Ir ao conteúdo

Undervolt não diminuiu em nada a temperatura da GPU!!

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Salve glr, estou com um impasse que está incomodando bastante, estava querendo abaixar um pouco as temperaturas da minha GPU XFX RX 570 4GB, estava batendo 81 em stress, e em jogos pesados 75/81 também, com a curva de fans configurada por mim, pesquisei sobre o bendito undervolt, vi uma glr dizendo que diminuía coisa de 5 graus ou mais, fiz os procedimentos e testes porém não obtive nenhum resultado, a temperatura não abaixou em nada, zero zero ganho!

testei em varias tensões de 1150mv para 1110mv e fui diminuindo nessa ordem 1100mv, 1090mv, 1080mv, 1070mv, 1060mv, todas no estagio 7, todas essas tensões ficaram estáveis sem nenhum problema, porém minha temperatura não abaixou em NADA! Manteve seus 81 graus no test de stress do Furmark, o que pode está acontecendo?

obs: config completa no perfil!

Postado

@Normal user não é uma placa do aliexpress, comprei nova, tem cerca de 8 messes, estou jogando, Cod BO Cold War (75°/77°), Phasmophobia (70°/81°), The Witcher 3 (75°/81°) dentre outros, mas dependendo do game a temperatura fica menor.

@Yan_ ok vou testar para ver se tem alguma diminuição de temperatura e se fica estável. 

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, pedro20022 disse:

Salve glr, estou com um impasse que está incomodando bastante, estava querendo abaixar um pouco as temperaturas da minha GPU XFX RX 570 4GB, estava batendo 81 em stress, e em jogos pesados 75/81 também, com a curva de fans configurada por mim, pesquisei sobre o bendito undervolt, vi uma glr dizendo que diminuía coisa de 5 graus ou mais, fiz os procedimentos e testes porém não obtive nenhum resultado, a temperatura não abaixou em nada, zero zero ganho!

testei em varias tensões de 1150mv para 1110mv e fui diminuindo nessa ordem 1100mv, 1090mv, 1080mv, 1070mv, 1060mv, todas no estagio 7, todas essas tensões ficaram estáveis sem nenhum problema, porém minha temperatura não abaixou em NADA! Manteve seus 81 graus no test de stress do Furmark, o que pode está acontecendo?

obs: config completa no perfil!

É porque furmark usa primariamente a memória, não adianta muito baixar a tensão do núcleo.

Use algum benchmark mais útil que você vai ver diferença.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Imakuni fiz vários testes, agora com o superposition benchmark e obtive um resultado apenas mudando pouco as tensões, dessa forma ficou bem estável, mas vou tentar diminuir um pouco mais, pelo jeito era o furmark que era o software errado pra fazer os testes 

Sem Título-1.jpg

Postado

@Yan_ @WOZ Dods @Imakuni

acho que deu alguma ***** aqui na GPU, dps de colocar as tensões em 980mv ficou estável no test do superposition benchmark, porém quando fui jogar reparei q em um local especifico do game esta com umas listras/triângulos pretos tipo pixel quando eu passava mouse por cima, voltei as tensões para os padrões e mesmo assim continuo isso, tirei a placa do pc limpei mesmo assim não adiantou, estraguei a placa?

3df9de4e-bf73-43f2-913f-ed4f1894d4da.jpg

7cbc9f05-6f09-4106-876d-e0f90e7334b6.jpg

Postado
3 horas atrás, pedro20022 disse:

acho que deu alguma ***** aqui na GPU, dps de colocar as tensões em 980mv ficou estável no test do superposition benchmark, porém quando fui jogar reparei q em um local especifico do game esta com umas listras/triângulos pretos tipo pixel quando eu passava mouse por cima, voltei as tensões para os padrões e mesmo assim continuo isso, tirei a placa do pc limpei mesmo assim não adiantou, estraguei a placa?

Você não tem como ferrar a placa baixando os clocks e tensão. Se estão acontecendo esses artefatos, é algum bug ou no programa/driver ou então por qualquer razão que seja ele não esá aplicando os valores padrão de volta.

