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Poderiam me ajudar em uma coisa, tenho uma caixa de som bluetooth Tronsmart Element Mega de 40W. Parece que viciou a bateria por eu usar ela ligada na energia direto. Mas não quero tirar as baterias, pois ainda funcionam mesmo que por um tempo bem menor...
Pelo que vi, são duas bateria 18650, está escrito no plástico 7.4V e 3300mAh. Até pensei em comprar baterias novas e trocar, mas não achei exatamente esse modelo 18650 que seja duas e tenha mesma especificação, fora que é difícil saber se as baterias por aí são boas e originais, podem ser retiradas de notebook ou falsas que não vão durar enão resolve totalmente o problema. Que seria modificar para uso constante, essas caixas são para levar ocasionalmente com você, mas devido a qualidade do som resolvi usar direto mesmo ligado no PC ou TV e por isso a necessidade de deixar ligado diretamente no carregador.


Então a plaquinha da caixa deve transformar a energia do carregador que deve ser 5V em 7.4V pra recarregar a bateria, mas o que não sei é quantos volts vai pra bateria. Eu vi uns vídeos que o pessoal está ligando a energia que iria para a bateria diretamente nos alto-falantes, mas não sei está certo, a plaquinha pode ser que ela controle quanto de energia vai para cada alto-falante, então estou com receio de derivar desse cabo que alimenta a bateria e colocar direto nos alto-falantes.
Então, na minha caixa vocês acham que eu poderia tipo derivar, desviar com um fio, do vermelho e preto que são os mais grossos que alimentam a bateria e ligar direto nos 4 fios mais finos dos 2 falantes? Pelo que vi tem positivo e negativo pra carregar a bateria, e deveria ter um negativo e positivo pra sair da bateria e ir pros alto-falantes, mas o mesmo ponto na placa que sai o fio vermelho que recarrega a bateria, nesse ponto da placa deve sair e ir pros conectores dos falantes.


Enfim, gostaria de saber se posso derivar, ligando o que vai pra bateria e direcionar para os fios mais finos que vão para os alto-falantes. Seria então 2 cabos saindo do positivo vermelho grosso e ligando nos positivos que vão para os falantes e dois saindo do preto GND grosso indo para os pretos finos que vão paras os falantes.

Uma coisa que achei curioso é que nos que vão para os falantes um é preto e vermelho mas o outro é preto e branco.

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Eu não sei se você quer diminuir o tamanho da caixa ou não. Mas creio que os 5V que chegam no USB, alimentam tudo.

Se não funcionar, coloca o nome dos CIs no tio google. Se for 5V, coloque o positivo no VCC e o negativo no GND.

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@Thiago Miotto o que eu quero é poder ligar o micro USB nele igual para recarregar, mas como ele tem desligado repentinamente mesmo com o carregador ligado nele, então queria saber se pode mesmo puxar um cabo alí do mais grosso diretamente nas onde sai os mais finos que vão para os alto-falantes, para mesmo que as baterias não suportem mais por estarem viciadas a caixa continue funcionando.

@Mega Blaster Ah valeu, realmente esse tem valores próximos, mas ela parece maior, mais comprida, fora que nesse valor é melhor comprar uma caixa nova mesmo. Por isso estava procurando essa alternativa de liga direto sem baterias.

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Não creio que vá funcionar. Não sou especialista no assunto mas tem 2,5V de diferença. Se prestar atenção na placa, vai ver os capacitores que devem servir de reguladores de tensão da fonte junto com os demais componentes. A energia de alimentação é separada da energia de áudio. Acredito também que pode queimar alguma coisa nessa placa se fizer o que pretende.

Entretanto, como disse, não sou especialista no assunto. Aguarde a dica dos mestres @BCP, @.if, @Renato.88, @faller e demais especialistas. 

