Ir ao conteúdo

Configurar corretamente a BIOS para funcionar Memória RAM (Asus Z97M-PLUS/BR)

Ir à solução Resolvido por Dalton.k,

Posts recomendados

Postado

Após acabar a bateria da minha placa-mãe não consegui mais configurar ela de forma correta;
Toda vez que ligo o PC ele fica reiniciando várias vezes e nunca para, e piscando o DRAM_LED, então preciso apertar o botão MemOK! para que o PC possa iniciar (Imagem 1);
MemOK.jpg
Após este procedimento, o PC reinicia vem a seguinte mensagem "Memory OK! succeeds in system booting! Enter BIOS setup menu and save the memory settings, or visit ASUS website (www.asus.com) for lastest BIOS version. Press F1 to Run SETUP" (Imagem 2) então aperto F1 e entro na BIOS;
F1.jpg
Na BIOS já está selecionada a opção XMP para a minha memória que são 2 pentes "MEMORIA KINGSTON HYPERX SAVAGE 16GB (2X8) DDR3 2400MHZ VERMELHA, HX324C11SRK2/16" (Imagem 3);
BIOS.jpg

Na frequência da memoria RAM já está selecionada a opção que é da memória "DDR3-2400MHz" (Imagem 4);
Frequencia.jpg
Na parte do DRAM Timing Control já está selecionado os valores conforme a imagem 5;
Timing.jpg

Na lateral direita da BIOS mostra a  frequência da memória em 1600 MHZ (Imagem 6) não sei por que;
direita.jpg
Baixei a versão mais recente da BIOS no site da ASUS, ela é de 25/03/2016, esta mesma versão já estava instalada...

Posso apertar ESC e sair sem salvar da BIOS, o PC reinicia e desta vez entra normalmente no sistema operacional...

Porém ficar fazendo este procedimento todos dias não agrada à ninguém...

Usando o CPUZ tenho estes dados:
placa-mãe Asus Z97M-PLUS/BR (Imagem 7);
Placa.JPG
Memoria RAM Kingston Hyperx Savage DDR3 2400MHz 8GBs x2, me parece que a frequência não salvou na BIOS... (Imagem 8 );
Memoria.JPG
Processador i5 4590 3.3GHz (Imagem 9);
CPU.JPG

Fico grato à quem souber uma forma de configurar a memoria RAM de forma correta para que não precise fazer o processo de MEMORY OK! toda vez que ligo o PC....

Obrigado!
Dalton.

Postado
51 minutos atrás, Math.Pi disse:

Só faltou print da aba mais importante (SPD).

Opa, vi que no slot 1 estava vaziu, agora que vi que as memórias estão nos slot 2 e 4 conforme o manual da placa-mãe sugere, segue as imagens.
slot2.JPG.a8c098042d09caeb1b24dd3681827ad1.JPGslot4.JPG.bb0c8ab1520d9be330ef7b0f00f53a51.JPG

51 minutos atrás, Math.Pi disse:

Teste um perfil de memória padrão (sem ser XMP).

Como a placa-mãe não suporta a frequência de 2400MHz nativamente, se não me engano só funciona ativando o perfil XMP.

Postado
Em 15/03/2021 às 09:24, Math.Pi disse:

Por ser um OC alto pra uma DDR3, pode ser só azar mesmo dos chips não segurarem essa frequência.

Chegou a testar em 1600MHz? e 2133MHz?

Coloquei na BIOS como 2133MHz, deixei 5 minutos desligado e liguei novamente, aprece que passou direto pelo problema de não ligar sem apertar o MEMORY_OK!
Porém olhando no CPU-Z tive esses resultados... estão corretos para a memória de 2400MHz que era para rodar em 21333MHz????

2133-2.JPG.32d3033fbe5b49bd95686166615a210b.JPG      2133-4.JPG.08cd93060815fc970ad0358a8eda584e.JPG

• Solução
Postado

Funcionou de boa para iniciar o PC hoje, creio que a placa-mãe não suporta memória RAM de 2400MHz.... pena
- Vou deixar em 2133MHz na BIOS a frequência da memória para resolver esse meu problema na inicialização.

Obrigado @Math.Pi pela ajuda :D

Abraço

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...