Tente rodar o DDU e atualizar o driver para dar uma limpa. E obviamente, desabilitar o OC.

• Curtir 1
Postado

@Yan_ testei o game em outro pc e isso só ocorre no meu mesmo, drivers já estão atualizados, coloquei outras versões mais não adiantou

@Imakuni rodei o DDU pra refazer a instalação dos drivers mas não resolveu

Fui testar no cod e parece que algumas texturas estavam ficando borradas demorando pra carregar, antes não tinha isso.

Postado

@pedro20022 tenho essa mesma RX 570 da XFX, essas suas temperaturas são normais. Essa placa tem como temperatura alvo 75 graus, segundo a própria BIOS: https://www.techpowerup.com/vgabios/192057/xfx-rx570-4096-170419.

A temperatura vai variar com vários fatores, a pasta que está aplicada, a temperatura ambiente, a tarefa sendo realizada...

Eu não me preocuparia com a temperatura que você está tendo, aqui o Furmark até passa dos 81 graus se deixar rodando, isso que fiz troca de pasta térmica, thermal pads e limpeza um tempo atrás. Quando comprei a minha (usada, via mercado livre) estava tendo problemas de temperatura (indo a 90 graus quase que instantaneamente), resolvi com troca da pasta térmica e thermal pads (o dono anterior, creio eu, aplicou uma pasta de baixíssima qualidade, me parecia ter usado uma Implastec branca, aquela da mais barata).

Sobre o undervolt, antes de chegar a pasta e thermal pads eu chegava a utilizar. Mas eu não lembro quanto exatamente eu reduzia, só lembro que fazia undervolt + redução de clocks. Mas no meu caso realmente havia um problema, já que ficava direto batendo 90 graus.

Essa placa não tem um sistema de resfriamento muito bom, por isso ela normalmente trabalha com essa temperatura que comparada a algumas placas é "alta". Mas é assim mesmo, se você pesquisar testes nessa RX 570 da XFX vai ver que é bem comum ela estar nessa temperatura. Mas a sua está normal em relação a temperatura, fique tranquilo.

Não vejo motivo para o undervolt no seu caso, é mais uma coisa pra você ficar tendo que prestar atenção ao invés de aproveitar o pc.

Sobre o problema que você tem no jogo, eu não jogo esse jogo, então não tenho como ajudar.

Mas tente drivers diferentes, aí você já descobre se não é um problema específico com algum driver. Se você entrar na página de drivers dessa placa no site da AMD, clicando em "Release Notes" em algum driver qualquer, vai ver que há algumas informações sobre problemas conhecidos do driver e correções aplicadas. Ou seja, é bastante normal o driver ter algum problema específico em determinado jogo e o fabricante saber disso e estar corrigindo. Não estou dizendo que é esse o caso, mas é uma boa testar outros drivers.

Apenas para informação, eu estou utilizando o driver Adrenalin 20.9.1 (Windows 10 64bits). Esse driver talvez não esteja mais disponível no site da AMD, notei que vários drivers são removidos da seção de downloads conforme novos vão surgindo. Mas você encontra estes drivers em sites como o Guru3D.

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, pedro20022 disse:

@FagundesRafael Obrigado por tirar um tempo para esclarecer as minhas duvidas, vou deixar o undervolt de lado, apenas vou tentar resolver o problema que estou tendo nesse game com esses "artefatos" 

Eu tentei encontrar algum vídeo de alguma situação parecida com a sua. Nos comentários desse vídeo um cara comentou que fez scan and repair pela battle net. Ele disse ter resolvido o problema dos artefatos, mas ainda ter problema de crash.

Acho que vale a tentativa.

