Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Esses dias aqui em casa aconteceu do neutro se romper por causa da concessionária fazer uma manobra e subiu a tensão para 380v, queria saber como evitar isso ou desarmar a energia temporariamente para evitar os danos aos equipamentos (De preferência na parte de baixo do padrão pois queimou-se um motor de portão que estava conectado lá)

Eu até pensei em usar um DPS.... porém me vem a questão que quando a energia caiu e voltou ficou um bom tempo em 380v as vezes 280v~300v... se não fosse eu para desligar os disjuntores acho que teria queimado mais (Inclusive um filtro de linha que tinha entrou em curto)

Alguém teria uma ideia "fácil" de ser feita para evitar isso acontecer novamente? (Sei que a concessionaria cobre os prejuízos porém é o prazo de 15 dias para analise + 7 dias para não me lembro o que mais)

Postado

Neutro interrompido pode causar incêndio, morte, etc.

Que eu saiba a unica forma de diminuir a chance de que queime aparelhos é fazendo a divisao correta de um neutro por circuito

Por exemplo: neutro do chuveiro jamais compartilhado com iluminacao ou tomada. Neutro do circuito da tomada do quarto de solteiro ser fase + neutro + terra para este quarto. No outro quarto seja de casal ou de solteiro, outra fase + neutro + terra vindo do QDC 

Muitas vezes o disjuntor não irá acionar quando a concessionária faz ***********. 

Infelizmente fora fazer corretamente o dimensionamento + fazer  circuito conforme a norma não sei outra alternativa para evitar queima de aparelho ou explosao em caso de neutro interrompido

você alimentar suas tomadas do quarto e sala com sistema fase+fase não é aconselhado ao meu ver. Fase + Fase no Brasil basicamente em questão de residência é para chuveiros e/ou forno elétrico e ar condicionado.

O Prot-x da Indeletra por exemplo tem relé que desarma quando atinge 10 a 15% a mais na sua rede, por exemplo 220+15% seria o suficiente para o filtro de linha desarmar

acabei de ver um video relacionado a sua pergunta

Postado

@donzmaker os neutros saem todos do quadro de distribuição 
Acho que dei a entender mal sobre a conexão, é fase e neutro todas, porém quando falhou o neutro da concessionária se tornou fase fase já que é trifásico e um equipamento fez retornar pelo neutro a fase
O ventilador que queimou estava em uma fase e o motor em outra fase, o motor está conectado cerca de 1 metro de fio após o padrão e o ventilador estava a mais de 30 metros já com fio distribuído para as tomadas... o filtro de linha também estava em outra fase conectado no quadro de distribuição de uma parte da casa e o ventilador estava em outro quadro de distribuição do lado de fora da casa

Em questão de distribuição, creio que esteja certo... desce um neutro vindo do QDC em cada tomada

Irei ver a questão do Prot-x
Em relação ao vídeo, eu creio que não tenha rompido dentro de casa, pois o motor que fica ligado na caixa de baixo do padrão também sofreu com o rompimento e ele está literalmente saindo do padrão já faz conexão com ele...

Se não ficou muito claro a questão da ligação das tomadas segue imagem:

spacer.png

Obs: Na 1° fase que chega no quadro de distribuição tem um Wattimetro que estava marcando 340~380v chegando

Acabei de ver sobre o Prot-x ;-; e é uma pena não ter para colocar em quadro de distribuição ou algo mais direto na rede, comprar 1 para cada parte da casa vai sair caro... se é que achar por que até agora só achei 1 publicação dele sendo vendido

Postado
47 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

@donzmaker os neutros saem todos do quadro de distribuição 
Acho que dei a entender mal sobre a conexão, é fase e neutro todas, porém quando falhou o neutro da concessionária se tornou fase fase já que é trifásico e um equipamento fez retornar pelo neutro a fase
O ventilador que queimou estava em uma fase e o motor em outra fase, o motor está conectado cerca de 1 metro de fio após o padrão e o ventilador estava a mais de 30 metros já com fio distribuído para as tomadas... o filtro de linha também estava em outra fase conectado no quadro de distribuição de uma parte da casa e o ventilador estava em outro quadro de distribuição do lado de fora da casa

Em questão de distribuição, creio que esteja certo... desce um neutro vindo do QDC em cada tomada

Irei ver a questão do Prot-x
Em relação ao vídeo, eu creio que não tenha rompido dentro de casa, pois o motor que fica ligado na caixa de baixo do padrão também sofreu com o rompimento e ele está literalmente saindo do padrão já faz conexão com ele...

