Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde tenho uma RTX 3070 galax, com aorus x570 pro wifi, com um processador amd 5800x, 32gb ram 3000mhz xpg, e um ssd m2 nvme gen 3 kingston.

Minha placa de vídeo não funciona no pcie gen 4, da erro 43, da que o drive não pode ser instalado e por ai vai, se eu for na bios e trocar a função do pcie de auto para pcie gen 3 , ela funciona certinho. Não sei mais o que tentar, mês passado (final de fevereiro) teve atualização de drive da placa de vídeo e também teve da bios da placa-mãe, e o problema não se resolveu continua o mesmo se tentar usar o pcie gen 4 .

gostaria de saber se alguém teve esse problema e se conseguiu resolver, no mexe e remexe consegui fazer funcionar 2 vezes no pcie gen 4, porém e so deligar o pc que o problema volta, não acredito ser problema físico da placa de vídeo, percebi que outros pessoas que usam o amd x570 com rtx serie 3000 também tiverem o mesmo problema mesmo sendo fabricantes diverentes .

Postado

O problema não é a GPU. O problema é a BIOS da sua placa-mãe.
As X570 foram lançadas com futuro suporte a PCI-e gen 4. Você tem que atualizar a BIOS para a mais recente para funcionar.

E sobre as diferenças atuais entre gen 4 e gen 3: elas não são pequenas nem quase nulas, elas são absolutamente nulas. Há extensos vídeos de canais renomados especializados em hardware no Youtube mostrando os testes.

Postado
7 horas atrás, mineirimbb disse:

@lordlucas você atualizou a bios? 

Então, estou com esse problema desde janeiro 2021, comprei placa vídeo, placa-mãe e processador juntos!! detectei o problema, fui ver como estava a bios e já tinha 3 novas versões, sendo a mais atual de janeiro  2021 então atualizei e funcionou !! porém assim que eu desligo o problema voltava!! em fevereiro saiu outra atualização de bios atualizei porém não funciona! troquei a placa de vídeo em slot pcie, e funcionou em pcie 4. ate eu desligar o pc  e o problema voltar!! 

Postado

Salve brother, eu tenho a mesma placa que você e estou na mesma situação.

Uso uma B550 e tb só funciona em Gen3.

***** que eu tinha um NVMe 4.0 e ele voltou pra 3.0 por causa da placa de vídeo.

Coloquei no PC de um amigo que tem uma Asus e funcionou.

Tentei entrar em contato com a Gigabyte e disseram que não existe esse problema e que é problema da VGA.

Mandei o vídeo da VGA funcionando em outro PC disseram que o problema é do processador.

Mandei email pra AMD e disseram que é problema da placa-mãe ou da VGA.

Coloquei uma RTX3080 da Asus do amigo onde liguei a minha placa e funcionou e não tive problemas.

Perguntei se ele trocava a 3080 pela 3070 no taco e ele não aceitou, óbvio.

Tentei trocar a placa no taco com a Terabyte por alguma de outra marca e não aceitaram.

Eles queriam me devolver o dinheiro, ruim que eu comprei em um dia por 5099 no outro tava 7500.

Resumo to a 3 meses com a vga em pcie 3.0

Rezando por uma bios / driver arrumar.

Ah, nunca mais compro nada galax. O site internacional deles nem sequer suporte oferece.

Sem-t-tulo.png

Postado

@Rock'n Roll amigo, como o amigo outro rapaz disse lá em cima, acredito que isso seja um problema temporário que alguma atualização da bios ira resolver!! outros coisa conseguir fazer a minha placa funcionar em gen 4 por duas vezes, e fiz vários teste de benchmark,  a diferença de performance em gen 4 para gen 3 foi irrelevante, quase nula!!  não faça besteira de trocar sua placa assim!! eu queria que funcionasse em gen 4 não por causa de desempenho, mais sim porque eu tenho esses tik nervoso! de que tem que funcionar!! 