Postado

@FagundesRafael acho q não deve ser artefatos, pelo q vi em vídeos artefatos fica aparecendo varias coisa na tela, em outros games não vi nada desses triangulo/listra preta, apenas nesse q fico com essas listras e triângulos, o estranho que é apenas nessa mesa que tá na foto fica aparecendo isso, justamente quando passo o mouse nesse treco azul ai fica aparecendo. 

image.png

Postado

15 horas atrás, pedro20022 disse:

@FagundesRafael acho q não deve ser artefatos, pelo q vi em vídeos artefatos fica aparecendo varias coisa na tela, em outros games não vi nada desses triangulo/listra preta, apenas nesse q fico com essas listras e triângulos, o estranho que é apenas nessa mesa que tá na foto fica aparecendo isso, justamente quando passo o mouse nesse treco azul ai fica aparecendo. 

image.png

Isso parece textura danificada. Já tentou reinstalar o jogo? Reinstalou o C++ e o Netframework? Atualizou seu windows?

Sobre suas temperaturas, acho que qualquer coisa que ultrapasse 70° deve ser visto com preocupação. A 80° a GPU já faz thermal throtling. Todo fabricante vai dizer que suas GPUs sobrevivem a 80° de temperatura de operação, mas a questão é por quanto tempo. Operar em temperaturas elevadas sempre reduz a vida útil de qualquer eletrônico, isso é inevitável. Há muitos remédios para corrigir isso, mas não recomendo em hipótese alguma que abra sua GPU e troque pasta térmica ou thermal pads. As fotos que mostrou de seu gabinete dão a entender que o fluxo de ar está bom e equilibrado. O ideal é que tenha sempre o mesmo volume de ar entrando e saindo, sendo que as ventoinhas de trás e de cima devem SEMPRE estar orientadas para a exaustão, e as da frente e baixo SEMPRE para intake.

Uma coisa que resolve esse tipo de problema, mas que as pessoas acham feio, é acoplar uma ventoinha auxiliar diretamente sobre sua GPU. Já fiz isso inúmeras vezes em PCs cuja GPU superaquecia (a despeito de pasta térmica ou thermal pads, pois a substituição raramente gera ganho substancial). O ganho de arrefecimento chega fácil a 10° com esse método. Aprendi a fazê-lo em um artigo do Tom's Hardware muitos anos atrás e desde então já ressucitei e salvei muitas GPUs que tinham esse tipo de problema. 

Usando abraçadeiras plásticas fica mais ou menos assim:

image.thumb.png.54f2966a2fa098d28d87032d2fd19583.png

No caso da imagem as ventoinhas originais foram retiradas, mas só de acoplar uma ventoinha de 120 mm comum sobre a carenagem da GPU o ganho de arrefecimento já é imenso. Detalhe que a GPU da foto é uma GTX 480, daquelas que tinha propaganda do povo vendo a casa absurdamente quente do helicóptero do exército e mandando a swat invadir (propaganda da AMD por sinal). Mesmo sendo uma das GPUs mais quentes que já existiu, o método acima deixou ela a pacatos 60° sob stress.

Ademais, recomendo que instale o MSI Afterburner e configure a curva de desempenho das suas ventoinhas originais para 50% a 50° e 100% a 70° para ver se isso já te ajuda um pouco. Coloque ele para iniciar com o windows e pronto. 

E por favor, não use mais furmark para testar GPUs por mais que uns minutinhos. Já vi muitas serem torradas assim.

Se quiser ver a referida matéria na íntegra, deixo o link: How To: Properly Plan And Pick Parts For An Air-Cooled PC, Part 2

• Curtir 1
Postado

Eu preciso discordar de algumas coisas:

13 horas atrás, WOZ Dods disse:

Sobre suas temperaturas, acho que qualquer coisa que ultrapasse 70° deve ser visto com preocupação. A 80° a GPU já faz thermal throtling. Todo fabricante vai dizer que suas GPUs sobrevivem a 80° de temperatura de operação, mas a questão é por quanto tempo.

Se a BIOS de fábrica informa temperatura alvo de 75 graus, como 70 graus pode ser preocupante?

Só para comparação, a Gigabyte informa no FAQ que a tecnologia fan stop pode acionar o fan só ao atingir 63°C: https://www.gigabyte.com/us/Support/FAQ/3277

Conforme se pode conferir nesse vídeo, a GPU manteve os 1286Mhz de clock mesmo chegando a 80 graus. Vale ressaltar que o vídeo é da XFX RX 570 versão de 8GB.

