Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um ryzen 3350g e ele é bloqueado para overclock ,mais abaixei o programa para fazer overclock da AMD ,o clock base é de 3.6 e o "turbo" teórico dele 4.0 ,mais esses 4 ele nunca pegava ,pois então coloquei ele em 4.0 e a tensão em 1.35 até ao tudo bem o clock bateu os 4.0 ,mais quando eu entrava em um game ,estranhamente os fps caíram drasdicamente ,estava em 120 e foram para 30 ,20 e ficava muito travado mais o sistema estava normal ,quando retirava o overclock voltava ao normal o game ,preciso saber o que causa essa perda de desempenho pois estou fazendo o contrário teoricamente pois estou overclocando o processador e se tem ,alguma forma de fazer o overclock em processador bloqeado sem ser pelo programa ,sei que na BIOS tem como mais ,não sei como faz .

Postado

@Tavaares00 entao nas especificações do processador ,dis que o clock base do processador é 3.6 e turbo 4.0 ,só que me falaram aqui no site que ,esse turbo de 4.0 só aparece em single core se o processador só usar um núcleo ou dois ele bate os 4 mais em um jogo que é usado vários núcleos esse clock,só bate 3.8 ,3.850 não sei se é verosímil  pois tive outros processadores e esse turbo que é oferecido sempre era ativado no máximo,clock base por exemplo 3.4 e e turbo 3.8 e em jogos batia os 3.8 e nesse ryzen n acontece isso .por isso fiz o overclock e perdi desempenho 

Postado

@Yan_ @Yan_ @Tavaares00esse é o fato o processador é bloqueado e pelo programa da AMD acho q deu ruim por esse motivo ,por isso estou atrás de como fazer isso ,por outro lugar como a BIOS pois sei que dá para fazer oc em processadores bloqueados ,mais me explica tinha um i5 3570 que o turbo dele era 3.8 e batia isso em todos os núcleos e nesse ryzen não porque isso acontece ?já ia esquecendo quando meu ryzen está em 100% todos os núcleos ficam em 3.8 nenhum fica 4 e os outros 3.8 todos ficam na mesma frequência

Postado

Eu lembro de já ter visto em algum video do youtube que nesses Ryzen PRO, tem uma opção na BIOS que voce altera e isso ajuda a melhorar o desempenho dele. Não é overclock não, é alguma outra coisa relacionada a própria linha PRO e que ao ser desativada isso melhorava o desempenho desses processadores em específico.
Depois vou procurar, se achar eu posto aqui...

• Solução
Postado
Em 10/04/2021 às 01:57, Adriel Santos Freitas disse:

esse é o fato o processador é bloqueado e pelo programa da AMD acho q deu ruim por esse motivo ,por isso estou atrás de como fazer isso ,por outro lugar como a BIOS pois sei que dá para fazer oc em processadores bloqueados

Até onde sei todos os Ryzen são desbloqueados para overclock. Na plataforma AM4, quem decide se é bloqueado este recurso é a placa-mãe.

mais me explica tinha um i5 3570 que o turbo dele era 3.8 e batia isso em todos os núcleos e nesse ryzen não porque isso acontece ?

Produtos de empresas e arquiteturas diferentes. O clock base e o clock turbo são apenas valores de referência e podem não condizer com o real uso na prática. O turbo em si é apenas o valor máximo teórico em stock (uso padrão sem overclock) em situações específicas, não algo que é obrigado a acontecer.

já ia esquecendo quando meu ryzen está em 100% todos os núcleos ficam em 3.8 nenhum fica 4 e os outros 3.8 todos ficam na mesma frequência

Está normal. Os 4.0GHz do turbo acontece quando se usa apenas 1 núcleo na aplicação (e quando for necessário este aumento), e não 1 núcleo a 4.GHz e os demais em 3.8GHz simultaneamente.

Desculpe amigo, mas se seu processador está funcionando como deveria em stock, não há com o que se preocupar. Clock turbo não é o mesmo que overclock, sendo que overclock é uma opção de elevar o desempenho do processador, mas geralmente pode ser de alto risco se não soube de fato o que está fazendo, podendo acarretar em danos permanentes ao processador ou até mesmo outras peças (em casos mais graves).

Ressaltando que para efetuar um overclock seguro, é necessário que a placa-mãe, sistema de refrigeração e fonte de alimentação possam acompanhar esta demanda.

Em 02/04/2021 às 10:17, Adriel Santos Freitas disse:

coloquei ele em 4.0 e a tensão em 1.35 até ao tudo bem o clock bateu os 4.0 ,mais quando eu entrava em um game ,estranhamente os fps caíram drasdicamente ,estava em 120 e foram para 30 ,20 e ficava muito travado mais o sistema estava normal ,quando retirava o overclock voltava ao normal o game

Assim como o amigo citou antes, é instabilidade do processador em se manter neste clock (vários fatores contribuem também).

Postado
10 horas atrás, Adriel Santos Freitas disse:

@gutopereira achou amigo q opção 

Nesse video aqui ele faz 3 modificações na BIOS, a primeira é ativar o XMP pra colocar as memórias numa frequência maior, a segunda modificação esta em alocar 2Gb de vram e deixar isso fixo ao invés de automático.

A terceira modificação, que foi a que eu me referia, foi de desativar uma opção de segurança para melhorar um pouco a performance desse Ryzen PRO. Não sei exatamente que tipo de segurança é essa, mas imagino que é algo usado em computador de empresas e portanto não há necessidade de usar isso em computador doméstico...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...