Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal acabei de montar meu PC, com as config que estão ai no perfil, e tenho um total de 0 ventoinhas, meu gabinete tem espaço pra 3 fans frontais e 1 traseiro (todos de 120mm), mas não faço ideia de qual kit comprar ou avulso sla (Mas tem que ser barato, tipo MUITO pra entrar no orçamento) e como montar, nem se a minha placa-mãe guenta as 4, conectores, sou um completo leigo, algum ser de luz poderia me iluminar?? Necessito demais

Postado

Sua placa-mãe, B450M DS3H, só tem um conector auxiliar para fans. Precisará adquirir um HUB de fans para alimentar vários fans no seu gabinete, igual eu faço aqui. 

Você tem alguma preferência por ventoinhas com RGB ou com LED de cor fixa, ou prefere sem LED? Tem preferência por modelos mais silenciosos, ou o importante pra você é refrigerar?

O seu gabinete é esse?

https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-tgt-archer-lateral-vidro-tgt-arc-01

Sobre o gabinete, ele não favorece muito o fluxo de ar, a fonte fica na parte superior, absorvendo todo o calor dos componentes, quando deveria ficar na parte de baixo, pegando ar frio de fora, mas OK. Na parte de cima deveria ter abertura para o ar quente sair (com auxilio de algumas ventoinhas). O mínimo que seu gabinete precisará ter é uma ventoinha traseira funcionando como exaustor, isso ajudará o ar quente produzido pelo processador e placa de vídeo saírem do gabinete, o que também livrará um pouco a fonte de receber o calor. Na parte da frente você tem a possibilidade de colocar as três ventoinhas suportadas, mas não sei se vai fazer muito efeito, já que vai ter três puxando ar frio pra dentro e apenas uma tirando o ar quente (duas, se contar a fonte como uma espécie de exaustor), mas acho que no máximo duas ventoinhas na frente são suficientes, uma na altura do processador e outra na altura da placa de vídeo.

Postado
11 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Sua placa-mãe, B450M DS3H, só tem um conector auxiliar para fans. Precisará adquirir um HUB de fans para alimentar vários fans no seu gabinete, igual eu faço aqui. 

Você tem alguma preferência por ventoinhas com RGB ou com LED de cor fixa, ou prefere sem LED? Tem preferência por modelos mais silenciosos, ou o importante pra você é refrigerar?

Eu não quero uma turbina de avião, mas também não precisa ser 0 de barulho, quero o meio termo, no caso eu nem tenho preferência por LED, mas se as fans tiverem e for só um pouco mais cara eu aceito, afinal LED da fps.

O seu gabinete é esse?

https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-tgt-archer-lateral-vidro-tgt-arc-01

as ventoinhas na frente são suficientes, uma na altura do processador e outra na altura da placa de vídeo.

Sim, esse mesmo

Sobre o gabinete, ele não favorece muito o fluxo de ar, a fonte fica na parte superior, absorvendo todo o calor dos componentes, quando deveria ficar na parte de baixo, pegando ar frio de fora, mas OK. Na parte de cima deveria ter abertura para o ar quente sair (com auxilio de algumas ventoinhas). O mínimo que seu gabinete precisará ter é uma ventoinha traseira funcionando como exaustor, isso ajudará o ar quente produzido pelo processador e placa de vídeo saírem do gabinete, o que também livrará um pouco a fonte de receber o calor. Na parte da frente você tem a possibilidade de colocar as três ventoinhas suportadas, mas não sei se vai fazer muito efeito, já que vai ter três puxando ar frio pra dentro e apenas uma tirando o ar quente (duas, se contar a fonte como uma espécie de exaustor), mas acho que no máximo duas ventoinhas na frente são suficientes, uma na altura do processador e outra na altura da placa de vídeo.

Então eu necessito de obrigatoriamente 3 fans, 1 traseiro e 2 frontais?? E ainda preciso de um HUB auxiliar pra instalar os fans, tem alguma recomendação de HUB barato e um kit com 3 fans??

Postado
1 minuto atrás, Vinibiiel disse:

Eu não quero uma turbina de avião, mas também não precisa ser 0 de barulho, quero o meio termo, no caso eu nem tenho preferência por LED, mas se as fans tiverem e for só um pouco mais cara eu aceito, afinal LED da fps.

Sim, esse mesmo

Então eu necessito de obrigatoriamente 3 fans, 1 traseiro e 2 frontais?? E ainda preciso de um HUB auxiliar pra instalar os fans, tem alguma recomendação de HUB barato e um kit com 3 fans??

Para sua sorte, sua placa-mãe permite controlar a curva de rotação mesmo de ventoinhas alimentada por 3 pinos, fazendo o controle via tensão, pois muitos modelos só consegue controlar a velocidade de ventoinhas com 4 pinos, onde o 4º seria exclusivamente para enviar o sinal PWM. Recentemente eu adquiri algumas ventoinhas Corsair AF120, pois achei o fluxo dela legal, segundo o fabricante, de 52 CFM. O "problema" é que essa ventoinha é de 3 pinos e minha placa-mãe não consegue controlar a velocidade de ventoinhas de 3 pinos. Tenho quatro ventoinhas dessas, rodando por volta dos 1500 RPM, o barulho de quatro ao mesmo tempo incomoda um pouco, mas já estou começando a me acostumar.

Esse modelo suporta alimentação entre 7V e 12V, a placa-mãe por padrão fornecerá 12V, eu fiz um teste alimentando por fora com uma tensão de 9V, e o PC ficou bem silencioso, só não fiz teste descobrir se fez diferença no resfriamento. Mas você pode ajustar aí a curva com base na temperatura do processador, por exemplo, e fazer com que a velocidade delas aumentem se a temperatura estiver muito alta. O importante é ficar silenciosa enquanto você usa o PC normalmente.

