Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, tenho uma RTX 3060 ti e gostaria de saber processadores (ryzen de preferência pois as placas com pci 4.0 para as LGA são muito caras porém aceito sugestões) e se possível uma placa-mãe também para acompanhar o processador que dariam melhor proveito e rendimento, já tenho um dual channel de 2 memórias de 8gb (não lembro se são 2444 ou 2666 de frequência mas ambas são iguais) e vale ressaltar que tenho uma fonte de 650 w (meu processador atual é um i5-9400F)

Postado

@Angern na verdade não, ainda mais se ele estiver jogando em FHD

o vídeo acima foi em QHD + RTX on + ultra e mesmo assim o 9400F fica nos seus 96% de uso

1 hora atrás, guitorette disse:

Oi, tenho uma RTX 3060 ti e gostaria de saber processadores (ryzen de preferência pois as placas com pci 4.0 para as LGA são muito caras porém aceito sugestões) e se possível uma placa-mãe também para acompanhar o processador que dariam melhor proveito e rendimento, já tenho um dual channel de 2 memórias de 8gb (não lembro se são 2444 ou 2666 de frequência mas ambas são iguais) e vale ressaltar que tenho uma fonte de 650 w (meu processador atual é um i5-9400F)

qual sua fonte?  quanto quer gastar?

minha B450, via CPU-Z, informa ter o PCI-E 4.0, mas a gigabyte diz que não tem...

image.png.71fcff248129314efecc63bfe1850960.png

só que minha GPU é PCI-E 3.0, então não tenho certeza se a informação está certa

• Curtir 1
Postado

@guitorette Ryzen 5 3600 ou, se tiver grana, Ryzen 5 5600X. O 5600X é o novo prodígio da AMD e dá banho até na 11ª da Intel, então pode pegar sem medo. O 3600 é o queridinho dos "budget gamers" anterior e vale cada centavo, só tem que ver se o preço está normal ou superfaturado (devido à escassez). O preço normal do 3600 seria em torno de 1500 (um pouco mais alto para o X e o XT). O preço normal para o 5600X é na casa de 2300 reais, próximo ao preço do 3700X (que no geral é inferior). Se tiver grana para pegar algo melhor (e pouco juízo), concentre-se na 5ª geração. Lembre-se também de que esses CPUs serão ideais para FHD, mas se for jogar QHD ou UHD todos terão o mesmo desempenho com a RTX 3060. Nesse caso eu só indicaria o 5600X se você fosse fazer streaming.

MB recomendo a B550M DS3H. Tem várias outras mais caras que essa que oferecem as mesmas coisas ou pouca coisa a mais (geralmente só enfeites). Ela é completa e tem muita qualidade, tudo isso por um preço justo, então é a única que indico a menos que tenha alguma outra da Gigabyte, MSI ou Asus na mesma faixa de preço e que tenha alguma diferença que justifique. Seja qual for pegar, faça questão que tenha a opção de update da BIOS sem a CPU instalada (como nessa que indiquei).

• Obrigado 1
Postado
21 horas atrás, Angern disse:

@guitorette mais este i5 ae é suficiente para placa, você tá tendo algum problema por causa dele pra justificar a troca ?

Apenas upgrade mesmo

20 horas atrás, Yan_ disse:

@Angern na verdade não, ainda mais se ele estiver jogando em FHD

o vídeo acima foi em QHD + RTX on + ultra e mesmo assim o 9400F fica nos seus 96% de uso

qual sua fonte?  quanto quer gastar?

minha B450, via CPU-Z, informa ter o PCI-E 4.0, mas a gigabyte diz que não tem...

image.png.71fcff248129314efecc63bfe1850960.png

só que minha GPU é PCI-E 3.0, então não tenho certeza se a informação está certa

Minha fonte é uma gamemax de 650W 85% eficiência e não sei ainda quanto gastar pra ser honesto

@WOZ Dods adorei a sugestão, então, pretendo não gastar tanto pois seria necessário a troca da MB, você acha o 3600/3600X melhor que o i5-9400f? Pretendo fazer streaming porém jogos não tão pesado. E poderia me explicar o porquê da preferência por essas placas com update da bios sem cpu? E seria necessário um aircooler ou um water para resfriamento dos amds? Pois tenho um air que serve tanto pra lga 1151 quando am4. Agradeço desde j 

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, guitorette disse:

@WOZ Dods adorei a sugestão, então, pretendo não gastar tanto pois seria necessário a troca da MB, você acha o 3600/3600X melhor que o i5-9400f? Pretendo fazer streaming porém jogos não tão pesado. E poderia me explicar o porquê da preferência por essas placas com update da bios sem cpu? E seria necessário um aircooler ou um water para resfriamento dos amds? Pois tenho um air que serve tanto pra lga 1151 quando am4. Agradeço desde j 

Para jogos a diferença entre os dois é pequena, mas para multitasking e streaming (que é seu objetivo) é um abismo de diferença. Veja o comparativo: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-9400F-vs-AMD-Ryzen-5-3600/3397vs3481

O 3600 será bom para streaming sim, sendo inclusive um dos favoritos hoje para isso. O 5600X seria mais para streaming de jogos mais pesados. 

Sobre arrefecimento, preocupe-se primeiro com a ventilação do gabinete. Se seu gabinete for bom, tiver frente em mesh, pelo menos duas ventoinhas de admissão de ar na frente e duas de exaustão atrás e em cima, então ele está bom para jogos. Se não tiver boa ventilação então invista nisso primeiro. Se quiser investir em cooler para seu processador, vou deixar abaixo algumas sugestões com bom custo/benefício, mas observe as medidas deles e se cabem no seu gabinete antes de comprar. No site do fabricante do gabinete (se não for genérico) tem a altura máxima de coolers de CPU suportada.

Sobre Water Cooler, entenda que não é melhor que Air Cooler. O motivo maior para se adquirir um WC hoje é estética, seguido por utilidade em OC, mas para valer a pena o investimento tem que ser alto com um bom Noctua ou Corsair. WCs de baixo custo são piores do que air coolers de custo similar ou menor. Simplesmente não tem nem comparação.

Modelos que indico:

• CM Hyper 212 Black Edition - 158,8mm
    CM Hyper 212 Turbo - 163mm
    CM MasterAir MA410M - 165,1mm
    CM MasterAir MA410P - 158,5mm
    CM MasterAir MA620P - 165mm
    DeepCool Gammaxx 400 V2 - 155mm
    DeepCool NEPTWIN V2 - 158mm

Análise de desempenho de Air Coolers vs WCs, bem como razões para não se usar WC:

Spoiler

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Para jogos a diferença entre os dois é pequena, mas para multitasking e streaming (que é seu objetivo) é um abismo de diferença.

Adendo: para jogos que não são otimizados para multi thread. Jogos que foram produzidos antes da plataforma Ryzen ganhar mercado como ganhou não eram otimizados para tantos núcleos, mas os que começaram o desenvolvimento depois e que sairão nos próximos anos serão bem mais otimizados e terão um retorno muito maior em CPUs como esta.

4 horas atrás, guitorette disse:

E poderia me explicar o porquê da preferência por essas placas com update da bios sem cpu?

A série 5xx de chipsets foi lançada antes das CPUs para a qual foi desenvolvida. Consequentemente esse recurso é comum para evitar que os usuários precisem de uma CPU antiga para fazer o update. Para o Ryzen 5 3600 isso não seria necessário, mas para o 5600X certamente seria benéfico, pois se a MB viesse sem atualização você não precisaria de uma CPU antiga emprestada para fazer o update e usar seu PC (drama que alguns passam por não observar isso).

Para o 3600 a Gigabyte B450M DS3H já é mais que suficiente para explorar todo o potencial do processador e seus recursos, mas a B550M DS3H e a A520M DS3H, vão dar um pouco mais de compatibilidade com memórias de alta velocidade, bem como serão melhores para futuros upgrades, por serem 100% compatíveis com PCIe 4.0 e outras coisas interessantes. A B550M DS3H, por exemplo, tem mais um slot M.2, o que acrescenta mais valor à ela (daí seu preço um pouco maior). 
Só para relembrar, a A520M DS3H é para quem não vai fazer OC, pois não dispõe do recurso.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods cara você literalmente SANOU TODAS AS MINHAS DUVIDAS, muito obrigado pelo seu tempo e por toda ajuda, com toda certeza você impactou 100% nisso, uma ultima duvida. eu não entendo 100% sobre rams e frequencia mas você teria alguma indicação, e minha fonte de 650 daria conta nessa troca de processador e MB? porque eu nao entendo muito mas acho que intel consome menos energia e (lembrando que tenho uma 3060 ti e o TDP é de 200W e a efic da fonte é 85%) e sobre suas sugestões eu justamente tenho esse DeepCool Gammaxx 400 V2 como aircooler e ele tem encaixe pra am4 então só passaria do antigo pra nova placa. vou deixar anexado um print do cpu-Z com as infos da ram atual, sao 2 daquelas verdinhas low profile (a informação do slot 1 é a mesma do 2 pois são iguais)

