Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá fiz essa medição com multímetro em série na bateria , alterando a escala de 20 (10)amperes da 2.4mA , e 0.24(240mA) na escala de 20A.

Tenho essa dúvida (2,4ma ou 240ma), creio ser 240ma pois quando eu toco a ponteira da um mini arco votalco,(o foguinho ), o multímetro e de 3 dígitos! 

E4CA788C-9E44-46BE-A686-FF14EC011962.jpeg

8A069B91-E075-429F-9E97-491F267DA7E2.jpeg

Postado

Se você esta medindo corrente, isso é normal porque, na medição de corrente, é como se você estivesse com cabo negativo ligado na bateria, esta corrente não é fuga e sim algum componente eletrônico do caro consumindo esta corrente (alarme, radio, ecu,  etc.). diferente da medição de tensão, o amperímetro é ligado em serie no circuito portando é como se a bateria estivesse conectada ao circuito mesmo com o cabo desconectado, amperímetro simplesmente fecha o circuito. Tanto que se você tentar dar partida no carro com o multímetro ligado no modo amperímetro como está na imagem, você vai derreter o as pontas de prova do multímetro porque a corrente máxima que eles suportam e 10A e a corrente de partida é muito mais que isso.

image.png.fa4f73decb11117713757f24f3896128.png

• Curtir 3
Postado

@ederlap opa entendi, porém minha dúvida e que, nas 2 escalas tenho valores diferentes. 
creio por ele ser de 3 dígitos,na escala de 20A ele me mostra 0.24A em vez de 0.0024A pois não cabe no visor (2.4ma esse valor é mostrado na escala de 200ma) 

Estava medindo pra ver se há excesso de corrente drenado pelo sistema do carro(quando este desligado)

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, mateus7 disse:

na escala de 20A ele me mostra 0.24A em vez de 0.0024A pois não cabe no visor (2.4ma esse valor é mostrado na escala de 200ma) 

Na escala de 20A tem o borne exclusivo pra ela. Pra mudar pra escala 200mA deve mudar também a ponteira pro outro borne mas não faça isso!!

• Curtir 3
  • Obrigado 2
Postado
23 minutos atrás, mateus7 disse:

@ederlap opa entendi, porém minha dúvida e que, nas 2 escalas tenho valores diferentes. 
creio por ele ser de 3 dígitos,na escala de 20A ele me mostra 0.24A em vez de 0.0024A pois não cabe no visor (2.4ma esse valor é mostrado na escala de 200ma) 

Estava medindo pra ver se há excesso de corrente drenado pelo sistema do carro(quando este desligado)

Há beleza, mas sim o consumo é de 240mA, na escala de 20A

Postado

verifique os interruptores de luz do porta malas e porta luvas, meu palio (essence 1.6 2013) tem um pequeno desalinhamento do interruptor que de vez em sempre deixa a luzinha ligada, por sorte o alarme monitora o consumo de bateria e dispara uns 2 minuto depois se ficou algo ligado.

Postado

@mateus7 quanto menor a escala que você põe, maior é a resistência interna. 

Logo diminui a corrente também. 

Na escala de 20A ou 10A a resistência interna é de 0,01R.

Na de 200mA o valor é de 1R

Na de 20mA é 10R e assim por diante. 

Se aplicar a lei de ohm com base nesses resistores, vai ver que está coerente. 

O consumo do seu carro é de 240mA mesmo, acho alto pra tudo desligado. 

Como diziam os eletricistas de antigamente tem algo "roubando carga". 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Alarme, gps, rádio e etc são bons candidatos a ladrão. Dica: desconecte 1 fusível e 1 relé por vez.

240mA não é lá grande coisa teórica pra bat 60AH boa. Pode demorar dias pra descarregar totalmente.

• Curtir 2
  • 2 semanas depois...
Postado

Problema resolvido, a Corrente era de 240ma mesmo,era uma corrente de backup do sistema do carro , ela para depois de 1mim ,Após trancar o veículo com a chave Key botão(trava eletrica das portas) ai essa corrente cai pra 20ma . Ai a bateria agradece. Obs: estava trancando o carro com a chave manualmente ,no segredo mecanico da porta(contato: )) [não acionando as travas eletricas pelo botão da chave] nisso ele ficava alimentando o sistema de backup do veículo com essa corrente de 240ma.

Obrigado pessoal!

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@alexandre.mbm

Olá, esta corrente de backup seria uma predefinição da injeção electrónica do veículo e da transmissão automática, Air bag finalmente , a memória uce do veículo e Adaptive armazena as modificações e parâmetros de combustível, administração, tempo de explosão da câmara de combustível, relação de massa de ar com quantidade de injeção de combustível, se o veículo encontrar um sensor de massa de ar defeituoso, por exemplo, a UCE usa esta informação para tentar adaptar a operação atual do motor.

Diagnóstico : Realizando o teste de corrente de fuga do veículo , com o mesmo desligado (assim como os acessorios , deixando-o em modo stand by ) procurar retirar os fuziveis que um a um , e observando se o valor medida sofre mudança consideravel .Casa haja mudaça notavel de valor cerca de 80% 70% etc dependendo do sistema ,estará encontrado a corrente parasita , dizem os Eletricistas de Auto que uma corrente acima de 0.8 (80ma) já pode ser consideravel parasita, creio eu ate 0,7 e perigo de drenar a bateria ainda mais se a mesma possuir mais de 5 anos de uso(Vida útil).

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!