Ir ao conteúdo

Quero usar um ssd apenas com o Windows ja instalado (com outro computador)

Ir à solução Resolvido por Raul Parzianello,

Posts recomendados

Postado

Pessoal de antemão já quero avisar q sou muito leigo então me perdoe se eu errar muito. Enfim, eu comprei uma nova placa-mãe e processador em conjunto com memórias novas, quero fazer a instalação destes e já formatar meu computador no processo, vi vídeos que tem como formatar o Windows por uma ferramenta que ele mesmo disponibiliza (Windows 10), que se chama "Restaurar o PC". Formatado os meus discos (um sdd pro o Windows e um HD) eu irei prosseguir com a instalação de minhas novas peças citadas acima, eu terei algum problema? Faltara algum drive para minha placa-mãe? Já que eu fiz a restauração do Windows com meu PC antigo (placa-mãe de 2012 e ddr3). Desde já agradeço a sua atenção.

Postado

@Raul Parzianello Não recomendo o uso da ferramenta nem a instalação de um HD com sistema de outra placa-mãe. Existem muitos drivers que o windows instala e configura no momento da instalação (à parte dos drivers de chipset, LAN, etc.) e reaproveitar o windows de um PC para outro acarreta fatalmente em bugs, conflitos e crashes. O correto é usar a ferramenta de instalação do windows: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Você cria a mídia de instalação por ela e instala o sistema por ela. As configurações de usuário podem ser preservadas pela ferramenta que o windows possui nativamente, mas mesmo essas eu costumo não recomendar, pois se houver conflito de registro em um usuário ele pode ser transferido para outro usando a ferramenta. 

Para mais dicas de como instalar um sistema saudável favor ler o tópico abaixo.

Postado
25 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Raul Parzianello Não recomendo o uso da ferramenta nem a instalação de um HD com sistema de outra placa-mãe. Existem muitos drivers que o windows instala e configura no momento da instalação (à parte dos drivers de chipset, LAN, etc.) e reaproveitar o windows de um PC para outro acarreta fatalmente em bugs, conflitos e crashes. O correto é usar a ferramenta de instalação do windows: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Você cria a mídia de instalação por ela e instala o sistema por ela. As configurações de usuário podem ser preservadas pela ferramenta que o windows possui nativamente, mas mesmo essas eu costumo não recomendar, pois se houver conflito de registro em um usuário ele pode ser transferido para outro usando a ferramenta. 

Para mais dicas de como instalar um sistema saudável favor ler o tópico abaixo.

Beleza. Tenho um dúvida, eu possuo o ssd e o HD, e queria formatar ambos, como faço isso? Já que não possuo outro aparelho em casa 

Postado

@Raul Parzianello No site tem o tutorial completo de como instalar o programa em um pendrive. Depois de instalar você inicia o PC por ele e pronto. Alternativamente você pode simplesmente desconectar o HD, instalar o sistema no SSD, ligar o HD, apagar ele pelo windows do SSD, que é o que eu faria por sinal.

Postado
50 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Raul Parzianello No site tem o tutorial completo de como instalar o programa em um pendrive. Depois de instalar você inicia o PC por ele e pronto. Alternativamente você pode simplesmente desconectar o HD, instalar o sistema no SSD, ligar o HD, apagar ele pelo windows do SSD, que é o que eu faria por sinal.

Colocar ele pra iniciar o boot na bios e prosseguir com a instalação do w10 então? Eu faço isso com o ssd já conectado no sata ou espero para colocar depois? Ss eu ia fazer isso com o HD tb, pelo gerenciamento de armazenamento da de limpar ele se não me engano. Mais uma pergunta de leigo mesmo kkk, se eu fizer a instalação no ssd ele já ira formatar o ssd? Ou tenho q deixar ele virgem?

Postado

@Raul Parzianello Não entendi... por isso é importante você formular bem sua pergunta. Você quer formatar os dois HDs? Sabia que formatar significa apagar todos os dados e deixá-los limpos?
Se quer INSTALAR O SISTEMA em dois HDs simultaneamente, isso é impossível, não existe. Se quer instalar em dois HDs e ter os dois funcionando separadamente, então basta instalar em um e depois em outro, com ambos conectados à placa-mãe. O windows vai entender que você quer fazer dual boot e vai criar uma tela antes do início do windows onde você vai poder escolher qual dos dois vai usar.

Se quer alguma outra coisa que eu não consegui entender, ou presumir, ou adivinhar, aí vai ter que explicar melhor.

Se o que quer é realmente formatar, limpar os dois discos, então o próprio disco de instalação do windows permite limpar tudo, mas sem recobrar nenhum dado, nenhum arquivo. Se quer fazer backup de arquivos sem o windows estar funcionando, o Hirens faz isso, mas se o SSD for novo, melhor desconectar o HD do PC, instalar o windows no SSD, reconectar o HD, aí você tem acesso ao HD e pode fazer com ele tudo que quiser, de backup a formatação.

Postado

@WOZ Dods image.thumb.png.20a61555c61b50d3477ba212c249d2c3.pngEu quero formatar ambos, SSD e HD, para ficar file com as peças novas, o ssd será onde colocarei o novo windows. Só que o ssd não sei como poderei formatar já que é ele que está com o meu windows. A imagem que mandei é onde posso formatar meu HD certo?

Postado

@Raul Parzianello Você já tirou tudo que tinha de importante nos dois? Fez seu backup? Tem mil e uma formas de formatar/limpar um HD, sendo que o programa de instalação do windows, aquele que inicia pelo pendrive, tem essa opção se você quiser instalar o sistema do zero e limpar HDs. Sua imagem está perfeitamente inteligível, mas o que você quer fazer com esses discos? Vejo que você tem dois discos onde o sistema está instalado, e se um deles já tinha o sistema quando instalou no outro, então os dois se tornaram interdependentes, com dual boot. Você quer apagar tudo dos dois?

Postado

@WOZ Dods Não quero salvar nada, tudo de importante coloquei no google drive. Na verdade quero uma recomendação. Vou trocar de placa-mãe, falam que é recomendável ja instalar o windows do zero por causa de drivers, e pretendo formatar estes dois disp. de armazenamento, contudo, não sei como poderei limpar o ssd, isso que está me deixando com medo. No caso eu ja formato o HD agora? com o pc antigo mesmo? ou formato depois com as peças novas?

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Raul Parzianello disse:

não sei como poderei limpar o ssd, isso que está me deixando com medo. No caso eu ja formato o HD agora?

Quando você inicia o computador pelo usb de instalação o sistema que está rodando é do usb de instalação e não tem nada a ver com seu windows do ssd, logo poderá excluir as partições dele na tela das partições do instalador que estará rodando a partir do usb de instalação

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Solução
Postado

Pessoal agradeço muito a ajuda, consegui formatar os discos na hora de instalar o Windows com o USB, enfim agora estou baixando os drivers da asus para deixar tudo no esquema. Obrigado mesmo 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!