Ir ao conteúdo

Consigo fazer overclock em PC com Ryzen 7 2700?

Ir à solução Resolvido por Vitor Carazzatto,

Posts recomendados

Postado

Estou com meu PC desde final de 2018 e queria testar um OC nele para ver se melhora ainda mais o desempenho dele. Tenho uma placa-mãe da Asus b350m plus gaming, R7 2700, fonte corsair CV650, 2x8 2400mhz base e ta 2666mhz em OC. GTX 1060 6gb.

Teria que fazer direto pela bios e testando o clock junto com a tensão? ou daria para fazer por algum software? nao sei exatamente como proceder.

esqueci de falar do cooler, tenho um water cooler da pc yes sangue frio 240mm

Postado

@1Douglas Queria te pedir mais um detalhe a respeito do seu setup, qual seu gabinete? Tem fans instaladas? 

Segundo as informações que você apresentou, não vejo nada que impeça ou inviabilize o OC. Eu mesmo já fiz OC nessa placa com um R5 1600.

Referente a sua duvida de fazer via software ou BIOS, a principal diferença é que o OC só vai ser aplicado enquanto o software que foi utilizado estiver aberto, mas é possível colocar a aplicação em questão para inicializar junto ao Windows, mas eu particularmente prefiro sempre fazer pela BIOS.  

O OC basicamente consistem incrementos de tensão, frequência e muitos testes para garantir uma boa estabilidade e não prejudicar a vida útil do processador demasiadamente, independente de ser na BIOS e ou através de software

Mas um ponto fundamental antes de iniciar isso, qual seu objetivo com o OC? 

Postado

@Vitor Carazzatto

2 horas atrás, Vitor Carazzatto disse:

Queria te pedir mais um detalhe a respeito do seu setup, qual seu gabinete? Tem fans instaladas? 

além das fans do water cooler tenho somente uma na parte de tras do gabinete que serve como "exaustor" assim tirando o ar quente de dentro para fora.

2 horas atrás, Vitor Carazzatto disse:

Mas um ponto fundamental antes de iniciar isso, qual seu objetivo com o OC?

estou satisfeito com o desempenho do meu computador em todos os jogos, mas queria explorar esse lado para explorar mesmo e saber como fazer.

Queria saber também. Processador já tem quase 3 anos de vida, então eu colocando ele em OC seria um risco? Acha melhor deixar com o clock base/auto?

• Solução
Postado
6 minutos atrás, 1Douglas disse:

Queria saber também. Processador já tem quase 3 anos de vida, então eu colocando ele em OC seria um risco? Acha melhor deixar com o clock base/auto?

@1Douglas Qualquer aumento de tensão vai interferir no tempo de vida do componente, especialmente por conta da temperatura, esse tempo pode ser significativo ou não, tudo depende das proporções. As vezes você acaba trocando de processador antes mesmo do termino da vida útil dele por exemplo. 

Acredito que ele ser um componente com tempo de uso não é o ponto, vai da sua visão, alguns preferem fazer quando o componente é mais antigo por necessitar de mais desempenho, ou por ter a expectativa de trocar em breve.

Meu primeiro contato com OC foi com um R5 1600 que eu tinha há cerca de 3 anos, esse mesmo processador que eu utilizei em 3.9 Ghz esta nas mãos de um amigo meu que comprou e ainda esta funcionando perfeitamente, mas isso é relativo.

A margem de segurança que geralmente vejo a galera comentando é não ultrapassar 1.4v e monitorar a temperatura sempre, ela é quem dita as regras do jogo, não compensa operar com o clock alto  se estiver fritando o CPU, a ideia é balancear tudo pra chegar em um resultado que entregue ganho na performance que seja relevante, mas sem prejudicar de forma significativa a vida util. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@1Douglas Sinceramente, com esta placa de vídeo o clock do processador terá diferença praticamente nula. Se quer mais desempenho, e tem grana pra pagar o absurdo que tão pedindo em GPUs, troque-a.

Ou faça OC justamente na placa de vídeo.

Pode fazer OC no processador, sem problemas, monitorando temperaturas, não exagerando nas tensões, ok.

Uma coisa que eu faria antes de tudo isso aí pra extrair mais desempenho é OC na RAM, ajuste fino nos timmings, etc.

• Coordenador
Postado

@1Douglas Se seu objetivo é ganhar desempenho em jogos, fazer overclock no processador não vai mudar nada, já que sua limitação é a placa de vídeo. Se seu objetivo é ganhar desempenho em programas de produção, como os que realizam renderizações, aí sim você vai ganhar alguma coisa.

Se seu objetivo for apenas jogar, faça overclock na placa de vídeo, conforme comentado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...