Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala aí galera!!!

Meu PC estava apresentando alguns problemas de congelamento, em alguns horários e algumas tarefas aleatórias do dia. Com base no que o pessoal falou aqui do fórum, poderia ser falta de aterramento aqui em casa, quando estou descalço e encosto na parte metálica atrás do gabinete, sinto um choque bem fraquinho (isso para quando estou de chinelo). Mas enfim, eu desconfiei que poderia ser a memória, e rodei o MemTest64 e simplesmente não consigo usar o PC enquanto o programa está rodando, fica tipo em slow motion, congelado. Isso seria normal?

MEM TEST2.jpg

Postado
13 minutos atrás, Brunno Marques disse:

Mas enfim, eu desconfiei que poderia ser a memória, e rodei o MemTest64 e simplesmente não consigo usar o PC enquanto o programa está rodando, fica tipo em slow motion, congelado. Isso seria normal?

Bem, está escrito no próprio programa: "o sistema pode parecer que travou, mas não é o caso". É normal sim que o sistema pare de responder, e uma das razões pela qual eu não aconselho memtest já no sistema operacional.

Se quer testar a RAM / cache, use Prime95 Large ou então o memtest via boot (cria um pendrive e liga por ele).

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Brunno Marques disse:

@Imakuni Pode crê irei tentar esse outro que você me indicou... Valeu !

E esse "Unknown Error" que deu, seria normal???

Não é um "erro", é apenas que o fabricante fez o perfil de xmp nas coxas e não preencheu um dos campos com as informações do pente.

• Curtir 1
Postado

@Brunno Marques A fuga de corrente pelo gabinete não tem nada a ver com memória. Isso geralmente é fonte ou falha de montagem. Qual é seu modelo de fonte? Você usa estabilizador?

Sobre o congelamento, isso pode ocorrer por superaquecimento, falha da fonte, falha da memória e mais umas 20 outras coisas. Tem que fazer diagnóstico da memória com o memtest, do HD com o Crystaldiskinfo e do sistema, pois drivers errados ou ausência deles pode causar instabilidade no windows. Instalou os drivers como na minha assinatura abaixo?

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Brunno Marques A fuga de corrente pelo gabinete não tem nada a ver com memória. Isso geralmente é fonte ou falha de montagem. Qual é seu modelo de fonte? Você usa estabilizador?

Sobre o congelamento, isso pode ocorrer por superaquecimento, falha da fonte, falha da memória e mais umas 20 outras coisas. Tem que fazer diagnóstico da memória com o memtest, do HD com o Crystaldiskinfo e do sistema, pois drivers errados ou ausência deles pode causar instabilidade no windows. Instalou os drivers como na minha assinatura abaixo?

@WOZ Dods A minha fonte é uma gamemax gm500 80 plus bronze... Eu ligo direto na tomada...Quanto tempo mais ou menos eu deveria deixar fazendo o teste das memórias??? e quanto ao HD eu já fiz o teste e ambos estão "saudáveis". Os drivers eu atualizei pelo driver booster.

• Curtir 1
Postado

@Brunno Marques O teste de memória só precisa ser realizado por uns 10 minutos. Se não achar erro nesse tempo dificilmente estarão com defeito.

Driver booster é um programa problemático. É extremamente comum que ele instale drivers errados, com bugs ou obsoletos. Recomendo que desinstale o programa e vá ao site do fabricante de seu computador (se for de marca ou se for notebook) ou ao site do fabricante da placa-mãe (se tiver sido montado). Lá você acessa a página de suporte do seu produto e baixa os drivers corretos. Os driver fornecidos pelo fabricante são feitos para seu equipamento específico e muitas vezes contém correções essenciais para que ele funcione corretamente, por isso esta é a única forma correta baixá-los. Mesmo o windows update comete esse tipo de erro, então é comum vermos PCs instáveis por que o usuário instalou drivers incorretamente.

Por fim, ter usado esse programa ainda deixa o risco de que os drivers do fabricante não consigam corrigir todo o estrago feito. Se for esse o caso a solução pode passar por uma reinstalação do sistema. Recomendo que leia o tópico abaixo para mais dicas de como fazê-lo corretamente e para customizá-lo afim de facilitar manutenções futuras.

• Obrigado 1
Postado
Em 02/04/2021 às 11:59, WOZ Dods disse:

@Brunno Marques O teste de memória só precisa ser realizado por uns 10 minutos. Se não achar erro nesse tempo dificilmente estarão com defeito.

