Ir ao conteúdo

Meu HD tá pifando, qual comprar CMR ou PMR ou SMR

Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, tenho no meu pc 1 SSD e 2 HDs, o segundo HD é só pra arquivos, já o meu primeiro HD eu usava ele pra os arquivos da pasta Usuários e também tem instalado alguns jogos, pois o meu SSD antigo era de apenas 240GB.

Esse HD que uso pra instalar jogos e os arquivos dos Usuários deu defeito, de repente ficou muito lento, usei o App da Seagate: SeaTools para fazer o diagnostico, e o resultado foi ruim, o teste só foi até 10% e deu reprovado. Deu a mensagem: "Agora é o momento ideal para você ter certeza que tem um backup atualizado de seus dados importantes. Infelizmente seu HD da Seagate falhou em um teste importante de diagnóstico, possivelmente causado por problemas de setores não legíveis"

Estou fazendo o backup dos arquivos que estão nas pastas "Usuários" mas está muito lento, demora uma eternidade a cópia. Enquanto isso comecei a procurar um novo HD pra comprar, gostaria de um HD de 2TB, achei o ST2000DM008 da Seagate que tem SATA3, 7200RPM e cache de 256MB. Mas vi uma avaliação de um pessoa reclamando que esse HD é SMR. Eu nunca tinha ouvido falar de SMR, pesquisei e não entendi ainda bem os contras dessa tecnologia. Vi que tem HDs CMR, PMR e SMR. Essa questão do SMR ou PMR ou CMR da uma diferença na velocidade ou na duração da vida útil do HD?

Eu vi um outro modelo da Seagate, o ST2000DM006 que tem SATA3, 7200RPM, cache de 64MB e é PMR.

Vale a pena comprar qual? O ST2000DM008 ou o ST2000DM006?

Minha configuração atual:

Placa-mãe AMD A75 FM1 F1A75-M PRO ASUS
Processador AMD A8-3870K
Memória 16GB Corsair DDR3 1600MGZ Vengeance (Kit 2x8gb) CMZ16GX3M2A1600C10R
Discos: SSD S280 Kingdian 1TB (Recém instalado, foi clonado do anterior que era o SSD SV300S37A/240G Kingston)

ST1500DL003-9VT16L Seagate Barracuda Green (esse que tá com defeito)

ST3000DM001-1ER166 Seagate Barracuda
Fonte 520W High Current Gamer HCG-520 ANTEC (+12V: 480W)
Placa de vídeo: GTX 750ti
Leitor e gravador de Blu-ray: LG HL-DT-ST BD-RE WH12LS39
Monitores: Lcd 22" Hdtv L22w831 AOC e SyncMaster 794mb 17" Samsung.
Teclado Warrior TC167 Multilaser

Mouse Redragon Cobra Chroma M711
Nobreak APC UPS ES-600
Gabinete: CM Storm Enforcer

• Membro VIP
Postado

Não sei, mas acho que vida útil de HD varia muito com o uso do mesmo, mas existe diferença entre SMR e CMR.

Os CMR tem maior capacidade, mas menos ciclos de escrita, cerca de 50% a menos.

Os SMR já permitem mais ciclos. (Veja essa tabela do HD DVR Seagate, o de 4TB CMR e SMR)

Agora o SMR geralmente precisa de um cache maior para obter mesma taxa, por isso é comum HDs SMR terem 256MB cache, por exemplo. 

Enfim, acho que não existe grande diferença na vida útil entre os tipos, eu recomendaria o mais barato.

Na verdade, no caso dos Seagate, se for possível verificar os seriais. Muito da garantia deles está baseado neles, já peguei HDs com 4 anos em vez de 3, talvez seja uma pequena vantagem.

• Curtir 1
Postado

@dwatashi  O ST2000DM008 que é SMR tá R$447, já o ST2000DM006 que é PMR tá R$440.

Então a diferença é bem pequena. E pesquisando aqui no Clube do Hardware achei esse tópico vi essa reposta:

Citação

Fuja de SMR a todo o custo. No momento, os sistemas operacionais ainda não foram adaptados para deixar o desempenho menos pior... essa primeira geração é totalmente Drive Managed SMR (DMSMR) e o desempenho de escrita é horrível para os casos típicos de uso de desktops e servidores. O único caso em que são aceitáveis é o de gravação contínua sequencial, como sistemas de câmeras de segurança, por exemplo.

No futuro, quando os sistemas operacionais adotarem os novos comandos SCSI e ATA desenvolvidos para gerenciar as zonas, o desempenho deve melhorar um pouco. Por enquanto, evite.

Essa resposta ainda está certa ou os sistemas operacionais já mudaram?

• Membro VIP
  • Solução
Postado
15 horas atrás, felipe.fp disse:

Essa resposta ainda está certa ou os sistemas operacionais já mudaram?

Não acho que seja algo relativo ao sistema operacional, mas ao funcionamento do HD.

Vendo datasheets da Seagate o que posso afirmar é atualmente que os discos CMR se enquadram na linha Pro, enquanto SMR na linha comum. Se a tecnologia SMR fosse ruim, não haveria discos SMR para DVR, pois ali o uso é 24x7 e Seagate tem eles em linha. (Link). No entanto a linha Pro que em sua maioria é CMR deve ser mais "segura" pois a maioria dos discos maiores usam essa tecnologia e nessa linha tem garantia de 5 anos.

Então o CMR seria mais interessante, mas é preciso verificar porque o ST2000DM006 parece estar fora ou fim de linha, porque não aparece no datasheet mais recente, acredito que tenha sido substituído pelo ST2000DM009. Pensando nisso, você pode pegar um disco com tecnologia mais consistente, mas quase sem garantia. (Barracuda e B. Pro)

Agora pode ser o ST2000DM005, que é SMR mas no menor RPM.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...