Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal então, eu tenho um air cooler da cooler master Hyper T4. Estou com ele por volta de dois anos e meio. Quando fui instalar o ssd no meu sistema percebi a rotação do fan da cpu com velocidade reduzida. No momento pensei quer era algo normal pois estava instalando o windows. Depois de alguns dias a fan parou de funcionar mesmo o pc estando a 50~55 graus a fan não rodava. Tentei aumentar a rotação na bios mesmo assim não funcionou. Ai colocei o cooler que vem de fabrica da intel e funcionou normalmente. Ia levar a fan para alguém analisar, antes de sair tentei ligar so fan de novo no cpu fan e ligou. Ai fiquei com duvida. quando ela liga fica com rotação baixa. e tem momentos que nem liga. É normal acontecer esse tipo de coisa depois de 2 anos e meio de uso. Só faço limpeza com pincel. Nunca coloquei algum tipo de lubrificante ou algo do tipo nela. Se alguém souber algo ou já passou por isso seria grato em poder ajudar.

• Curtir 1
Postado

@Magdiel Bt Não, não é normal. Para limpar tem que se observar que pressionar a hélice pode danificar seu encaixe no motor, então tem que se ter muito cuidado ao fazê-lo. O seu caso provavelmente é de desgaste prematuro por defeito de fábrica, mas infelizmente sua garantia acabou. Recomendo que compre outra ventoinha de 120 mm e substitua a original. Dê preferência para ventoinhas com conector de 4 pinos PWM, marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe. Observe a rotação e o fluxo de ar, procure ventoinhas que operam a pelo menos 1200 RPM e tenham no mínimo 50 CFM. Se não encontrar modelos que preencham esses requisitos, pode pegar outros, mas nesse caso compre duas e instale ambas com o kit de instalação que acompanha seu cooler. Você sempre pode usar duas de qualquer maneira, o que reduz suas velocidades de operação e com isso aumentam sua durabilidade, isso tudo com a CPU rodando mais fria.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods Entendi. Dei um observada no link e vi as configurações padrões para esse tipo de cpu fan. A maioria que encontra é 3 pinos mais ainda encontra uns com 4 pinos. Eu nunca cheguei a observar o rpm da fan, olhei agora ele ta por volta de 140/150 RPM. Obrigado mesmo pela ajuda e atenção.  

• Curtir 1
Postado

@Magdiel Bt A essa velocidade ela não está fazendo nada para manter sua CPU fria. Não use seu PC nessas condições, pois pode danificar componentes mesmo que eles não atinjam sua temperatura máxima de operação. Quanto mais quente um componente menos ele vai durar. Compre uma ventoinha de qualidade como as do link que indiquei e substitua a sua. Geralmente ventoinhas do tipo duram uma década antes de dar problema, então você realmente teve azar. 

Postado

@WOZ Dods Dei uma olhada onde moro so encontrei 4 pinos com rpm baixo. ai pensei em usar dois, mas não tem como ligar o segundo fan. estou monitorando a todo momento a temperatura do pc não ta passando de 55 então acredito que nao vou ter problema ate fazer a substituição. 

• Curtir 1
Postado

@Magdiel Bt Olha, duas ventoinhas de 4 ou de 3 pinos são melhores do que uma única de alta velocidade e fluxo de ar. Se puder pegar as duas, pegue. Pode deixar uma conectada no header da placa-mãe e outra na fonte, ou comprar um divisor (splitter) para isso, tanto faz. No geral eu costumo montar PCs com várias ventoinhas conectadas diretamente à fonte e eles ficam completamente silenciosos se eu escolher bem as ventoinhas. No geral, atenha-se às marcas que citei e não tem como errar.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods Estou pensando no splitter vou te ate mais liberdade para futuramente aumentar a quantidade de fan. No momento só tenho a fan que vem junto com o gabinete. Com relação em marca estou de olha na corsair. minha placa infelizmente so tem cpu fan de 4 pinos nao tem outra entrada igual a que eu tinha antigamente. mais vou fazer isso comprar um splitter. Obrigado 

• Curtir 1
Postado

@Magdiel Bt O header da placa-mãe de 4 pinos é compatível com ventoinhas de 3 pinos também. É bom que seja de 4, mas não é obrigatório. Muitos coolers inclusive vem com ventoinhas de 3 pinos e são perfeitamente compatíveis. 