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A bateria dá uma baita corrente, já um carregador nem tanto. Teria que projetar um carregador com alta corrente pra fornecer corrente pro sistema e trabalhar junto com a bateria cujo circuito não é muito trivial e não quero projetar ele nem mentalmente... to de ressaca profissional no momento... O máximo que consigo é:

Pra usar só fonte, teorizo a seguinte prática: no lugar da bat coloco um capacitorzão e uma fonte de 5V duns 3... 5A e 3 diodos 1n5401 em série pra dar pouco + de 3V que o sistema exige. Isso se eu não conseguir mudar a fonte de 5 pra 3V trocando 1 resistor... mas já viu né... ressaca...

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10 horas atrás, Kamui_Kaito disse:

Pelo que vi, são duas bateria 18650, está escrito no plástico 7.4V e 3300mAh. Até pensei em comprar baterias novas e trocar, mas não achei exatamente esse modelo 18650 que seja duas e tenha mesma especificação, fora que é difícil saber se as baterias por aí são boas e originais, podem ser retiradas de notebook ou falsas que não vão durar enão resolve totalmente o problema

De qualquer forma, as suas baterias já parecem ser falsas... 

Isso de 3300mAh já é enganação. 

Se comprar outras com corrente menor, mas de boa procedência pode ser que dure até mais.... 

 

Quanto ao carregador ele é fraco pra manter o som funcionando. 

Teria que trocar de fonte e fazer adaptações, visto que como entra 5V e as baterias formam 7,4V existe um regulador de tensão ali no meio. 

 

Pra ficar bom teria que arranjar outra fonte, com tensão de 7,5V e corrente alta de uns 2 ou 3A.

 

Se fosse meu, trocaria somente a bateria. Evita as gambiarras e mantém o dispositivo portátil. 

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15 minutos atrás, Renato.88 disse:

Se fosse meu, trocaria somente a bateria. Evita as gambiarras e mantém o dispositivo portátil. 

Sou de mesma opinião, a bateria original deve ser falsa ou já esta fraca, na placa já tem um circuitinho que eleva a tensão de 5V para uma tensão superior aos 7,5V para dar carga na bateria.  (Bobina com descrição R68 e o CI de 8 pinos ao lado dela, 1ª foto).

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8 horas atrás, Kamui_Kaito disse:

o que eu quero é poder ligar o micro USB nele igual para recarregar, mas como ele tem desligado repentinamente mesmo com o carregador ligado nele, então queria saber se pode mesmo puxar um cabo alí do mais grosso diretamente nas onde sai os mais finos que vão para os alto-falantes, para mesmo que as baterias não suportem mais por estarem viciadas a caixa continue funcionando.

Quantos Amperes tem a fonte que você está usando?

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12 horas atrás, Kamui_Kaito disse:

Então, na minha caixa vocês acham que eu poderia tipo derivar, desviar com um fio, do vermelho e preto que são os mais grossos que alimentam a bateria e ligar direto nos 4 fios mais finos dos 2 falantes?

 

12 horas atrás, Kamui_Kaito disse:

Enfim, gostaria de saber se posso derivar, ligando o que vai pra bateria e direcionar para os fios mais finos que vão para os alto-falantes. Seria então 2 cabos saindo do positivo vermelho grosso e ligando nos positivos que vão para os falantes e dois saindo do preto GND grosso indo para os pretos finos que vão paras os falantes.

Uma coisa que achei curioso é que nos que vão para os falantes um é preto e vermelho mas o outro é preto e branco.

 

Talvez eu não tenha entendido o que você quer dizer, @Kamui_Kaito, mas levar a energia que sai da bateria para os alto-falantes não funciona. E se foi essa a sua ideia, penso que seria legal estudar um pouco mais de eletrônica antes de se aventurar em circuitos tão complexos como o dessa caixa. Não é difícil mas... isso, de levar os fios da bateria aos dos alto-falantes os destruiria. E veja, destruiria o que essa caixa tem de excelente: o som que ela produz. Se procurar no Youtube, vi um monte de gente falando da qualidade superior do som dela.