image.png

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@guitorette Sua fonte é bem fraca para esse PC. Ela não chegou a desarmar com a 3060? A potência não é tanto o problema, mas sim a qualidade. A melhor fonte dessa marca é a gold, que é tier C. A que você tem deve ser bronze, então é tier D. Com tantos componentes caros nesse PC eu jamais confiaria em uma fonte dessas, pois a falta de qualidade dela pode danificar seus componentes. Eu iria de tier A com certeza. Hoje as melhores do mercado que são tier A e não quebram o banco para comprar são a XPG Core Reactor, a Super Flower Leadex III, as Corsair RM, XFX XTR2 e acho que só. Sempre que for escolher fontes olhe esta lista e veja se é tier A: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

Além disso, procure indicações e reviews com testes da fonte para saber se ela tem boa filtragem e proteções adequadas. 

A que está com melhor preço hoje é a XPG Core Reactor 650W (por 100 reais a mais tem a de 850W), na kabum.

O consumo dos Ryzen de 3ª e 5ª gerações é menor que o consumo dos Intel. O problema que vejo aí está na qualidade da fonte. Se essa fonte danificar sua GPU você faz ideia do prejuízo? Já viu como estão os preços das 3060 hoje?

Sobre as memórias, Ryzen de terceira geração se beneficia muito de frequências mais altas. Para o 3600 recomendo pelo menos 3200 MHz. Para o 5600 o ideal já é 3600 MHz para cima. As de 2400 MHz que você tem vão limitar o desempenho dos dois processadores, então recomendo que venda elas e compre novas. Sempre compre memórias das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG. A Team Group está começando a fazer sucesso e costuma ter bons preços na Pichau. Pessoalmente não costumo indicar, mas dependendo do preço pode valer a pena.

Seu deepcool gamax deve ter vindo com apenas uma ventoinha. Você pode comprar mais uma e instalar do outro lado dele se quiser. As duas tem que estar soprando para o fundo do gabinete. Se não tiver mais da pasta térmica original, compre uma nova de qualidade, mas não condutiva. A CM Master Gel e a Arctic MX-4 hoje são as mais em conta com boa qualidade.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods então, tenho essa fonte faz cerca de 5 meses quase, esse é o link dela https://gamemax-br.com/produto/GM650 até agora não deu mt problema até porque minha 3060 ti é da GALAX e o indica nas specs eram 550W, tanto que eu fiz a calculadora de PSI antes de comprar com meu setup todo e basicamente deu isso aqui https://outervision.com/b/TVwJtB. O unico problema vai ser querer trocar a placa-mãe e o processador e investir +1k na fonte, isso quebraria um pouco o orçamento, eu teria esse dinheiro mas vendi uma placa de video pelos correios e basicamente a placa sumiu então to no aguardo pelo dinheiro ou uma resposta que sobre a encomenda (basicamente n me disseram se foi roubada, extraviada, o pedido de analise segue em aberto). você acha muito critico e urgente essa troca pra fonte? porque no caso eu pegaria a de 850 logo pra não ter futuras dores de cabeça e obrigado pelas indicações da ram, irei vir aqui como referencia na hora de pesquisar

• Curtir 1
Postado

@guitorette Vou te explicar meu raciocínio. A fonte que você tem é tier D, o que significa que a qualidade de fabricação dela é muito baixa (basicamente a mais baixa possível acima das genéricas de verdade). Com isso ela vai, com o tempo, reduzir a vida útil dos seus componentes. A GM600 parece ter tido um bom review nos testes da teclab, mas os componentes internos são inquestionavelmente de baixa qualidade.