Essas ventoinhas vão custar na faixa de R$40-45 cada, dependendo da loja e da promoção, você deve achar várias outras aí de R$20-30 de marcas mais desconhecidas ou mais simples, eu já não sei te dizer em questão de qualidade e eficiência o quanto os outros modelos se comparam com essa, mas eu preferi arriscar pelo fato da Corsair ter um certo nome no ramo de PCs.

Sobre o HUB para ligar os fans, eu comprei o DeepCool FH-04, que você liga em no conector da sua placa-mãe e ele fornece 4 conectores para 4 fans. Eu estou usando quatro ventoinhas no único conector da minha placa-mãe por meio desse HUB sem problemas.

• Membro VIP
Postado

@GuilhermeGB Você ainda utiliza controlador de fans? Ele não possui controle de velocidade?

Pois do contrário poderia ligar estes fans diretamente em um molex, alterando a tensão de 12v para 5v. Vão operar em ~800rpm, o que pra uso diário, sem OC e etc estaria muito bom.

As minhas ficam +- nesta velocidade, inaudíveis.

@Vinibiiel Este gabinete é meio "méhhhh", frontal parcialmente bloqueada. mas sim, eu faria isto, 3 frontais e 1 traseiro.

Eu pegaria algo como isto: https://www.kabum.com.br/produto/130709/cooler-fan-cooler-master-sickleflow-120mm-mfx-b2nn-18npk-r1?

Tem as versões coloridas (cor estática) e RGB tmb.

Postado
4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Esse modelo suporta alimentação entre 7V e 12V, a placa-mãe por padrão fornecerá 12V, eu fiz um teste alimentando por fora com uma tensão de 9V, e o PC ficou bem silencioso, só não fiz teste descobrir se fez diferença no resfriamento. Mas você pode ajustar aí a curva com base na temperatura do processador, por exemplo, e fazer com que a velocidade delas aumentem se a temperatura estiver muito alta. O importante é ficar silenciosa enquanto você usa o PC normalmente.

Mas como eu faço esse ajuste, tem um software?? Ou é BIOS da placa-mãe?? vou tentar comprar esse fans mesmo, será que se eu montar o pc e utilizar uns 15 dias mais ou menos sem ventilação nenhuma, destroi ele??? Só vou receber final do mês

4 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Sobre o HUB para ligar os fans, eu comprei o DeepCool FH-04, que você liga em no conector da sua placa-mãe e ele fornece 4 conectores para 4 fans. Eu estou usando quatro ventoinhas no único conector da minha placa-mãe por meio desse HUB sem problemas.

vou comprar esse HUB ai, só colocar a conexão dele na placa-mãe que ta pronto pra uso né??

3 horas atrás, Phoenyx disse:

Este gabinete é meio "méhhhh", frontal parcialmente bloqueada. mas sim, eu faria isto, 3 frontais e 1 traseiro.

Eu pegaria algo como isto: https://www.kabum.com.br/produto/130709/cooler-fan-cooler-master-sickleflow-120mm-mfx-b2nn-18npk-r1?

Tem as versões coloridas (cor estática) e RGB tmb.

vou tentar trocar esse gabinete até agosto, peguei ele só pra não deixar o pc solto mesmo, to querendo pegar o mancer ultraflow, curti demais o formato e a frontal é total livre

• Solução
Postado
7 horas atrás, Phoenyx disse:

@GuilhermeGB Você ainda utiliza controlador de fans? Ele não possui controle de velocidade?

Pois do contrário poderia ligar estes fans diretamente em um molex, alterando a tensão de 12v para 5v. Vão operar em ~800rpm, o que pra uso diário, sem OC e etc estaria muito bom.

Essa controladora tem apenas uma alimentação 4-pin que é ligada na placa-mãe, não tem conector molex. O sinal que a placa-mãe envia pra ela é passado para as quatro ventoinhas ao mesmo tempo. E a especificação da Corsair AF120 é alimentação de 7V a 12V, acho que não funcionaria com 5V, mas o teste que fiz em 9V já deixou o PC com ruído bem aceitável. Eu estava pensando em montar um mini circuito para alimentar as fans com um conversor step down que tenho aqui, mas estou sem paciência pra mexer com isso agora.

3 horas atrás, Vinibiiel disse:

Mas como eu faço esse ajuste, tem um software?? Ou é BIOS da placa-mãe?? vou tentar comprar esse fans mesmo, será que se eu montar o pc e utilizar uns 15 dias mais ou menos sem ventilação nenhuma, destroi ele??? Só vou receber final do mês

Pela BIOS mesmo ou pelo software da sua placa-mãe dentro do Windows, muito provavelmente ela vai ter, até a minha que é mais simples tem. Ficar sem ventilação não vai "destruir" o PC, só vai deixar os componentes um pouco mais quentes.

3 horas atrás, Vinibiiel disse:

vou comprar esse HUB ai, só colocar a conexão dele na placa-mãe que ta pronto pra uso né??

Exato.

4 horas atrás, Vinibiiel disse:

vou tentar trocar esse gabinete até agosto, peguei ele só pra não deixar o pc solto mesmo, to querendo pegar o mancer ultraflow, curti demais o formato e a frontal é total livre

Esse é o gabinete que eu peguei junto com as fans que comprei, comprei ele justamente por ser bem aberto na frente.

Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Pela BIOS mesmo ou pelo software da sua placa-mãe dentro do Windows, muito provavelmente ela vai ter, até a minha que é mais simples tem. Ficar sem ventilação não vai "destruir" o PC, só vai deixar os componentes um pouco mais quente

Mas só por 15 dias tem alta chance de queimar?? São todos novos só a fonte que comprei usada, e pretendo troca-la mais pra frente

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...