Se não ficou muito claro a questão da ligação das tomadas segue imagem:

spacer.png

Obs: Na 1° fase que chega no quadro de distribuição tem um Wattimetro que estava marcando 340~380v chegando

Acabei de ver sobre o Prot-x ;-; e é uma pena não ter para colocar em quadro de distribuição ou algo mais direto na rede, comprar 1 para cada parte da casa vai sair caro... se é que achar por que até agora só achei 1 publicação dele sendo vendido

Na imagem que você postou acima por exemplo, está faltando aterramento e outra dica do neutro interrompido seja da concessionária ou da casa é utilizar uma fase e um neutro para as tomadas. No caso ao invés de usar 2 fases para os pequenos QDCs que distribuem para o resto da casa: fase 1 para quarto ventilador + neutro + terra, fase 2 para circuito da sala, fase 3 para circuito da cozinha, etc.

VXyA6rI.png

Nesse caso acima desculpa o jeito ruim do desenho mas sai um cabo grosso do neutro provavelmente de 16mm do padrão para os 2 QDCs, desses 2 QDCs cada neutro para cada circuito

Assim aumenta a chance do neutro interrompido da concessionaria armar o disjuntor e queimar o fusivel do filtro de linha. A outra unica saída é ter o Prot-x que vai desarmar entre 10 a 15% do que passar de 220V, só que ele é bitola 0,75mm, não ultrapassar o valor de 10A

Postado

Eu não sei qual disjuntor do seu padrão mas como são 2 QDCs pelo que vi no seu esquema, seria interessante você ter um IDR principalmente nos chuveiros

https://loja.br.abb.com/interruptor-diferencial-residual-residencial-norma-iec-4-polos-63a-tipo-ac-30ma-linha-fh200-abb.html

E fazer um bom aterramento TN-S

você pode optar por 2 DDRs que ja vem com disjuntor nesse QDC do chuveiro

Esse aqui por exemplo 63A

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1254154619-disjuntor-diferencial-residual-ddr-30ma-63a-jnb8le-1n-c63-jng-_JM#position=6&type=item&tracking_id=afd39908-a52d-4922-9a1d-69ee49257433

Se vier fase de 10mm no padrão, o recomendado é esse

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1254154641-disjuntor-diferencial-residual-ddr-30ma-50a-jnb8le-1n-jng-_JM#position=2&type=item&tracking_id=6e62edd7-dd00-4d0c-98c5-5b1670c29fdb

Se o chuveiro for fase+fase você liga as 2 fases no DDR, se for fase e neutro o neutro deverá ser ligado no lado direito como mostra o fabricante

Postado
21 horas atrás, donzmaker disse:

No caso ao invés de usar 2 fases para os pequenos QDCs que distribuem para o resto da casa: fase 1 para quarto ventilador + neutro + terra, fase 2 para circuito da sala, fase 3 para circuito da cozinha, etc.

O QDC de fora, coloquei só o ventilador porém seria parte de lavanderia, um banheiro (Desabilitado atualmente) e pouca coisa

O QDC de dentro até fiz uma mudança que tava fácil, troquei para a organização de 1 fase para os quartos (Com 1 chuveiro nela) e outra para sala + chuveiro

21 horas atrás, donzmaker disse:

Nesse caso acima desculpa o jeito ruim do desenho mas sai um cabo grosso do neutro provavelmente de 16mm do padrão para os 2 QDCs, desses 2 QDCs cada neutro para cada circuito

Atualmente sai um cabo de 10mm² do padrão e chega na casa distribuído 2 cabos de 6mm² para cada QDC (De acordo com os consumos baixos, creio que não há problema o tamanho), nas tomadas desce cabos de 2,5mm²

22 horas atrás, donzmaker disse:

A outra unica saída é ter o Prot-x que vai desarmar entre 10 a 15% do que passar de 220V, só que ele é bitola 0,75mm, não ultrapassar o valor de 10A

Acho muito difícil usar o Prot-X já que o objetivo seria uma proteção da casa toda...

17 horas atrás, donzmaker disse:

Eu não sei qual disjuntor do seu padrão mas como são 2 QDCs pelo que vi no seu esquema, seria interessante você ter um IDR principalmente nos chuveiros

Do padrão é um tripolar creio que de 50A ... Se o IDR é para os chuveiros não teria que ser um com 2 polos?

