Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

fonte bomba 500w

placa-mãe chinesa sem marca com i3 3220

placa 1050 ti

windows 7 pirata

Meu windows sai do modo aero aleatoriamente e o clock da placa explode, esse clock grafico de 1733 eu sei que nao é normal, o de 3504 eu ja nao sei, nas especificações da nvidia tem dizendo que o clock de memória é 1752mhz, mas me disseram que tem que multiplica por 2 ou 4. O pc fica zumbindo quando isso acontece. É mais provavel que seja a fonte ou a placa? (acontece em desktop, as vezes em jogos tambem) Eu tinha esse problema ha 2 anos quando eu usava o geforce experience, depois eu tinha baixado so os drivers "normais" e nunca mais tive esse problema ate entao.

image.thumb.png.30df3f4190f2a1ce06a4163b23f5c8aa.pngimage.png.cb90f6ab48570ee50417d4686a5d92d6.png

image.png

Postado

O clock de 3504 MHz é o clock da memória da GPU, que é GDDR5.

As GDDR5 por sua vez são memórias QDR (Quad Data Rate) e por isso transmitem 4 vezes a cada pulso de clock, nesse caso o clock real da memória da tua GTX 1050 é de 1750 MHz, multiplicando por 2 chega-se aos 3500 MHz e mais uma vez multiplicando por 2 chegamos aos 7000 MHz que é o clock efetivo dessa memória.

Já o clock de 1733 MHz é o clock da GPU mesmo, provavelmente no modo turbo e não tem nada anormal com ele.

De toda forma está tudo normal, não tem nada fora de controle ai.

A fonte realmente é um problema sério por ser genérica, a placa-mãe nem tanto porque o Core i3 é um processador bem fraco e mal exige energia, porém as vezes quando o Windows desativa o aero do nada é porque o driver apresentou problemas e ai tem que ver se ele informa mesmo isso.

Postado

@Nyut Nyuka vale lembrar que cada fabricante (Zotac, MSI, Galax, etc) pode definir um clock base e de turbo como bem quiser. A NVIDIA tem a linha Founders Edition que serve de referência para outras fabricantes e também os clocks de turbo da NVIDIA seguem um algoritmo que faz com que o clock suba um pouco além do que a fabricante define, ou menos as vezes, com base na temperatura e tensão aplicada no momento.
Isso é feito pela própria GPU e não requer intervenção do usuário, até tudo bem.

Então mais uma vez, quanto ao clock do GPU Core/Graphics a 1733 MHz (ou mais) você não precisa se preocupar.

Já os 1752 MHz que o TechPowerUp aponta, só reforça o que eu disse na primeira resposta. Onde se lê 1750~175x MHz é basicamente a mesma coisa, é normal ter uma variância sutil na frequência as vezes, como ali, eu disse 1750 MHz e no site é listado 1752 MHz, assim como no HWMonitor que lista 3504 MHz, que é justamente o dobro dos 1752 MHz iniciais.

E esses 3504 MHz são multiplicados mais uma vez por 2, o que leva aos 7008 MHz, com base nos números mais exatos que são fornecidos. O que por sua vez é corroborado pelos 7.0 Gbps que o site aponta logo abaixo do clock da memória.

Dessa forma, a velocidade das memórias GDDR5 pode ser lida de duas maneiras, como clock efetivo de 7008 MHz ou como 7.0 Gbps; note também que há GPUs que usam memórias GDDR5 mais rápidas, ainda sim, o mesmo princípio é aplicável.

Por fim, quanto aos 39% de rotação das fans, esse é outro comportamento comum das GPUs.

A rotação dos fans da GPU varia de acordo com a temperatura dela, e é normal que esse RPM suba um pouco a medida que a placa esquenta, como foi o teu caso ali, a GPU chegou a 57° C e em resposta a isso as fans passaram para 38% do RPM máximo.

Esse RPM oscila para mais ou para menos a depender da temperatura da GPU.

Postado

@Nyut Nyuka 1.05V (ou 1050 mV) é normal para as GTX da série 10, minha GTX 1060 mesmo pegava isso até antes de eu vir a fazer um downvolt nela.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!