@mineirimbb sim, quando eu comprei a placa, fiquei com medo dela não vir atualizada para aceitar meu r7 5800x, então baixei a bios no site, coloquei no pendrive e fiz o procedimento pelo botão flash! 

• 2 meses depois...
Postado

Estou tendo o mesmo problema... você atualizaram a bios da gpu? Eu fiz a atualização no site da galaxy, usei por meses sem problemas. Fiz um upgrade de placa-mãe a 4 dia pegando uma asus tuf b550m plus é simplesmente troquei a placa-mãe 2 vezes achando que era defeito dela.

agora vejo que o problema está no conjunto. Rtx 3070 com placas novas e pciexpress 4.0.

to quase voltando pra minha b450(tendo que comprar outra pois já vendi a minha)

ou indo para x570 tuf Br pois testei na do meu amigo e rolou de boa.

Amanhã vou pegar meu dinheiro de volta por arrependimento de compra e pegar uma aorus elite b550 e fazer tudo de novo. Caso de errado vou pra x570 que já funcionou.

Postado

Consegui resolver configurando para abrir na Gen3 o pcie da GPU. Agora é aguardar a atualização da bios da asus ou da Galax para solução. 
Vou abrir um suporte na Galax e passar esse problema.

Acredito que com o tempo terá solução. 

OBS: não testei o pcie gen4 no nvme pois ainda não comprei. 

Se der esse erro 43, entre na Bios>Advanced mode> Buscar na sua Bios parte dos componentes da placa, encontrar referencia do pcie x16 e colocar GEN3.
Vou tirar fotos do procedimento na Asus Tuf b550m Plus e postar aqui.

Boa sorte!

14 horas atrás, Paulo Lassance disse:

Estou tendo o mesmo problema... você atualizaram a bios da gpu? Eu fiz a atualização no site da galaxy, usei por meses sem problemas. Fiz um upgrade de placa-mãe a 4 dia pegando uma asus tuf b550m plus é simplesmente troquei a placa-mãe 2 vezes achando que era defeito dela.

agora vejo que o problema está no conjunto. Rtx 3070 com placas novas e pciexpress 4.0.

to quase voltando pra minha b450(tendo que comprar outra pois já vendi a minha)

ou indo para x570 tuf Br pois testei na do meu amigo e rolou de boa.

Amanhã vou pegar meu dinheiro de volta por arrependimento de compra e pegar uma aorus elite b550 e fazer tudo de novo. Caso de errado vou pra x570 que já funcionou.

• 2 meses depois...
Postado

Olá.

Estou com o mesmo problema, porém com RTX 3060 e uma TUF B550m.

Mesmo limitando o Slot na BIOS em GEN3, quando roda o Windows, ele roda todo travado.

Colocando a GPU no Slot PCIe 3.0 roda liso, sem probelama, porém não consigo usar nenhuma conexão SATA...

Mandei a primeira MB que recebi para garantia e eles estão me retornando uma nova, quando chegar farei testes e colocarei os resultados aqui.

Mas eu acredito que isso seja um problema de produção de chipset o do chip da BIOS.. pois se fazer um levantamento estatístico, a quantidade de MB com Chipset B550/X570 rodando, e o numero de problemas que estão sendo relatádos, conclui-se que algum lote desses componentes estaja sendo o causador disso. Tenho conhecidos que estão com o mesmo setup, e não apresentaram problema.

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado

Tenho uma Galaxy SG 3070 junto com TUF GAMING X570-PLUS/BR e fiz contato com ASUS e Galaxy, ambos os suporte são precários(para não dizer VERGONHOSO), a Galaxy pediu para enviar a VGA sendo que eles sabem desde problema (Eu ia enviar a placa, ficar sem usar para eles devolverem e dizer que não tem problema, meio ilógico isso... se querem testar, eles tem plenas condições de montar algo igual e realizar testes). A ASUS por sua vez, simplesmente disse que com as placas RTX 3070 da ASUS não tem esse problema, ou seja, quem sai prejudicado é a gente, consumidor. Já teve várias BIOS que atualizo (inclusive, atualizei a vbios q permite funcionar o SMART BAR) funciona por um tempo e depois para. Algo revoltante e vergonhoso que duas empresas gigantes não se unem para sanar este problema, ou é má vontade, ou o problema é maior do que se parece. O jeito é esperar DDR5 e torcer para que as placas novas já venha com isso nativo.