Minha preocupação é mais ou menos assim: você tem uma GPU que custa HOJE quase 9 mil reais. Aí põe ela para rodar com uma fonte barata e de má qualidade. Sua GPU já está perdendo vida útil só de estar rodando com essa fonte. Economizar o valor de uma fonte nova, se ela causar a perda da sua GPU, vai te trazer um prejuízo 10x maior do que o valor da fonte (sendo otimista). Minha recomendação é de que use uma fonte de qualidade para se poupar desse tipo de transtorno, pois uma GPU de qualidade como essa dura facilmente 5 a 8 anos se bem cuidada, então ela vale hoje mais de 1000 reais por ano (isso se você chegar a fazer upgrade nesse prazo). 1 ano a menos que ela durar por causa da fonte já vai te trazer um prejuízo que o valor da fonte Tier A de 650W mais cara hoje não chegaria nem perto. Lembre-se, a questão não é a potência, mas sim a qualidade. Em teoria uma fonte de 450W já seria suficiente para rodar com essa sua GPU (segundo o cálculo do PSU calculator), então potência não é problema mesmo. Se não puder adquirir a fonte agora, pelo menos coloque isso na lista de prioridades e monitore os preços. Uma semana atrás tínhamos fontes como a XPG Core Reactor 650 custando 599 reais e a Super Flower Leadex III 550 custando 560 reais. Infelizmente uma esgotou e a outra subiu de preço. Monitorando os preços algumas semanas, até aqui pelo fórum também onde todo momento a turma acha algum modelo novo em promoção, você consegue economizar bastante. Eu mesmo comprei uma fonte de 800 reais por 400 porque monitorei preços por três meses e comprei quando vi uma boa promoção.

Ps.: Não adianta colocar a melhor fonte do mundo se você estiver usando estabilizador. Estabilizadores são veneno.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods Certo, entendi sua logica, vou colocar na lista de prioridades então tanto a core reactor e seguir nisso, obrigado pela ajuda, além de sites como kabum, amazon etc você tem mais algum onde eu possa procurar por esses preços e etc? valeria a pena simplesmente deixar meu i5-9400 por agora e focar em comprar a fonte nova e futuramente fazer esse upgrade? pois a ordem entre trocar componentes não importa tanto, meu pc ta suprindo tranquilamente minhas necessidades, era mais um upgrade não por luxo, mas por precaução mesmo. Então se você me falar que é bom trocar a fonte pra "salvar" a vida util do pc, eu priorizo ela e logo após troco placa-mãe e processador juntos

• Curtir 1
Postado

valeria a pena simplesmente deixar meu i5-9400 por agora e focar em comprar a fonte nova e futuramente fazer esse upgrade?

Depende da sua prioridade. Os preços de fontes não estão bons hoje. A única que está com bom preço é a Leadex III 550W, mesmo assim está um pouco mais cara por só ter a versão ARGB. A ARGB custa o que custava a de 650 ou 750W salvo engano. 

As lojas que recomendo são Pichau, Kabum e Terabyteshop. Além delas pode procurar no google shoping sempre para ver se alguma outra loja menos conhecida disponibilizou o produto por um preço melhor. 

pois a ordem entre trocar componentes não importa tanto, meu pc ta suprindo tranquilamente minhas necessidades, era mais um upgrade não por luxo, mas por precaução mesmo.

Se esta for a única razão do seu upgrade, saiba que estamos no pior momento possível para compra de qualquer componente que dependa de silício (momento de escassez). Memórias, CPUs e GPUs todos subiram de preços. A única coisa que não vi subir tanto é SSD, mas isso deve ser apenas pelo excesso de produtos no mercado. Tudo isso fora a alta do dólar e presente crise. Eu mesmo adiei meu upgrade que tinha agendado para meio desse ano até o mercado se normalizar.

Então se você me falar que é bom trocar a fonte pra "salvar" a vida util do pc, eu priorizo ela e logo após troco placa-mãe e processador juntos

Eu faria exatamente isso, mas pesquisaria preços pelo menos umas semanas para me certificar de que estou comprando bem. As core reactor e leadex devem ter reposição de estoque em breve, mas se não tiverem tem outros modelos que podem voltar a entrar em evidência como as Corsair RM ou as XFX XTR2.

• Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods belezinha, acho que não tenho mais duvidas, mas você me salvou demais, agradeço muito mano, espero que essa situação melhore, obrigado mais uma vez você foi tipo o melhor "professor" sobre isso e me ensinou demais, pode ter certeza que vou comprar com muito mais sabedoria e qualidade, abração e você é *****

• Curtir 1
Postado

@guitorette Esse é o propósito de participar de fóruns: Ajudar quem ainda está aprendendo. Fico feliz que esteja satisfeito, mas saliento que esse fórum ainda tem muito a te ensinar se você permitir. Temos muito conteúdo valioso aqui, então recomendo que continue pesquisando e lendo. Abraços e boa sorte aí.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...