Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, é a primeira vez que estou aqui criando um tópico neste fórum então se eu estiver cometendo algum erro ao criar este fórum ou etc eu peço desculpas..

Bem, vamos lá que meu problema é meio problemático...

Eu comprei um computador novo no começo de 2020, a princípio a configuração dele era: I5, 8GB RAM, GTX 960 4GB, 400W COOLER MASTER, 1 TB DE MEMÓRIA.

Mas com o tempo eu fui mudando algumas coisas e atualmente ele tem: 16 GB RAM, 400W CORSAIR, 2 TB DE MEMÓRIA, o resto eu deixei a mesma configuração.

Porém uma coisa me intriga muito nesse computador, todo e qualquer fone ou microfone que eu conecto nas entradas de p2 ou etc tem um chiado extremamente insuportável, principalmente no microfone que fica um barulho de fundo muito alto e pra conseguir meio que resolver isso eu acabei comprando um microfone cardióide C1-U Behringer que conseguiu ''abafar'' esses chiados, creio que seja por conta dele ser usb e não ir na entrada p2, porém com a sensibilidade muito baixa e mesmo assim ainda tem um chiado muito forte de fundo, sem contar a estática que do nada acumula nele e eu preciso botar a mão nele e colocar o pé no chão para ''descarregar''.

O fone apresenta também chiados quando eu aumento o volume, uma coisa que eu percebi ontem inclusive é que quando eu aumento o brilho do meu BlackWidow Chroma da razer, o chiado aumenta, eu entro no Razer Synapse e aumento o brilho do teclado e conforme eu aumento o brilho o chiado aumenta...

Eu cheguei a pensar que fosse problema de aterramento mas a minha casa possui aterramento, uso o pc direto na tomada, na verdade usava, atualmente ele está ligado num filtro de linha mas não tem diferença nenhuma do filtro pra tomada nesses casos.

Eu realmente não sei o que pode ser, creio que seja a placa-mãe porque no meu pc antigo esse meu fone atual nunca teve problema de chiado e nem nada, o microfone nele ficava ótimo e não dava nada, pode ser mesmo problema na placa-mãe ou o que seria?

placa-mãe: P8H61-M LX2 R2.0

Postado

@Gablieo   essa 

placa-mãe: P8H61-M LX2 R2.0

é a que você está usando atualmente ?

ela é muito antiga ,  mas com certeza esses chiados vem de algum mal contato nos componentes da placa ,  e consertar é bem difíciL , melhor trocar por outra mesmo .

Postado
1 hora atrás, devair1010 disse:

@Gablieo   essa 

placa-mãe: P8H61-M LX2 R2.0

é a que você está usando atualmente ?

ela é muito antiga ,  mas com certeza esses chiados vem de algum mal contato nos componentes da placa ,  e consertar é bem difíciL , melhor trocar por outra mesmo .

Sim, é a placa que estou usando atualmente, eu tenho uma aqui reserva que é a H61M-E, do meu antigo pc, ela suporta meu processador que é LGA 1155 e também comporta meus outros componentes e tal, pelo que eu sei ela é mais nova, acha melhor então eu trocar por ela então?

1 minuto atrás, Gablieo disse:

Sim, é a placa que estou usando atualmente, eu tenho uma aqui reserva que é a H61M-E, do meu antigo pc, ela suporta meu processador que é LGA 1155 e também comporta meus outros componentes e tal, pelo que eu sei ela é mais nova, acha melhor então eu trocar por ela então?

Por mais incrível que pareça meu pc antigo tem peças mais novas que o meu pc novo KKKKKKKKKKK

• Membro VIP
Postado

Duvido muito que a idade da placa-mãe tenha algo a ver com o problema. Normalmente quando um fone/microfone apresentam chiado é problema de eletricidade. A primeira coisa a saber, quando voce encosta no gabinete do pc onde não é pintado, dá choque? Mesmo que bem de leve? Se sim, a sua eletricidade está ruim. O que nos leva a outra pergunta. Tem fio terra? Mas terra de verdade, com haste fincada no chão e com fiação corretamente feita na casa?