18 horas atrás, donzmaker disse:

E fazer um bom aterramento TN-S

Assim que possível irei realizar um aterramento TN-S o problema de agora é que para eu puxar a fiação para o aterramento TN-S que está complicado (Além que precisa de terromêtro para ter certeza que esteja bom e não possuo tal equipamento..)

18 horas atrás, donzmaker disse:

você pode optar por 2 DDRs que ja vem com disjuntor nesse QDC do chuveiro

Esse aqui por exemplo 63A

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1254154619-disjuntor-diferencial-residual-ddr-30ma-63a-jnb8le-1n-c63-jng-_JM#position=6&type=item&tracking_id=afd39908-a52d-4922-9a1d-69ee49257433

Se vier fase de 10mm no padrão, o recomendado é esse

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1254154641-disjuntor-diferencial-residual-ddr-30ma-50a-jnb8le-1n-jng-_JM#position=2&type=item&tracking_id=6e62edd7-dd00-4d0c-98c5-5b1670c29fdb

Se o chuveiro for fase+fase você liga as 2 fases no DDR, se for fase e neutro o neutro deverá ser ligado no lado direito como mostra o fabricante

O chuveiro é fase + neutro, então em vez de IDR poderia usar os DDRs ?

Postado
38 minutos atrás, Arthur Guillermo disse:

O QDC de fora, coloquei só o ventilador porém seria parte de lavanderia, um banheiro (Desabilitado atualmente) e pouca coisa

O QDC de dentro até fiz uma mudança que tava fácil, troquei para a organização de 1 fase para os quartos (Com 1 chuveiro nela) e outra para sala + chuveiro

Atualmente sai um cabo de 10mm² do padrão e chega na casa distribuído 2 cabos de 6mm² para cada QDC (De acordo com os consumos baixos, creio que não há problema o tamanho), nas tomadas desce cabos de 2,5mm²

Acho muito difícil usar o Prot-X já que o objetivo seria uma proteção da casa toda...

Do padrão é um tripolar creio que de 50A ... Se o IDR é para os chuveiros não teria que ser um com 2 polos?

Assim que possível irei realizar um aterramento TN-S o problema de agora é que para eu puxar a fiação para o aterramento TN-S que está complicado (Além que precisa de terromêtro para ter certeza que esteja bom e não possuo tal equipamento..)

O chuveiro é fase + neutro, então em vez de IDR poderia usar os DDRs ?

Sem olhar fica um pouco difícil te ajudar 100% mas pelo que entendi se o chuveiro está sendo ligado como fase e neutro ao invés de duas vezes mesmo assim recomendaria o DDR. O IDR pode usar, só vai ocupar mais espaço no quadro pois você precisa de um disjuntor antes. O DDR já faria a função dos 2 nesse circuito do chuveiro. A não ser que você queira ligar o circuito do quadro todo por IDR então sim você usa o IDR para fase 1 + neutro sendo que o neutro passa pelo IDR e a fase tambem, mas antes da fase passar pelo IDR a fase pecisa ser dimensionada por um disjuntor. Se o chuveiro é de 6500W um disjuntor de 32A seria o ideal, desde que o cabo para o chuveiro seja 6mm. Para fazer TN-C-S precisa de 10mm em todo circuito, já para fazer TN-S acho (apenas acho) que dá para fazer lá no painel de entrada e levar o aterramento para os 2 QDCs. 

Lembrando que o chuveiro precisa ter circuito específico: sai uma fase + 1 neutro do QDC e futuramente o aterramento...

Questão das tomadas 2,5mm: dá para fazer um circuito de 3 tomadas por exemplo (só exemplo) com uma fase e 1 neutro e 1 terra. Não precisa de 3 circuitos, a principio. O interessante porém é utilizar disjuntor de 16A ou até 10A (se for 220 você vai ter em mente mais ou menos que o máximo total ligado naquele circuito vai ser de 2200W, se for 127V uns 1150 a 1200W) no circuito das tomadas se o consumo for baixo. 

Não sei como é a questão dos eletrodutos e o material da obra utilizado, precisa ver isso. Cabo de 2,5mm aguenta 21A mas há perdas conforme a temperatura , distância e o tipo de eletroduto...

Pelo seu desenho inicial achei que os chuveiros eram 2 fases... precisa verificar direitinho se é fase e neutro mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!