 

Te contar um caso: eu queria uma fonte, dessas caixinhas que se liga na tomada e tem um rabicho com um conector na ponta, que fornecesse 5 volts e 3 amperes. Fui a uma loja e vi que tinha várias fontes penduradas num preço bom, só que era  para 12v. Perguntei ao vendedor se tinha para 5v e ele pegou uma dessas, de 12v mesmo, foi lá para dentro da loja, passou um tempinho e voltou com a mesma fonte só que convertida para 5v. Mediu com o multímetro na minha frente e tava dando 5v, mesmo.

 

Usei essa fonte por um tempo, depois acabei desmontando o circuito que usava ela e, curioso, abri a caixinha preta para ver como é que o cara tinha feito. Descobri que ele tinha soldado um resistor por baixo da placa de circuito impresso, de um lado no pino "referência" de um chip que já estava lá, o AZ431, e do outro, no negativo (ou zero volts). Tirei esse resistor e a fonte passou a ter 12v na saída. Pena eu não ter anotado o valor dessa resistência... Mas não é difícil calcular.

 

Moral da história: quem sabe se não tem uma loja por aí que o vendedor saiba alterar uma fonte que dê 12v para ela dar 7,4v? De quebra ele pode adaptar um conector na caixa para entrada dessa fonte ir direto ao ponto, na placa, que diz "7,4v", que tal? Fica sem bateria mas pelo menos funciona como som da TV ou do PC...

 

Na verdade, mesmo que você opte por novas baterias, o que é 100% de certeza que funciona mas que continua dependendo de bateria, eu levaria a um técnico para cuidar disso. É que eu tô vendo nessas fotos que você postou, um módulo de carga BMS 2S que pode ser delicado de ser soldado nas novas baterias.

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  • Membro VIP
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Ah... as baterias estão em série?... esqueça minha dica acima...

Mesmo assim eu (eu) testaria com 5V no lugar das bats... mas não sem antes removê-las, claro, e um capacitorzão no lugar. Isso se eu não conseguisse mudar uma fonte de 5 ou 12v pra 7.4 trocando 1 resistor...

Som portátil era bom na época em que podia sair de casa. 😜

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2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

 

 

Talvez eu não tenha entendido o que você quer dizer, @Kamui_Kaito, mas levar a energia que sai da bateria para os alto-falantes não funciona. E se foi essa a sua ideia, penso que seria legal estudar um pouco mais de eletrônica antes de se aventurar em circuitos tão complexos como o dessa caixa. Não é difícil mas... isso, de levar os fios da bateria aos dos alto-falantes os destruiria. E veja, destruiria o que essa caixa tem de excelente: o som que ela produz. Se procurar no Youtube, vi um monte de gente falando da qualidade superior do som dela.

 

Te contar um caso: eu queria uma fonte, dessas caixinhas que se liga na tomada e tem um rabicho com um conector na ponta, que fornecesse 5 volts e 3 amperes. Fui a uma loja e vi que tinha várias fontes penduradas num preço bom, só que era  para 12v. Perguntei ao vendedor se tinha para 5v e ele pegou uma dessas, de 12v mesmo, foi lá para dentro da loja, passou um tempinho e voltou com a mesma fonte só que convertida para 5v. Mediu com o multímetro na minha frente e tava dando 5v, mesmo.

 

Usei essa fonte por um tempo, depois acabei desmontando o circuito que usava ela e, curioso, abri a caixinha preta para ver como é que o cara tinha feito. Descobri que ele tinha soldado um resistor por baixo da placa de circuito impresso, de um lado no pino "referência" de um chip que já estava lá, o AZ431, e do outro, no negativo (ou zero volts) no positivo (12v). Tirei esse resistor e a fonte passou a ter 12v na saída. Pena eu não ter anotado o valor dessa resistência... Mas não é difícil calcular.

 

Moral da história: quem sabe se não tem uma loja por aí que o vendedor saiba alterar uma fonte que dê 12v para ela dar 7,4v? De quebra ele pode adaptar um conector na caixa para entrada dessa fonte ir direto ao ponto, na placa, que diz "7,4v", que tal? Fica sem bateria mas pelo menos funciona como som da TV ou do PC...