Sobre a durabilidade, ainda que a temperatura influencie, sem defeitos de fábrica e mal uso as GPUs costumam durar muitos anos. Apenas por atingir em stress e jogos pesados 81 graus, ele certamente não vai ferrar a placa dele. Se esse fosse o caso, a fabricante certamente não iria querer assumir o risco.

Ademais, recomendo que instale o MSI Afterburner e configure a curva de desempenho das suas ventoinhas originais para 50% a 50° e 100% a 70° para ver se isso já te ajuda um pouco.

50% a 50°?

Você acha mesmo necessário essa configuração para um usuário comum que vai jogar?

Eu posso garantir que esse ajuste vai produzir um ruído insuportável. Testei na época em que estava tendo problema de temperatura, era tão chato que eu preferia reduzir o clock e fazer undervolt.

(a despeito de pasta térmica ou thermal pads, pois a substituição raramente gera ganho substancial)

Quando falei sobre troca de pasta térmica e thermal pads estava relatando minha situação. No meu caso, uma placa usada e que realmente precisava dessa manutenção. Tanto foi que o problema da temperatura no meu caso foi resolvido após isso.

Para o Pedro não faria sentido trocar pasta térmica e thermal pads, uma placa com 8 meses de uso, comprada nova.

e 100% a 70° para ver se isso já te ajuda um pouco

Por experiência própria com essa placa, imagino que dessa forma praticamente qualquer jogo que ele for jogar vai deixar a ventoinha em 100%, então ele vai ouvir mais o som da placa do que o próprio jogo.

Eu sei que não tem nenhum problema deixar configurado assim, de fato a temperatura deve reduzir um pouco, mas eu prefiro deixar no automático e não ficar ouvindo o ruído.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, FagundesRafael disse:

Se a BIOS de fábrica informa temperatura alvo de 75 graus, como 70 graus pode ser preocupante?

A temperatura "alvo" é uma diretiva de resfriamento. Não tem nada a ver com a temperatura limite que o sistema suporta. De maneira geral recomendo manter seu sistema SEMPRE abaixo de 70°, preferencialmente ainda abaixo disso, pois quanto maior a temperatura menor a durabilidade de qualquer eletrônico.

3 minutos atrás, FagundesRafael disse:

Só para comparação, a Gigabyte informa no FAQ que a tecnologia fan stop pode acionar o fan só ao atingir 63°C: https://www.gigabyte.com/us/Support/FAQ/3277

Não quer dizer muita coisa. Isso é mais um shenanigan que a marca usa para atrair a clientela paranoica com ruído. Prefiro uma GPU tão eficiente que não chegue nunca a temperaturas altas do que uma que só faz barulho quando chega. Mas vai lá entender a mentalidade do povo que acha que toda GPU pode operar na temperatura limite indefinidamente e acha perfeitamente normal ela falhar com 3 anos de uso... Gente doida...

4 minutos atrás, FagundesRafael disse:

Conforme se pode conferir nesse vídeo, a GPU manteve os 1286Mhz de clock mesmo chegando a 80 graus. Vale ressaltar que o vídeo é da XFX RX 570 versão de 8GB.

1. vídeos de youtube não informam, só fazem distribuir desinformação. Se quer referências de qualidade, procure revistas virtuais de renome como Tom's Hardware, Hardware kanucks, Gamer's Nexus, guru3D, Anandtech, etc. Vídeo de youtube eu faço um agorinha aqui te provando que com uma batata e três palitos de dente dá para rodar Cyberpunk 2077. Se vai ser real é outra história.
  2. 80° C hoje é temperatura de thermal throtling de GPUs e CPUs em geral. Achar que atingir essa temperatura é perfeitamente normal é loucura. Se chega nela o sistema reduz a PERFORMANCE para evitar danos, então pode ter certeza de que não é uma temperatura saudável. Bem da verdade, quanto mais longe dela melhor.
7 minutos atrás, FagundesRafael disse:

50% a 50°?