Driver booster é um programa problemático. É extremamente comum que ele instale drivers errados, com bugs ou obsoletos. Recomendo que desinstale o programa e vá ao site do fabricante de seu computador (se for de marca ou se for notebook) ou ao site do fabricante da placa-mãe (se tiver sido montado). Lá você acessa a página de suporte do seu produto e baixa os drivers corretos. Os driver fornecidos pelo fabricante são feitos para seu equipamento específico e muitas vezes contém correções essenciais para que ele funcione corretamente, por isso esta é a única forma correta baixá-los. Mesmo o windows update comete esse tipo de erro, então é comum vermos PCs instáveis por que o usuário instalou drivers incorretamente.

Por fim, ter usado esse programa ainda deixa o risco de que os drivers do fabricante não consigam corrigir todo o estrago feito. Se for esse o caso a solução pode passar por uma reinstalação do sistema. Recomendo que leia o tópico abaixo para mais dicas de como fazê-lo corretamente e para customizá-lo afim de facilitar manutenções futuras.

@WOZ Dods  Opa meu caro, peço desculpas pela demora em responder e agradeço pela ajuda, de coração!

Eu fiz algo até melhor, pelo menos eu acho... Formatei o computador e agora ele está bem mais leve ( óbvio ), e inicialização do windows que estava demorando 2 minutos, agora demora 20 segundos... e vale ressaltar também, que, o meu windows estava muito desatualizado. Aquela opção de avisar quanto se tem alguma atualização para fazer estava desativada. Até agora não ocorreu congelamento, será que o problema de congelamento, poderia estar associado ao windows desatualizado e drivers errados instalados pelos driver booster como você mencionou?

Mas o que me gerou dúvidas foi, você disse que até o windows update pode cometer erros de atualizações, e após formatar o computador eu utilizei ele... instalei somente as atualizações importantes. O certo seria baixar drivers somente do site do meu fabricante?

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, Brunno Marques disse:

Até agora não ocorreu congelamento, será que o problema de congelamento, poderia estar associado ao windows desatualizado e drivers errados instalados pelos driver booster como você mencionou?

Possivelmente. Se pesquisar por driver booster aqui no fórum verá muitos casos similares. Infelizmente esse programa é sempre problemático.

14 horas atrás, Brunno Marques disse:

Mas o que me gerou dúvidas foi, você disse que até o windows update pode cometer erros de atualizações, e após formatar o computador eu utilizei ele... instalei somente as atualizações importantes. O certo seria baixar drivers somente do site do meu fabricante?

O windows update instala drivers limitados e genéricos que não dão acesso a todas as funcionalidades nem correções para seu hardware. São driver completamente obsoletos, sempre. O ideal é usar as atualizações do windows normalmente, mas instalar os drivers fornecidos pelo seu fabricante. Pode permitir as instalações do windows update sem medo, pois ele só vai instalar drivers que forem mais atuais do que os instalados em sua máquina. O ideal então é instalar os do fabricante de sua placa-mãe antes de rodar o windows update. 

Lembre-se de selecionar a opção do windows update de instalar updates opcionais também, pois alguns deles contém correções importantes. 

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Possivelmente. Se pesquisar por driver booster aqui no fórum verá muitos casos similares. Infelizmente esse programa é sempre problemático.

Nossa, tomara que seja isso mesmo então, pois estou no lucro... O PC ainda é praticamente "novo", não tem nem 8 meses de uso e eu não estava querendo ter dor de cabeça e no bolso logo agora, com essa crise em que estamos vivendo.

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

O windows update instala drivers limitados e genéricos que não dão acesso a todas as funcionalidades nem correções para seu hardware. São driver completamente obsoletos, sempre. O ideal é usar as atualizações do windows normalmente, mas instalar os drivers fornecidos pelo seu fabricante. Pode permitir as instalações do windows update sem medo, pois ele só vai instalar drivers que forem mais atuais do que os instalados em sua máquina. O ideal então é instalar os do fabricante de sua placa-mãe antes de rodar o windows update. 

Lembre-se de selecionar a opção do windows update de instalar updates opcionais também, pois alguns deles contém correções importantes. 

Eu fiz tudo isso que você me recomendou, e até agora parece que está tudo certo e o PC não travou nenhuma vez... Mais uma vez te agradeço @WOZ Dods 👍

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...