Ir ao conteúdo

Adaptador de bluetooth veicular chiando

Ir à solução Resolvido por Victoreduar_,

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Tenho um adaptador de bluetooth (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1597616472-promoco-adaptador-receptor-bluetooth-usb-p2-musica-carro-_JM) mas, quando é ligado no USB do carro ou em um carregador veicular ele xia muito. Testei com uma power bank, testei em outro aparelho de som e não ouve nenhum tipo de chiado. Gostaria de uma ajuda para montar um circuito de filtragem na entrada do apdatador. Vi alguns videos mas nenhum deles sabiam me informa corretamente os valores de capacitores e resistores. Vi também videos de conversores de tensão, 12v para 5v usando o M7805 mas não vi nenhum tipo de filtragem.

Postado

Se com um power bank não chia, que tal montar um mini power bank que ficaria dedicado só a alimentar o adaptador? Isolaria a bateria do carro que carregaria uma bateriazinha 18650 através de um TP4056. Em seguida, um módulo de step up elevaria e estabilizaria a tensão que vai ao adaptador em constantes 5v. No desenho que encontrei, as proporções não correspondem à realidade. Na verdade essas plaquinhas são muito pequenas, o maior é a bateria 18650, mesmo...

Algo parecido com isso aqui:

6ec861c7be935db87f1c6f037541d463.thumb.jpeg.64960ca98925e655f96adf84430dd79f.jpeg

Postado

@rmlazzari58 Nesse caso a power bank se manteria ligada a bateria do carro o tempo todo? ou eu teria que usar, carregar e usar novamente?

@Thiago Miotto Estou com esse projeto para fazer mas não acho o 7805 aqui na minha cidade e entre gastar 20 reais com ele ou algum circuito pronto, igual esse que você mandou, vou optar em comprar o já pronto.

@.if Sim, essa é uma das opções que eu achei aqui, mas não estou encontrando o 7805 aqui na minha cidade e prefiro gastar 29 em um circuito pronto do que 20 em um 7805.

• Membro VIP
Postado

Se o ruído vem do carro há pouco o que se fazer. Dica: grave o chiado e publique o .mp3 dele aqui. Ou também video com áudio audível claro. O que lhe for + fácil. Com um pouco de sorte e intuição talvez dê pra identificar ...

celebridades-do-longa-a-origem-atualment🤪

aff... tô nem aí cô 6... dá 1 tempo pow! 😁

Ah ... há também a opção de com zener

e086925d5dac2bfa1eb40b198a5b47fc.jpgcoloque capacitor na saída...

Peças acháveis em sucatinhas...

• Curtir 1
  • Haha 2
Postado
1 hora atrás, Victoreduar_ disse:

Nesse caso a power bank se manteria ligada a bateria do carro o tempo todo? ou eu teria que usar, carregar e usar novamente?

Você que sabe. Poderia manter ligado o tempo todo, adaptado, por exemplo, atrás do painel, do console de forma a deixar do lado de fora apenas a USB. Poderia também deixá-lo de fora de forma a poder levá-lo de lá prá cá... A diferença desse "power bank" para aqueles que tem prá vender, é que esse é para ser ligado nos 12v e é para ser carregado e usado ao mesmo tempo.

Nessa foto tá faltando um rabicho com um conector tipo acendedor de cigarro, que não tenho aqui. Esse rabicho só é necessário se você quiser levar esse power bank prá lá e prá cá.

20210309_092355.thumb.jpg.6fa3c3731d86138214e94a37da027d4d.jpg

A plaquinha verde converte 12v em 5v, a azul recebe os 5v, carrega a bateria e manda 4,2v para a USB fêmea. A caneta bic é para dar uma ideia do tamanho.

20210309_092437.thumb.jpg.fb4e6cdb90dd4f8328aef8f997a88077.jpg

Estava vendo aqui... parece que nem todos os adaptadores de bluetooth trabalham com menos do que 5v. Como a saída da plaquinha azul é 4,2v teria que testar no seu bluetooth. Se o seu não trabalhar, vai precisar de mais uma plaquinha, que converta 4,2v em 5v.

booster.jpg.e9985a121daa7b8d1725288e1c1ca5c4.jpg

• Curtir 2
Postado

@.if Vou tentar gravar, o problema é que na minha cidade eu não consigo achar esses componentes pra vender, o que eu tenho de sucata aqui não tem nenhum deles.

