Ir ao conteúdo

Dificuldades em obter indicativo de chamada classe C na ANATEL

Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

É o seguinte, eu já possuo licença para funcionamento de estação de rádio do cidadão (PX) com um número de FISTEL, tudo legalizado e em dia.

Acontece que na pandemia abriram a possibilidade de se fazer as provas para o COER pela internet e entrei na onda obtendo o meu classe C com um número de FISTEL diferente. (um FISTEL para o PX e um FISTEL diferente para o PU)

Seguindo todo o passo a passo do manual da ANATEL eu fui na lista de indicativos vagos e escolhi os que me interessam, depois preenchi online o formulário de requerimento do serviço de radioamador com o pedido de inclusão de estação móvel com a lista de indicativos de minha preferência, assinei digitalmente e dei entrada no processo pelo SEI, fiquei acompanhando e dias depois deram o resultado que foi expedido um terceiro número de FISTEL, mais alguns dias e informaram que este novo número de FISTEL foi cancelado porque eu já possuo um, bem como não deveria pagar as taxas e se já as tivesse pago deveria pedir o reembolso, tudo isso em 2020. O processo foi finalizado e o meu acesso ao SEI cortado.

Semacesso.jpg.f183b5aa1a5735d1147be350f359ec5a.jpg

Agora em 2021 eu fui pagar as taxas e só aparecem os boletos FISTEL do PX, fui na lista de indicativos vagos e o que escolhi como primeira opção não está mais lá, entrei no SCRA e tentei incluir uma estação por lá porém, o sistema não responde, fica travado por horas.

Quando fui aprovado nas provas, o pessoal da ANATEL se colocou à disposição para qualquer dúvida mas, como está tudo descrito passo a passo nos manuais do site, eu fico meio que sem jeito para ligar lá e perguntar então, quem sabe alguém me dá uma ajudinha para detectar o que aconteceu de errado e o que devo fazer para conseguir meu indicativo PU.

• Membro VIP
Postado

Consegui de alguma forma renovar meu acesso ao SEI e pude visualizar o primeiro processo, a outorga do COER:

P1.jpg.f34607aa70eae5b908bf6f865ec657c3.jpg

Depois vi o segundo processo, a inclusão de estação móvel:

P2.jpg.5bde8418490c453b36b9327d671de684.jpg

Eu não consigo entender o que ocorreu. Fui na impressão do COER e consegui imprimir uma segunda via.

Quando tento imprimir o boleto dá que não foram encontrados registros para os dois FISTEL:

Só gera o boleto do PX.

Vou tentar uma nova inclusão de estação para ver no que dá.

• Membro VIP
Postado

Li, reli e analisei tudo dos processos e dos manuais, inclusive assisti a alguns vídeos na internet e me lembrei de ter ouvido em algum lugar que não deveria ter aberto um processo novo (talvez este tenha sido o erro), com tudo isto em mente parti para a próxima tentativa, fui na lista e escolhi uma nova lista de opções de indicativos, depois parti para preencher o requerimento:

ReqA1.jpg.30d9229512374c880569c1790e5c0b7e.jpg

Todos os vídeos da internet que vi mostram que na primeira linha (De certificado) faz um "X" em emissão de COER e completa a classe de emissão.

Também mostram que fazem o mesmo "X" na segunda linha (De serviço) no pedido inicial e por fim na terceira linha (De estação) faz o "X" na inclusão.

Vejam muito bem, foi assim que preenchi no primeiro requerimento e como deu em nada, tudo leva a crer que a maneira correta de se preencher é exatamente como fiz acima, apenas um "X" em inclusão na terceira linha, deixei o resto em branco.

Raciocine comigo, eu não estou pedindo nada novo relativo ao "certificado" e também quanto ao "serviço", o assunto é apenas "estação".

Preenchi também os demais campos do formulário, como nome e endereço, inclusive o numero do FISTEL e o número do processo que gerou o COER, coisa que não aparece se deve preencher ou não em lugar nenhum e como deixei em branco na primeira tentativa, achei por bem preencher desta vez, justamente para que não se abra um novo processo e um novo FISTEL e venham a cancelar em seguida como ocorreu antes.

Sei lá qual é a maneira certa de se preencher.

ReqA2.jpg.d658343b54e5389c4b60b7add55fb180.jpg

O campo 6 eu preenchi igual ao primeiro requerimento.

ReqA3.jpg.b860eff6b2a90bc7f6fdc86036dab651.jpg

Na parte do campo 7 eu escrevi em breve relato do que aconteceu na primeira tentativa.

A única coisa que eu vacilei foi a cópia do RG que enviei sem autenticação, se bem que, nem lembro da primeira vez se mandei autenticado ou não.

No momento de dar entrada no processo:

SEI1.jpg.f553c4fc81b75f5ef0356cc80bec57b9.jpg

Eu não escolhi processo novo, me aventurei no intercorrente e usei o mesmo número do processo do COER e consegui peticionar:

Recibo.thumb.jpg.52f7874ee24646ec174e9bed900cac10.jpg

Depois conferi na pesquisa e ficou assim:

Final.jpg.e943aa678edb25c5eb2c68cf17a871f9.jpg

Vamos ver se agora vai.

• Membro VIP
Postado

Ontem, no dia 9, vi que ocorreram movimentações no primeiro processo aparecendo um quarto número de FISTEL, tentei acessar o sistema e gerar a licença por este número e deu que não imprime licença por débito da taxa de fiscalização e instalação, inclusive o segundo processo foi reaberto e encerrado, o que indica que o funcionário leu o texto da observação. Também dei uma olhada nos indicativos disponíveis que eram 2608 e foram para 2607, todos os que coloquei na lista continuam disponíveis.

Hoje dia 10 veio a notificação de intimação por e-mail com a mensagem para pagar o boleto:

332781184_resultado1.jpg.5060a76d67e154b564ecfff8eecc0a5e.jpg

Em anexo vieram dois boletos com as seguintes informações:

500971652_Boleto1.jpg.375a6abdd56e7c7b4a0b05eee8d522d6.jpg

O primeiro de R$ 20,00 e o segundo de R$ 26,83:

1892021939_Boleto2.jpg.f6289f3bd762229270d9684a9063a8bc.jpg

Já fiz o pagamento e fico no aguardo, Nenhum dos indicativos da minha lista foi escolhido, veio um outro nada a ver.

Agora eu acho que vai mesmo, já tenho um pé dentro do radioamadorismo.

• Membro VIP
Postado

Quase lá, o pagamento já foi reconhecido após 24 horas mas, ainda não é possível imprimir a licença:

1204883266_nopermitido.thumb.jpg.3b0148fa7d82a4eb53ca3a6437013cd4.jpg

Pelo SEI, o processo não teve movimentações.

O indicativo eu já consegui obter, aparece na consulta:

indicativo.jpg.670e58684c743e7ed28fd351a2d15a9c.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...