Você acha mesmo necessário essa configuração para um usuário comum que vai jogar?

Eu posso garantir que esse ajuste vai produzir um ruído insuportável. Testei na época em que estava tendo problema de temperatura, era tão chato que eu preferia reduzir o clock e fazer undervolt.

50% é a velocidade que eu tenho duas GPUs funcionando aqui do meu lado agora. Uma é GTX 9600 e a outra RTX 2060. O ruído não é nem de longe insuportável. Inclusive sequer é detectável diante do ruído ambiente. Fiquei curioso de onde é que você tirou que 50% é um nível de ruído alto quando a 100% o ruído de ambas não passa de 35 dB. De onde as pessoas tiram essas ideias?

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A temperatura "alvo" é uma diretiva de resfriamento. Não tem nada a ver com a temperatura limite que o sistema suporta. De maneira geral recomendo manter seu sistema SEMPRE abaixo de 70°, preferencialmente ainda abaixo disso, pois quanto maior a temperatura menor a durabilidade de qualquer eletrônico.

Não quer dizer muita coisa. Isso é mais um shenanigan que a marca usa para atrair a clientela paranoica com ruído. Prefiro uma GPU tão eficiente que não chegue nunca a temperaturas altas do que uma que só faz barulho quando chega. Mas vai lá entender a mentalidade do povo que acha que toda GPU pode operar na temperatura limite indefinidamente e acha perfeitamente normal ela falhar com 3 anos de uso... Gente doida...

Em nenhum momento eu disse que 75 graus era o limite. O limite setado pela BIOS dessa placa é de 90 graus.

Pois bem, eu prefiro seguir as orientações do fabricante, se projetaram com determinada temperatura de operação e está dentro do informado, eu não mexo.

Mas vai lá entender a mentalidade do povo que acha que toda GPU pode operar na temperatura limite indefinidamente e acha perfeitamente normal ela falhar com 3 anos de uso

A placa do nosso amigo Pedro não está operando na temperatura limite, que seria de 90 graus. Conforme ele mesmo relatou, ela chega em torno de 81 graus em stress e jogos pesados.

Eu vou manter tudo aqui para evitar de acrescentar muitas publicações.

vídeos de youtube não informam, só fazem distribuir desinformação. Se quer referências de qualidade, procure revistas virtuais de renome como Tom's Hardware, Hardware kanucks, Gamer's Nexus, guru3D, Anandtech, etc.

Algumas das referências que você citou inclusive postam conteúdo no YouTube, então essa história de que por vídeo não é possível se informar é bobagem.

50% é a velocidade que eu tenho duas GPUs funcionando aqui do meu lado agora. Uma é GTX 9600 e a outra RTX 2060. O ruído não é nem de longe insuportável. Inclusive sequer é detectável diante do ruído ambiente. Fiquei curioso de onde é que você tirou que 50% é um nível de ruído alto quando a 100% o ruído de ambas não passa de 35 dB. De onde as pessoas tiram essas ideias?

Essa placa RX 570 da XFX realmente produz bastante ruído. Eu já tive outras placas e nenhuma faz tanto barulho.

No geral gosto de salientar que a pasta térmica original de qualquer GPU de qualidade, hoje, dura a vida útil inteira da GPU e só deve ser substituída em caso de OC extremo. Muitas vezes você troca a pasta térmica só para descobrir que não houve ganho nenhum em vista da original, sendo que alguns casos é comum vermos perda pela falta da densidade, viscosidade e contato adequados.

Eu concordo com você nesse ponto. Não recomendei a troca de pasta térmica e thermal pads, só relatei minha situação.

No meu caso havia um problema de temperatura, fiz troca de pasta térmica e thermal pads por se tratar de uma placa usada e que estava aquecendo acima do esperado. No meu caso resolveu, mas não é a mesma situação do Pedro.

Temperatura limite de 90°? Ligue seu PC, coloque um lança chamas perto o bastante para deixar ele a 89° e deixe assim por dois dias. Me conte o resultado depois. Sério, é física simples, não é teoria da relatividade. Quanto mais quente, menos dura. Pronto.

