mente envolvem fazer pequenos furos na lata, passar fios de cobre e soldar. Na realidade são vários pensamentos, num deles os fios e solda são apenas na lata e na outra ideia os fios dão a volta na base roscada dos parafusos, uma terceira envolve apenas solda na lata. Até imaginei um bloco de alumínio no lugar da parte plástica, tendo além dos três parafusos de cima, mais dois na lateral prendendo a lata porém, parece muito difícil de ser feito.

 

Ainda quero que o reparo não seja visível do lado de fora do notebook.

 

Enfim, parece ser um desafio de micro engenharia.

 

Qualquer outra ideia ou informação é bem vinda.

 

 

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@Pincipi Tudo bem jovem?

 

Eu já fiz esse tipo de reparo, com outra sucata de mesmo material, cortei um "L" do mesmo tamanho desse que rompeu, prendi com 2 rebites pequenos na parte "em pé da ultima imagem" e refiz os buracos dos parafusos. Já havia tentado utilizar cola epoxi (araldite), superbonder e outros, mas nenhum tinha a resistência mecânica necessária.

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Pensei melhor e achei que deveria me aventurar na solução que fosse a mais simples, apenas solda.

Tentei usar uma barra de solda daquelas para soldar canos de cobre usando um maçarico, achei que a composição teria menos chumbo e mais estanho, está escrito nela 40X60 cola telesp, deve ter uns 40 anos de idade.

Acreditava que ela teria uma liga mais dura, acontece que na hora, a ponta do ferro estava estragada, preta e não conseguia derreter, mesmo usando pasta de solda e colocando na temperatura máxima de 450, acabei usando a solda em fio comum, testei em outras partes da chapa de metal e a solda não gruda, fica em forma de bolinhas, fui numa parte enferrujada e repeliu do mesmo jeito.

Eu encostava o ferro na chapa e esperava ela aquecer bem, depois vinha com o fio de solda e derretia no contato com o ferro, formava uma bolinha e eu tentava deixar ela entre o ferro e a chapa, só que não tinha jeito de grudar.

Eu nunca me ative a cuidar da ponta do ferro de solda, sabia que deveria sempre guardar ela estanhada e nunca raspar ou lixar, só que a poucos dias inventei de usar para derreter plástico e consertar algumas coisas e ao terminar, apenas limpei num pano, guardei sem estar estanhada, parece que foi o suficiente para perder a ponta e como não tenho outra, raspei ela com um estilete até conseguir que a solda grudasse na parte raspada.

O que eu quero dizer é que comecei a soldar em condições diversas do normal e não sei se isso influenciou ou não no resultado.

Instintivamente eu usei o estilete para raspar com sulcos a superfície do metal a ser soldado, desta vez fui direto na parte quebrada, dei um jeito de fixar as partes com uma garra jacaré.

A principio os sulcos não fizeram diferença e a solda não grudou, formando bolinhas, quando eu já estava desistindo, movi o ferro lateralmente e neste movimento a bola de solda se arrastou junto e parte dela se grudou na chapa, foi neste momento que eu aprendi a forma de fazer a solda grudar na chapa.

Não pode deixar o ferro parado, tem que ser em movimento de arrasto, é ai que a solda se adere na superfície da chapa.

Depois que uma parte se gruda, deu para ir a outra parte e mais uma parte, um pouco de cada vez, tendo estas partes grudadas, eu fui passando o ferro para ir moldando a parte mais alta da superfície dos pontos de solda e também preencher espaços sem solda, depois trabalhei no outro lado.

Passei uma lima para remover o excesso e ficou assim:

R1.jpg.29596a8fd9b38f95daa4502b32af601e.jpg

Vejam no detalhe os riscos que fiz com o estilete.

R2.jpg.c33df1df28e30c5770a6004108bf6478.jpg

Acima do outro lado e abaixo a visão em ângulo:

R3.jpg.11c6d62b167b8ef8d3e9b1f0a1ff2779.jpg

Forcei a placa com os dedos e consegui empenar o metal sem romper os pontos de solda.

Fiquei animado, parece que apenas a solda vai dar certo.

Ainda pretendo espalhar mais solda, deixar bem reforçado e raspar as partes que vão entrar em contato com a cabeça do parafuso e com a contra porca roscada onde o parafuso se prende.

Quem diria, vivendo e aprendendo!

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Espalhei mais solda e retirei as rebarbas, ficou assim:

p1.jpg.6c08755d0e5e2edbae92fb06b0c2ea86.jpg

Neste lado vão as contra rosca dos parafusos, as contra roscas são fixadas na carcaça plástica.

Do outro lado vai a dobradiça e os parafusos por cima, a peça da dobradiça é reta:

p2.jpg.ed2ead0674874cf17cd0d134fedf1421.jpg

Forcei as partes com alicate, ficou bem firme. Tudo leva a crer que consegui fazer o reparo.

Só falta agora montar e testar.

  • Membro VIP
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Depois que fiz o meu reparo e remontei o notebook, notei que as dobradiças estão muito duras e na pesquisa para amolecer elas me deparei com um vídeo mostrando a solda de base prata com maçarico na haste das dobradiças, creio que o material desta haste seja idêntico ao da chapa assunto deste post:

A parte da solda começa aos 2:18 minutos.

Parece que a solda de maçarico seja mais recomendada do que a solda que eu fiz.

 

Postado

eu não confio muito em solda de estanho para esforços mecânicos, e soldar esta chapa fina no maçarico deve dar um trabalho imenso para que a chapa não seja consumida, tem profissionais que conseguem, mas são especialsitas em solda, vão identificar a liga da chapa e trabalhar na temperatura correta.

se eu tentasse a chapa ia virar uma bolinha de metal derretido... xD

 

certa vez precisei fazer um conserto similar num grampo de suporte de celular, lixei para ter area de aderência ,limpei as rebarbas e o pó, colei uma folha de papel para dar uma interface entre as superficies, e usei uma chapa de zinco por cima do papel para unir as peças plasticas como se fosse uma tala.

segurou bem até que caiu no chão, dai furei e meti 2 parafusos de cada lado. ta inteiro até hoje xD

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