@rmlazzari58 Entendi, vou tentar por uma placa de conversão direta, se nao der certo vou para esse modelo.

Postado

Ola.

Vamos por partes :

Esses aparelhos são de origem estrangeira para serem usados em carros que já possuem linha DC filtrada e com supressor de ruído, o que não é o caso por aqui .

Eles são uma versão movel das populares  music box via bluetooth que se usa em casa ou na rua para amplificar o as midias tocadas no celular. MAS COM ALIMENTAÇÂO POR BATERIAS PREVIAMENTE CARREGADAS .

Nos veículos onde o aparelho de som aceita conexão direta via bluetooth  o circuito do aparelho já tem a supressão e filtragem na propria placa e aterramento diferenciado no deck multimidia , e não existe chiado .

Por aqui se tem tentado várias alternativas para contornar a deficiência da linha DC veicular, talvez seu aparelho funcione normalmente em outro veiculo que já tenha a linha otimizada.

voce disse que funciona normalmente em um powerbank , mas não mencionou se usou o powerbank dentro do carro, e com o carro ligado .  Isso importa ?  Sim !!!!   porque se o chiado não for gerado pela linha e sim por EMI ( oriunda de  alternador , A/C , direção eletrica, etc )  então nenhum step-up ou step-down vai resolver.

Mas , se funciona em um powerbank dentro do carro e com ele ligado então  então seu problema acabou, compre um powerbank e deixe ali no console do carro com o receptor bluetooth ligado nele.  O consumo desse aparelho é relativamente baixo e terá muitas horas de som limpo .

'_'

• Amei 1
Postado
43 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Mas , se funciona em um powerbank dentro do carro e com ele ligado então  então seu problema acabou, compre um powerbank e deixe ali no console do carro com o receptor bluetooth ligado nele.  O consumo desse aparelho é relativamente baixo e terá muitas horas de som limpo .

Uma dúvida. Se ele carregar o powerbank c/ a energia do carro ao mesmo tempo que o powerbank alimenta o dispositivo bluetooth dele, o ruído passaria da entrada p/ a saída?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

D_NQ_NP_889828-MLB31366005393_072019-O.w

Este regulador gera seu próprio ruído (chiado). O mais certo é um linear mesmo algo como o já dito 7805. Sobre o filtro, teça algum comentário sobre o já dito filtro dsl. Somente como referência, claro mas quiçá adaptável com alguma criatividade e imaginação.

• Obrigado 1
Postado

@.if  Certo, optei por esse por nao encontrar os componentes do circuito do 7805 na minha cidade e ficaria fora de mão comprar 10 peças de cada componente para usar apenas 1. Sobre o filtro dsl, o que eu encontrei é apenas para telefone com tensão alternada e alta, não encontrei nada perto de 12vDC.

• Membro VIP
Postado

Ok...

O filtro lhe mostrei apenas como norte e ele não tem o propósito de "tirar chiado de adaptador blue tooth de @Victoreduar_ 's" ... Mas se possuíres algum é bem capaz de ter bom resultado. Também não tem esta de 12V, 127V 220V e tal. Pode ser o que tiver na reta.

E não lembro se já perguntei que tipo de sucatinha possuis ao teu alcance pois as opções de regular 5V são várias.

2 horas atrás, Victoreduar_ disse:

algum componente que coloca na entrada ou saida dele que possa me ajudar?

Quanto a isso, a resposta ao questionamento acima pode nos ajudar a te ajudar. P.ex. podes colocar capacitores e indutores semelhantemente ao filtro que lhe informei. P.ex. a maioria dos que conheço tem algum carregador de celular sucateado ao alcance das mãos. Não raro tem fonte de pc ou carregador de note. Ok.. você faz parte da minoria 😁

• Curtir 1
Postado

Apesar de ser carregada com alternador (quanto será a frequência desse alternador? Será 50Hz, 60Hz, como na rede elétrica?), o que alimenta o acendedor de cigarro é uma bateria. Bateria sempre dá energia "limpinha", diferente desses reguladores PWM. Se desse para usar um LM7805 no circuito tradicional, uns 470uF entre a entrada e 100nF na saída... ou talvez uma capacitância mais adequada à frequência do alternador...