Eu não faria isso, nenhum usuário comum teria motivo para fazer isso.

Novamente, conforme o Pedro relatou, a placa dele chega a 81 graus em stress e jogos pesados.

Não sei qual gabinete você usa, mas os gabinetes que uso, os perfis de arrefecimento que uso, geralmente deixam as GPUs que uso nas montagens rodando entre 50° e 60°. Se a pessoa estiver tentando rodar 4K com uma RTX 2060 provavelmente ficará mais quente que isso, e bem feito por ser um glutão de performance nesse caso, mas fora disso dá para manter uma GPU rodando saudavelmente abaixo de 70°. Se a ventoinha ficar gritando há muitas formas de melhorar o desempenho de arrefecimento, inclusive redirecionando o fluxo de ar ou até acrescentando ventoinhas para melhorar a alimentação da GPU com ar fresco. Temos inclusive gabinetes direcionados para isso como o Aerocool Aero One Frost, que tem suporte para a instalação de ventoinhas diretamente abaixo da GPU e com isso garantindo que ela sempre receba ar frio do painel frontal. Pessoalmente prefiro o método "agressivo" de acoplar uma ventoinha de 120 mm diretamente sobre a GPU se for o caso, mas eu sou uma pessoa paranoica com temperaturas e não espero que os outros sigam meu exemplo, apesar dos PCs que monto durarem bem mais que a maioria...

O meu ponto é que ajustar a ventoinha nessa placa RX 570 da XFX para 50% a 50ºC e 100% a 70º vai produzir um ruído desnecessário, que na minha opinião é sim extremamente desagradável. Além disso, eu não vejo problema com a temperatura que ele tem de 75-81, considerando a informação do próprio fabricante.

Mas eu entendo sua preferência por manter em temperatura mais baixa, ainda que eu não veja necessidade.

• Curtir 1
Postado

Se ligou a 50% e forçou a GPU a rodar a essa velocidade e ainda sim o ruído da sua amostra de GPU foi tão alto, te aviso que ou você errou na configuração ou sua GPU estava com defeito. Já configurei pelo menos 30 GPUs esses últimos 2 anos para rodarem assim, todos os respectivos sistemas são tão silenciosos que os respectivos proprietários nunca perceberam que tinha uma GPU com ventoinhas rodando ferozmente ali dentro para mantê-la viva.

31 minutos atrás, FagundesRafael disse:

Quando falei sobre troca de pasta térmica e thermal pads estava relatando minha situação. No meu caso, uma placa usada e que realmente precisava dessa manutenção. Tanto foi que o problema da temperatura no meu caso foi resolvido após isso.

Para o Pedro não faria sentido trocar pasta térmica e thermal pads, uma placa com 8 meses de uso, comprada nova.

Entendo perfeitamente se a GPU estava realmente danificada/desgastada. No geral gosto de salientar que a pasta térmica original de qualquer GPU de qualidade, hoje, dura a vida útil inteira da GPU e só deve ser substituída em caso de OC extremo. Muitas vezes você troca a pasta térmica só para descobrir que não houve ganho nenhum em vista da original, sendo que alguns casos é comum vermos perda pela falta da densidade, viscosidade e contato adequados.

31 minutos atrás, FagundesRafael disse:

Por experiência própria com essa placa, imagino que dessa forma praticamente qualquer jogo que ele for jogar vai deixar a ventoinha em 100%, então ele vai ouvir mais o som da placa do que o próprio jogo.

Eu sei que não tem nenhum problema deixar configurado assim, de fato a temperatura deve reduzir um pouco, mas eu prefiro deixar no automático e não ficar ouvindo o ruído.