• 2 meses depois...
Postado

Hoje é de 27/12/21 9 meses depois de criar esse tópico, ainda não consegui resolver esse problema, a Aorus x570 esta com a ultima versão da bias disponível F35D, a GPU RTX 3070 sg esta com a nova BIOS que permite o uso do bar redimensionável. e ainda não funciona!! Percebo que o problema não e a GPU, pois comprei um SSD xpg  M.2 gammix s70 blade 2t  PCIe Gen4x4,  e também não funciona  PCIe Gen4, não da boot, e ainda ferrei com minha instalação do Windows. vejo que o problema e com essa BIOS da aorus (gigabyte). acho um vergonha isso!! uma empresa desse tamanho não resolver esse problema nesses 9 meses saiu unas 9 versão de BIOS e nenhuma resolveu o problema. 

• 4 meses depois...
Postado

Estou com o mesmo problema. Possuo uma X570 TUF, RTX 3070 SG, 5900X e um NVMe 3.0, a placa-mãe foi para a garantia, me deram uma nova, instantaneamente ao habilitar PCIe 4.0 o problema aparece. Meu Windows trava na tela de loading e só funciona se ficar reiniciando constantemente. Se eu por como PCIe 3.0, funciona normalmente, no slot secundário o PCIe 4.0 funciona, porém é limitado em x8.

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Vinicius Bastos disse:

Estou com o mesmo problema. Possuo uma X570 TUF, RTX 3070 SG, 5900X e um NVMe 3.0, a placa-mãe foi para a garantia, me deram uma nova, instantaneamente ao habilitar PCIe 4.0 o problema aparece. Meu Windows trava na tela de loading e só funciona se ficar reiniciando constantemente. Se eu por como PCIe 3.0, funciona normalmente, no slot secundário o PCIe 4.0 funciona, porém é limitado em x8.

Pois é, eu já desisti, esperar novos processadores e chipsets... Porém, segundo a ASUS, as VGA da ASUS com a Placas ASUS esse problema não acontece... a galaxy não tá nem aí, infelizmente.  

• 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
Postado

Bom, sou usuário muito antigo daqui e também sou da GALAX. 

Para o conhecimento de todos, toda e qualquer BIOS não pode ser sequer lançada sem que a NV permita, ou seja, a BIOS da placa de vídeo é Nvidia. 

Até as BIOS utilizadas para overclocking extremo são, assim como o driver, que em conjunto permitirá a sua utilização. 

Me passaram esse tópico, eu nem havia visto, mas de nossa parte, realmente não podemos fazer nada. 

É importante ressaltar que somente acontece em determinadas placas mãe com plataforma AMD (nunca vi nada relacionado com Intel, para PCIEX 4.0).

As pessoas que tem as placas de vídeo neste tópico podem por si comprovar o perfeito funcionamento em quaisquer plataformas Intel ou até tentar em potras placas mãe (mesmo com AMD, são poucas que apresentam esse problema). 

Digo que nada podemos fazer pois além da BIOS não ser da GALAX, não existe nenhum defeito ou incompatibilidade na placa de vídeo, tanto que funcionará em praticamente perfeitamente em praticamente todas as placas mãe PCIEX, inclusive na gen 3.

Atenciosamente 

Ronaldo Buassali 

• Membro VIP
Postado

@lordlucas Acho q tudo q for relacionado a pci-ex gen4 tem esse problemas nas b550 e x570, infelizmente.