 

Na verdade, mesmo que você opte por novas baterias, o que é 100% de certeza que funciona mas que continua dependendo de bateria, eu levaria a um técnico para cuidar disso. É que eu tô vendo nessas fotos que você postou, um módulo de carga BMS 2S que pode ser delicado de ser soldado nas novas baterias.

 

Meio OFF TOPIC mas...

 

Tava lembrando... eu tinha mesmo tirado umas fotos quando fui mexer.

 

Quando abri a caixinha (que espertamente é fechada com parafuso), a parte de cima da placa estava assim:

1324456568_originalemcima.jpg.7644dd8de77e86d2befbf97b8f7812bc.jpg

 

E a parte de baixo assim:

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com um resistor de 18k indo da referência ao positivo.

 

Eis o 431 de frente

595700513_431emcima.jpg.3969ecb4d5835b1bc12d6b94a79079c2.jpg

 

E embaixo

1479513714_431embaixo.jpg.10dfad4b82fa6e5e8ff2a0925ec067df.jpg

 

Pelo que entendi (por favor, me corrijam se eu estiver errado) é

esquema.jpg.078deb287817d261d9775dcb12d6f2c6.jpg

 

ou seja, se em lugar dos 18k for posto um outro resistor, creio que menor que 18k (mas menor quanto?), dá para essa fonte fornecer os 7,4v adequados.

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

...tinha soldado um resistor por baixo da placa de circuito impresso, de um lado no pino "referência" de um chip que já estava lá, o AZ431, e do outro, no positivo (ou +12v).

 

Postado

@rmlazzari58 seu esquema está quase certo. 

O capacitor vai em paralelo com o resistor de 1K. 

52 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

ou seja, se em lugar dos 18k for posto um outro resistor, creio que menor que 18k (mas menor quanto?), dá para essa fonte fornecer os 7,4v adequados.

Existe umas fórmulas no datasheet do TL431, mas são tão complicadas que quando eu vejo uma fonte dessas vou no chute mesmo. 

Também percebo que já existe outro resistor ali em paralelo com esse de 18k colocado por fora. 

Sabendo qual resistor é e ligando a fonte sem o de 18K tem uma ideia do que deve ser feito. 

Postado

Olá, obrigado pelas respostas.
A fonte que eu ligo ela é carregador de smartphone mesmo, disse 5V porque é o padrão de antigamente né, mas hoje em dia os carregadores ao menos o que tenho aqui é 5v 3A, 9V 2A e 12V 1.6A.

Estranho as baterias serem falsas, já que falam bem da tronsmart.

Estava pensando se seria melhor mesmo não comprar um powerbank e retirar a bateria. porque ao menos é uma bateria um pouco mais confiável, mas é que não queria, ou poderia mesmo gastar agora. Eu até tenho duas aqui que são de duas lanternas que tenho, mas não sei se são boas o suficiente.

Como vi uns vídeos que parece que ligam direto o carregador do smartphone no circuito. Não entendi direito.

Talvez vale a pena levar num técnico pra ver se ele resolve isso, mas talvez nem compense o valor cobrado.

Falando nisso levei para consertar o DVD do home theater e deu 150 reais, mas vale a pena pelo home theater da samsung.  Mas não sei se esse valor está justo o que acham?

Então levar a caixinha pra fazer essa adaptação pode sair caro tb. Metade ou mais da metade do valor de uma nova ou de boas baterias né. 

Tenho outra dúvida. Eu poderia colocar 4 baterias em vez de duas? 
E sabem onde comprar com bom preço?

 

Olha como estão ligadas, está em série né, nesse lado que tem dois fios saindo desse controlador devem ser um negativo e outro positivo e o outro lá sozinho é o que? 
E o que está escrito em cada falante é isso . então cada um consome os 7V? Isso depende da altura do volume tb né?
 