Não sei qual gabinete você usa, mas os gabinetes que uso, os perfis de arrefecimento que uso, geralmente deixam as GPUs que uso nas montagens rodando entre 50° e 60°. Se a pessoa estiver tentando rodar 4K com uma RTX 2060 provavelmente ficará mais quente que isso, e bem feito por ser um glutão de performance nesse caso, mas fora disso dá para manter uma GPU rodando saudavelmente abaixo de 70°. Se a ventoinha ficar gritando há muitas formas de melhorar o desempenho de arrefecimento, inclusive redirecionando o fluxo de ar ou até acrescentando ventoinhas para melhorar a alimentação da GPU com ar fresco. Temos inclusive gabinetes direcionados para isso como o Aerocool Aero One Frost, que tem suporte para a instalação de ventoinhas diretamente abaixo da GPU e com isso garantindo que ela sempre receba ar frio do painel frontal. Pessoalmente prefiro o método "agressivo" de acoplar uma ventoinha de 120 mm diretamente sobre a GPU se for o caso, mas eu sou uma pessoa paranoica com temperaturas e não espero que os outros sigam meu exemplo, apesar dos PCs que monto durarem bem mais que a maioria...

20 minutos atrás, FagundesRafael disse:

Em nenhum momento eu disse que 75 graus era o limite. O limite setado pela BIOS dessa placa é de 90 graus.

Pois bem, eu prefiro seguir as orientações do fabricante, se projetaram com determinada temperatura de operação e está dentro do informado, eu não mexo.

Sério? Então vais comprar uma fonte de 650 W para alimentar uma GPU que consome 150 W? Pois saiba que isso é orientação do fabricante padrão. 

Entenda, todas as fabricantes tem que lidar com todos os cenários. Se você é um bom usuário, que se preocupa com os cuidados mínimos que um PC merece, então parabéns para você, mas as orientações da fabricante raramente serão aplicáveis no seu caso. No extremo oposto temos usuários que instalam fontes MTEK de cinquenta mil Watts que não fornecem nem 200, que usam gabinetes Vinik que tem painel frontal 100% lacrado que nem deixam passar um sopro, e que vão comprar uma RTX 3080 achando que estão arrazando e ainda vão colocar uma ***** de um estabilizador no final da tomada. 

Você simplesmente não faz a MENOR ideia do que nivelar pelo mais fraco significa, e consequentemente se nivela por isso. Lamento por você nesse sentido. Prefiro usar fontes de qualidade que fornecem no mínimo a potência rotulada com mínimo ruído e mínima distorção, usar gabinetes com bom fluxo de ar e bem equipados com ventoinhas de qualidade, bem como fazer a escolha de todos os componentes de maneira equilibrada para não descobrir depois que a GPU não vai alcançar 50% de sua performance máxima porque a CPU foi mal escolhida.

Enfim, cada um faz do jeito que acha certo.

20 minutos atrás, FagundesRafael disse:

A placa do nosso amigo Pedro não está operando na temperatura limite, que seria de 90 graus. Conforme ele mesmo relatou, ela chega em torno de 81 graus em stress e jogos pesados.

Temperatura limite de 90°? Ligue seu PC, coloque um lança chamas perto o bastante para deixar ele a 89° e deixe assim por dois dias. Me conte o resultado depois. Sério, é física simples, não é teoria da relatividade. Quanto mais quente, menos dura. Pronto.

Já acumulei pilhas e pilhas de GPUs queimadas que estavam operando dentro da temperatura "limite" que a fabricante aconselha. Entendo que você não tenha tido que fazer tanto diagnóstico e troubleshooting na sua vida, mas posso te garantir que as que rodam abaixo de 70° não falham antes do término da vida útil a menos que tenham algum outro problema. BGA por si só falha se for exposto constantemente a variações térmicas tão extremas quanto temperatura ambiente e 70° C. É natural às propriedades físicas dos materiais que eles falhem nesse caso. Vai durar até acabar a garantia? SIM! CLARO! Aí acaba o compromisso da fabricante e boa sorte.

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, WOZ Dods disse:

Isso parece textura danificada. Já tentou reinstalar o jogo? 

sim já reinstalei, mas não resolveu.

16 horas atrás, WOZ Dods disse:

Reinstalou o C++ e o Netframework? Atualizou seu windows?

não e sim.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...