Caso sim, seria importante arranjar um multímetro e ver se existe carga elétrica no polo neutro(não confundir com o terra). Caso a rede da casa esteja boa, antes de trocar a placa-mãe eu faria um teste com uma fonte de alguma amigo para ver se a carga eletrica que está gerando interferência não vem da fonte. E claro, por ultimo, também saber se você não tem equipamentos que possam gerar interferência próximos como um roteador wifi bem pertinho de onde passa o fio do fone ou outro aparelho que possa gerar um campo elétrico.

Postado
3 horas atrás, sdriver disse:

Duvido muito que a idade da placa-mãe tenha algo a ver com o problema. Normalmente quando um fone/microfone apresentam chiado é problema de eletricidade. A primeira coisa a saber, quando voce encosta no gabinete do pc onde não é pintado, dá choque? Mesmo que bem de leve? Se sim, a sua eletricidade está ruim. O que nos leva a outra pergunta. Tem fio terra? Mas terra de verdade, com haste fincada no chão e com fiação corretamente feita na casa?

Caso sim, seria importante arranjar um multímetro e ver se existe carga elétrica no polo neutro(não confundir com o terra). Caso a rede da casa esteja boa, antes de trocar a placa-mãe eu faria um teste com uma fonte de alguma amigo para ver se a carga eletrica que está gerando interferência não vem da fonte. E claro, por ultimo, também saber se você não tem equipamentos que possam gerar interferência próximos como um roteador wifi bem pertinho de onde passa o fio do fone ou outro aparelho que possa gerar um campo elétrico.

Então, quando eu encosto no gabinete não levo choque nem nada, segundo meu avô que acompanhou a construção da casa ele se certificou de que teve sim o aterramento, com haste fincada no chão e com a fiação corretamente feita, eu posso até testar com outras fontes mas quando eu usava a da cooler master o microfone ainda assim apresentava chiado, sobre equipamentos, meu roteador fica na parede na parte mais alta, então não tem como influenciar e o cabo do microfone é meio comprido então eu deixo ele passando ''isolado'' no chão, como é um microfone de mesa com pedestal e tudo ele desce o cabo e passa pelo canto da parede até o gabinete, eu achava que estava tendo esses problemas de rede elétrica mas eu levei meu pc até a casa de um amigo meu e lá apresentou o mesmo problema só que com o microfone dele, e também outros computadores em casa não deram problema com microfone, só no meu computador que tem isso mesmo. 

4 horas atrás, sdriver disse:

Mas no caso essa placa-mãe dá problema no microfone desde quando era nova, sempre teve esse problema e de fato não sei o que pode ser, meu medo é trocar a placa-mãe e o defeito se localizar em outra parte do computador, ai vou montar um do zero pra resolver, eu faço stream e gravo vídeos, é chato esses chiados.

• Membro VIP
Postado

voce usa o conector traseiro ou da frente na sua placa-mãe? Caso use atrás, já testou no conector frontal? Esse normalmente fica isolado do chassi do gabinete. 

Pelos testes que você fez, já é possível isolar um pouco mais o problema. Como já teve outra fonte e tinha o mesmo problema, resta realmente a placa-mãe como possível causa ou ainda, o seu gabinete que pode estar dando algum curto na placa.  Daria de fazer o teste de tirar a  placa-mãe do pc e ligar com ele numa mesa para ver se para o barulho.

Agora o jeito mais fácil de resolver seria comprar uma plaquinha de som USB e ligar seu fone nela.

Mas uma coisa não faz sentido. Apesar do seu avo ter acompanhado a construção da casa, voce disse que tem de as vezes colocar a mão no mic e o pé no chão descalço para remover a estática. É essa energia estática que causa o chiado e ela seria automaticamente controlada se o pc estivesse de fato, fazendo uso do aterramento de rede.

Postado
Em 10/03/2021 às 08:21, sdriver disse:

voce usa o conector traseiro ou da frente na sua placa-mãe? Caso use atrás, já testou no conector frontal? Esse normalmente fica isolado do chassi do gabinete. 

Pelos testes que você fez, já é possível isolar um pouco mais o problema. Como já teve outra fonte e tinha o mesmo problema, resta realmente a placa-mãe como possível causa ou ainda, o seu gabinete que pode estar dando algum curto na placa.  Daria de fazer o teste de tirar a  placa-mãe do pc e ligar com ele numa mesa para ver se para o barulho.

