Ir ao conteúdo

Ao trocar a placa-mãe é necessário formatar o PC?

Ir à solução Resolvido por Lucas_Coosta,

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, sei que tem muitos tópicos como esse e que o indicado é formatar sim, mas como cada caso é um caso, venho trazer o meu. Recentemente comprei uma outra placa-mãe para meu PC, peguei uma Gigabyte "GA-970A D3P (rev 2.0)" usada, mas em perfeito funcionamento, a que eu tinha era uma Asus "M5A78L-M/USB3". Inicialmente a placa-mãe nova não bipava nem dava video, passei um perrengue até conseguir fazer ligar (no fim só precisei limpar a memória RAM com uma borracha).

Na primeira inicialização, naquela tela do Windows (Windows 10 Pro, versão 20H2) apareceu mensagem (configurando dispositivos), imaginei então, que ele estava se adequando a nova placa-mãe, em poucos minutos o PC estava ligada e pronto para uso, os drivers todos instalados e operando normal.

Para uso simples, youtube e outras tarefas funciona perfeitamente, mas quando abro algum jogo, o PC reinicia, não da tela azul nem nada, simplesmente escurece a tela e reinicia. Acontece com qualquer jogo, enquanto esta no menu fica beleza, mas assim que abre a tela do jogo e aparece o personagem, o jogo trava na hora e escurece a tela, reiniciando imediatamente. Parece que quando "pesa" ele não aguenta a pressão (kkkk) e acaba reiniciando. Se eu volto para a placa-mãe antiga, funciona tudo normal.

Será que pode ser algo relacionado ao windows? Imagino que se fosse isso, o PC nem iria funcionar, não sei mais o que fazer, não quero formatar e correr o risco do problema persistir, vou perder tempo e dados que tenho. Vou ver se consigo um HD emprestado que eu possa formatar sem problemas

Postado

Faz todo sentido mesmo, eu imaginei que não fosse necessária a formatação, pelo fato do sistema ter iniciado sem erros e funcionar normalmente em outras atividades, apresentando erros somente nos jogos, pensei que pudesse ser um problema com a placa-mãe. Consegui um SSD emprestado no serviço, final de semana terei tempo de formatar e ver como se comporta, após isso, trarei os resultados.

Agradeço as respostas!

Desculpem por postar no lugar errado

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, Lucas_Coosta disse:

Faz todo sentido mesmo, eu imaginei que não fosse necessária a formatação, pelo fato do sistema ter iniciado sem erros e funcionar normalmente em outras atividades, apresentando erros somente nos jogos, pensei que pudesse ser um problema com a placa-mãe.

Essa possibilidade não está descartada, mas a instabilidade que você experimentou pode se dever sim, e provavelmente é seu caso, ao sistema ter sido instalado para outra MB. Nesse caso há drivers essenciais de sistema que são específicos da MB antiga e causam conflitos na nova, sendo que muitos deles não podem ser reinstalados depois de o sistema ser instalado. 

Lembre-se de instalar os drivers diretamente do site da fabricante da placa-mãe, jamais usando driver booster ou confiando apenas nos drivers padrão do windows. Um PC saudável tem que ter todos os drivers baixados diretamente do site do fabricante da placa-mãe, jamais de outros lugares. Para pegar umas dicas sobre como fazer a instalação do seu sistema de forma mais eficiente e facilitar a manutenção futura, leia o tópico abaixo.

• mês depois...
  • Solução
Postado

Eai galerinha, posso dizer que fui lesado kkkkk

Não estava afim de formatar o PC e correr o risco da placa-mãe não funcionar igual, mas começou acontecer outros problemas e precisei formatar a máquina, então já formatei com essa gigabyte mesmo pra ver se resolvia. Durante a formatação correu tudo certo, não teve erro nenhum e instalou super rápido. O PC iniciou instalou todas as ATT's e estava muito estável, atualizei drivers e tudo mais, ai fui testar e me decepcionei kkkk, abri o jogo e carregou de boa, mas no momento que apareceu o personagem a tela escureceu na hora e reiniciou a máquina, sem tela azul, sem erros e nenhum BIP (totalmente decepcionante quando isso acontece kkkk). Desisti, coloquei minha antiga Asus e ela esta firme e forte. Fisicamente a placa-mãe não tem um arranhão se quer, nenhum componente queimado ou algo do tipo, descartei fonte e outras partes do hardware, pois com a placa-mãe antiga da asus funciona muito bem. 

Infelizmente demorei tempo demais para ter uma definição e agora não tenho como devolver ao vendedor, mas beleza, ai foi erro meu. Vou colocar pra venda, talvez possam retirar peças ou consertar, deve ser algo mínimo.

Agradeço a quem tentou ajudar!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!