OFF TOPIC - Sei que arrumar trabalho pros outros é fácil mas... eu morava em BH (Rua Bahia) e fui algumas vezes a Itaúna pescar. Era rapidinho... bem, quando chegava perto de Betim, Contagem às vezes embaçava um pouco. Mas era pouco mais de uma hora... As lojas de eletrônica, se não me engano, ficavam atrás de onde morei, Rua Curitiba, Carijós... Para uma coisa que vai funcionar por anos, será que não vale a pena? Ligar antes é sempre boa pedida. Ou até pedir para alguém que já tem que ir a BH...

---

Uma curiosidade, @Victoreduar_, com o carro desligado, só na bateria, também aparece o chiado?

Postado

@rmlazzari58 Poderia me passar o conato de lojas em bh, contagem e betim que consigo esses componentes? Estou apenas esperando a oportunidade de ir em bh para buscar isso, as vezes acontece de eu ter que ir la, vou aproveitar essa viagem pra ja buscar isso.

@rmlazzari58

2 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Uma curiosidade, @Victoreduar_, com o carro desligado, só na bateria, também aparece o chiado?

Sim, continua, o ruído não tem muita alteração com carro desligado, ligado, acelerando. Existe uma diferença mas é pouca.

Postado
19 minutos atrás, Victoreduar_ disse:

Poderia me passar o conato de lojas em bh, contagem e betim que consigo esses componentes? Estou apenas esperando a oportunidade de ir em bh para buscar isso, as vezes acontece de eu ter que ir la, vou aproveitar essa viagem pra ja buscar isso.

Infelizmente não tenho, caro. Eu sei que tinha essas lojas de eletrônica, todas umas perto das outras, porque passava na frente. Nesse tempo eu só sabia trocar fusível, que era de atarrachar, rs... Bem, hoje sei um pouco mais mas só um pouco, mesmo, rs...

Mas, se não me engano, era rua Curitiba, perto da rua Bahia...

Como esse negócio de lockdown, acho que uma busca no Google (eu poria "loja eletronica belo horizonte"), previne chegar lá e dar com a cara na porta ou mesmo o cara não ter esse reguladorzinho.

(Se bem que não ter esse reguladorzinho é bem difícil, esse componente é muito comum.)

Agora se

22 minutos atrás, Victoreduar_ disse:

com o carro desligado, só na bateria

23 minutos atrás, Victoreduar_ disse:

o ruído não tem muita alteração com carro desligado, ligado, acelerando.

dentro do pouquinho que sei, o problema também poderia estar no terra do pino P2 que vai à entrada aux no rádio do carro, será que não? Ou no pino ou no jack...

Melhor esperar para ver o que os mestres do fórum dizem...

Postado
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

dentro do pouquinho que sei, o problema também poderia estar no terra do pino P2 que vai à entrada aux no rádio do carro, será que não? Ou no pino ou no jack...

Não, ta no caminho da bateria até o adaptador. O adaptador em outra fonte(power bank) e ligado no p2 do carro, não da ruido e o p2 do carro ligado no meu celular também nao da ruido.

Postado
3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Apesar de ser carregada com alternador (quanto será a frequência desse alternador? Será 50Hz, 60Hz, como na rede elétrica?),

A frequência varia conforme se acelera o carro ou não. Imagino que a 1800rpm esteja em 60 Hz. Inclusive nos carros antigos o marcador de RPM funcionava através da frequência do alternador. 

Postado
39 minutos atrás, Renato.88 disse:

A frequência varia conforme se acelera o carro ou não. Imagino que a 1800rpm esteja em 60 Hz. Inclusive nos carros antigos o marcador de RPM funcionava através da frequência do alternador. 

Mas então, creio eu que regulador nenhum será 100% eficaz. Já que todo regulador deixará passar a frequência que entra e creio que o chiado venha dessa frequência.

A solução 100% seria um circuito que alimente uma bateria ao mesmo tempo que essa bateria fornece os 5V pro adaptador.

Mas repetindo as palavras do @rmlazzari58, aguarde os mestres.

Postado
2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Mas então, creio eu que regulador nenhum será 100% eficaz. Já que todo regulador deixará passar a frequência que entra e creio que o chiado venha dessa frequência.

...

to aqui imaginando que ninguem levou a sério o meu post neste tópico  😶🥺😦

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...