Acrescentar ventoinhas ao seu gabinete é bom, só tente mantê-las equilibradas, o mesmo número de ventoinhas puxando ar para dentro que expelindo. Ventoinhas de trás e de cima devem sempre expelir, da frente, lateral e de baixo sempre aspirar (vai do modelo de gabinete). Sobre marcas, todas as que mencionei acima são boas. Se eu fosse preferir alguma eu pegaria Corsair, Noctua e Scythe, não porque são melhores, mas sim porque são um pouco mais duráveis, mas tudo vai depender do modelo. Todas as marcas tem modelos que duram mais que outros modelos de todas as outras. Escolha com calma e não se preocupe muito em pegar a melhor, uma intermediária vai durar quase que eternamente se for de boa marca.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods Rapaz liguei hoje o fan voltou a funcionar normalmente no momento ta com 1600RPM e já teve maior de rpm. Coisa estranha. Já tinha mudado as config dela na bios para ver se funcionava e a nada. Eu nao uso estabilizador uso filto de linha. Sera que a fan ta com algum contado. Agora Bugei. olha a print (https://prnt.sc/10cujj6)

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Monitorei dois dias. Tinha momentos que o Rpm baixava bruscamente e em alguns casos para de funcionar ate em momentos que a cpu tava precisando de um resfriamento melhor. Então mudei para o fan stock do processador e percebi que esses fan não é la essas coisas kkkkk. Entao essas fan que estão vendendo de 3 Pinos vai funcionar normalmente na conexãodo cpu fan onde é 4 pinos? Claro é bom ver a qualidade deles e ate o caso de comprar duas para elas trabalharem tranquilo e ter um longevidade melhor. Posso ligar uma na cpu fan e a outra Sys Fan.

• Curtir 1
Postado

@Magdiel Bt Ventoinhas de 3 pinos vão rodar normalmente na sua placa-mãe, pode ficar tranquilo. Se comprar uma que tiver fluxo de ar abaixo de 50 CFM, então prefira duas, mas sempre pode comprar duas se quiser de qualquer jeito (geralmente eu rodo com duas independente do fluxo). Ambas tem que ficar posicionadas de maneira que soprem para o fundo do gabinete, diretamente para a ventoinha de exaustão. Se não quiser usar dois conectores da placa-mãe para conectar as duas ventoinhas, pode comprar um splitter 1 para 2. Com isso a BIOS vai regular as duas ventoinhas sempre com base na temperatura da CPU, o que é ideal.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Já era um desejo meu de colocar mais ventoinhas no gabinete. No momento não vou comprar o splitter mais no futuro sim. Não estou satisfeito com a temperatura do cpu e estou usando o pc aberto para ajudar já que estou com o fan da intel. No Momento estou pensando em duas ventoinhas para cpu ai depois pego um splitter para colocar no restante do gabinete. Vou me atentar nas especificações dos fans Obrigado pela ajuda e aprendizado. Valeu Mesmo. 👍

• Curtir 1
Postado

@Magdiel Bt Colocar splitter nas demais ventoinhas do gabinete tem que ser 4 ventoinhas por header no máximo. Você pode comprar inclusive o da deepcool que é melhor para a organização. Se precisar de mais ventoinhas e só tem um FAN header, então procure um splitter que tem alimentação externa (via SATA ou Molex). 

Para as ventoinhas da CPU eu recomendo um splitter exclusivo, pois assim a placa-mãe controla a velocidade das do CPU baseando-se na temperatura dele e não do sistema. Isso é importante. Já as ventoinhas do gabinete tem que serem controladas pela temperatura do sistema, não da CPU.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!