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11 horas atrás, Kamui_Kaito disse:

5v 3A, 9V 2A e 12V 1.6A.

Isso são os carregadores turbo. Eles possuem um CI que se comunica c/ o smartphone e só liberam 9 ou 12 se o cel autorizar. Se o aparelho não responder, ficará nos 5V 3A.
 

 

11 horas atrás, Kamui_Kaito disse:

Olha como estão ligadas, está em série né, nesse lado que tem dois fios saindo desse controlador devem ser um negativo e outro positivo e o outro lá sozinho é o que? 

Aquela plaquinha nas bateria é um BMS. Ele controla a carga de baterias de Litium, que não podem descarregar muito senão estragam.

Acho que toda pilha deve ser ligada nele, por isso tem um fio saindo do meio.
Quanto ao negativo e positivo. Fio vermelho e preto é uma padronização que fabricantes usam. Vermelho positivo, preto negativo.

 

11 horas atrás, Kamui_Kaito disse:

Como vi uns vídeos que parece que ligam direto o carregador do smartphone no circuito. Não entendi direito.

Ache e poste aqui
Mas eu acredito que se você tirar as baterias e ligar 5V (cabo usb ou qualquer fonte) com 3 ou 4 ou até mais Amperes (3A, 4A e assim por diante) o sistema vai funcionar s/ desligar.

Postado

Depois de ler todos os comentários, cheguei a conclusão de basta tirar a bateria ou instalar uma nova. Não tem muito mais a fazer. Provavelmente o aparelho desliga pela atuação do BMS.

@Kamui_Kaito A fonte que está usando agora funciona ainda? Se sim, vejo como problema resolvido. Da minha parte, quero agradecer a todos mestres que atenderam o chamado juntamente com os outros mestres que não consegui lembrar o nome. Muito produtivo o tópico. 

  • Membro VIP
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7 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Fio vermelho e preto é uma padronização que fabricantes usam. Vermelho positivo, preto negativo

Deveria ser. Descobri uma caixinha b.t. bem igual a esta que tava invertido da pior maneira possível. (acho que já registrei por aqui). Na total confiança que o china tinha adotado o padrão liguei +vm -pt na bat....pufff... só fumaça fedorenta. Afff... estragou meu dia ... a caixinha não era minha... por sorte, ou azar menor, pifou apenas o ci de saída... preju...

  • 3 anos depois...
Postado

Tenho essa mesma caixinha. Comprei em dezembro de 2021 e agora em Abril ela parou de vez de carregar. O led indicador de carga da bateria quando ligada no carregador ficou piscando intermitentemente denunciando problemas na recarga. Procurei na web que defeito é esse e vi muitos relatos do mesmo problema. Enfim, apesar de ter uma ótima qualidade de som, mas a durabilidade desse modelo específico é muito ruim. Nunca deixei a carga da bateria zerar. Chegava a 30% eu recarregava. Ou seja, um produto descartável da Tronsmart o que torna o pior produto a venda da marca no AliExpress. Me custou na época 254 reais. A caixinha está ainda como nova, sem marcas de uso.

Tronsmart Element Mega com defeito.png

Postado

@Renato.88 sem sombra de duvida. Há umas baterias de boa qualidade que se compra em eletrônicas de varejo. Há boas marcas que acredito sejam duráveis.  A Tronsmart tem excelentes produtos, mas nessa caixa, apesar de boa qualidade da eletrônica e principalmente no som, a bateria original é de péssima qualidade. Tenho mais duas caixas: uma JBL Xtreme2 há quatro anos. Sempre fica na minha mesinha de cabeceira, mas semana passada tive uma decepção ao perceber a tampa de vedação onde fica as entradas traseiras simplesmente quebrou. Vou precisar comprar outra, e não é nada barata e não vendem pela JBL. A outra é uma Edifier que possuo desde 2017 e funcionando perfeitamente e com durabilidade nas baterias.

  • 2 semanas depois...

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