@Ronaldo Buassali, boa noite, uma vez em uma live, fiz uma pergunta paga lá e o senhor ia tentar se conseguia o contato com alguém da ASUS, conseguiu? desde já agradeço. Obrigado pela atenção.

Postado
47 minutos atrás, bagmf disse:

@lordlucas Acho q tudo q for relacionado a pci-ex gen4 tem esse problemas nas b550 e x570, infelizmente.

@Ronaldo Buassali, boa noite, uma vez em uma live, fiz uma pergunta paga lá e o senhor ia tentar se conseguia o contato com alguém da ASUS, conseguiu? desde já agradeço. Obrigado pela atenção.

Tenho sim, basta me contatar. 

Abraço

• Membro VIP
Postado

Pessoal, dia 31/05 saiu a versão final de um BIOS update para placas AMD incluindo o AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.7 e revolvi testar novamente ativar o pcie 4.0 e por incrível q pareça ainda está em pleno funcionamento sem intermitências como acontecia em outras BIOS, em que funcionava bem 1 dia e depois da primeira desligada ou reiniciada, ou subia o S.O sem ser possível reconhecer o driver ou o S.O trava na inicialização, ou ao abrir um jogo( Tenho Jogado Warzone ), o jogo fecha ou S.O trava...

Estou usando dois NVMe [email protected] e DOCP deixando as memórias em 3200...

Enfim, não vou comemorar porque sei q informática n é ciência exata kkkkkkkkkkkk.

Segue Prints...

image.png.98a072a9cc8611024fee15cd98c05800.pngimage.png.9bacfe96c83638f33b8f83ea1317c677.png

• 2 semanas depois...
Postado
Em 16/06/2022 às 12:11, bagmf disse:

Pessoal, dia 31/05 saiu a versão final de um BIOS update para placas AMD incluindo o AMD AM4 AGESA V2 PI 1.2.0.7 e revolvi testar novamente ativar o pcie 4.0 e por incrível q pareça ainda está em pleno funcionamento sem intermitências como acontecia em outras BIOS, em que funcionava bem 1 dia e depois da primeira desligada ou reiniciada, ou subia o S.O sem ser possível reconhecer o driver ou o S.O trava na inicialização, ou ao abrir um jogo( Tenho Jogado Warzone ), o jogo fecha ou S.O trava...

Enfim, não vou comemorar porque sei q informática n é ciência exata kkkkkkkkkkkk.

Segue Prints...

image.png.98a072a9cc8611024fee15cd98c05800.pngimage.png.9bacfe96c83638f33b8f83ea1317c677.png

Troquei a placa-mãe, troquei o processador e mesmo assim ainda trava o boot em PCIe 4.0. Mesmo com essa nova BIOS.
O @Ronaldo Buassalidisse não ser um problema da GPU, mas o estranho é que o PCIe 4 funcionava antes, então estou realmente confuso KKKKK

• Membro VIP
Postado
Em 16/06/2022 às 11:11, bagmf disse:

Segue Prints...

Depois desses dias todos funcionando, eu viajei a trabalho e quando voltei (dia 22-06), liguei o PC normalmente e, infelizmente, voltou a travar no boot. Voltei para o 3.0 e tudo funcionando perfeitamente. É como eu já disse, esperar que as correções venham na próxima geração. 

• 7 meses depois...
Postado
Em 24/06/2022 às 23:05, bagmf disse:

Depois desses dias todos funcionando, eu viajei a trabalho e quando voltei (dia 22-06), liguei o PC normalmente e, infelizmente, voltou a travar no boot. Voltei para o 3.0 e tudo funcionando perfeitamente. É como eu já disse, esperar que as correções venham na próxima geração. 

Update final: Após a troca da placa de vídeo, PCIe 4.0 voltou a funcionar.
Agora não sei se tento contatar a garantia ou se já vendo logo (Deixando essa observação do PCIe 3.0, claro). Meu medo é contatar a garantia, eles testaram em outra plataforma e funcionar normalmente, concluindo-se em eu pagando 2 fretes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...