Agora o jeito mais fácil de resolver seria comprar uma plaquinha de som USB e ligar seu fone nela.

Mas uma coisa não faz sentido. Apesar do seu avo ter acompanhado a construção da casa, voce disse que tem de as vezes colocar a mão no mic e o pé no chão descalço para remover a estática. É essa energia estática que causa o chiado e ela seria automaticamente controlada se o pc estivesse de fato, fazendo uso do aterramento de rede.

Sempre usei o traseiro, mas já testei conector frontal também e ele apresenta um som bem mais limpo, o chiado diminui uns 20% nesse conector frontal, tanto que atualmente eu estou usando o frontal mas não é aquela coisa sabe? O gabinete eu acho meio difícil ele ser o responsável porque eu já tive dois gabinetes diferentes e os dois apresentavam exatamente o mesmo problema, porém pretendo trocar de gabinete de novo para um menorzinho porque esse que tenho atualmente é muito grande e ocupa muito espaço na mesa, posso testar, mas esse gabinete menor foi o que veio com ele e também tinha o mesmo problema...

Sobre colocar a mão no microfone e colocar o pé no chão isso só acontece quando eu uso uma meia como um tipo de ''filtro'' para não estourar o som de ''P'' e ''B'' no microfone, quando não uso a meia nele o som fica o mesmo, ai se eu colocar passa algumas horas ele faz isso. E também bem ás vezes o microfone me da um choque bem de leve depois que eu tiro a meia, se eu usar ele direto sem meia ele não faz isso.

Em 10/03/2021 às 08:21, sdriver disse:

E sobre o aterramento, é muito estranho porque como eu disse eu já levei esse pc na casa de um amigo meu e lá apresentou exatamente o mesmo problema só que com o microfone dele que também é um microfone de mesa, também já levei na casa da minha mãe, mesmo problema só que com fone de ouvido de celular, resumidamente, qualquer lugar e qualquer fone nele apresenta esse chiado, se quiser ver o meus vídeos no youtube pra ter uma ideia de que chiado eu me refiro e tal

4 minutos atrás, Gablieo disse:

Sempre usei o traseiro, mas já testei conector frontal também e ele apresenta um som bem mais limpo, o chiado diminui uns 20% nesse conector frontal, tanto que atualmente eu estou usando o frontal mas não é aquela coisa sabe? O gabinete eu acho meio difícil ele ser o responsável porque eu já tive dois gabinetes diferentes e os dois apresentavam exatamente o mesmo problema, porém pretendo trocar de gabinete de novo para um menorzinho porque esse que tenho atualmente é muito grande e ocupa muito espaço na mesa, posso testar, mas esse gabinete menor foi o que veio com ele e também tinha o mesmo problema...

Sobre colocar a mão no microfone e colocar o pé no chão isso só acontece quando eu uso uma meia como um tipo de ''filtro'' para não estourar o som de ''P'' e ''B'' no microfone, quando não uso a meia nele o som fica o mesmo, ai se eu colocar passa algumas horas ele faz isso. E também bem ás vezes o microfone me da um choque bem de leve depois que eu tiro a meia, se eu usar ele direto sem meia ele não faz isso.

E sobre o aterramento, é muito estranho porque como eu disse eu já levei esse pc na casa de um amigo meu e lá apresentou exatamente o mesmo problema só que com o microfone dele que também é um microfone de mesa, também já levei na casa da minha mãe, mesmo problema só que com fone de ouvido de celular, resumidamente, qualquer lugar e qualquer fone nele apresenta esse chiado, se quiser ver o meus vídeos no youtube pra ter uma ideia de que chiado eu me refiro e tal

Inclusive eu falo sobre esse assunto em um vídeo meu, mostro o microfone e tal

• 3 anos depois...
Postado

@sdriver boa tarde mano, estou pesquisando ja tem um tempo pra resolver o mesmo problema e não encontrei respostas. só que no meu caso, a entrada frontal apresenta o ruido, começou hoje, ai do nada eu percebi que estava saindo um ruido. se conseguir me ajudar, ficarei grato.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...