Ir ao conteúdo

Ligar parafusadeira a bateria na tomada

Ir à solução Resolvido por caio12345,

Posts recomendados

Postado

Tenho uma parafusadeira com a bateria morta. Que eu não quero jogar fora.

Minha dúvida é. Tem como converter uma parafusadeira a bateria, para usar na rede elétrica ?

Tentei com o carregador da bateria, funcionou mais não tem a mesma potência de quando ela está funcionando com a bateria.

Obrigado

Postado
5 horas atrás, caio12345 disse:

Tem como converter uma parafusadeira a bateria, para usar na rede elétrica ?

Tem. 

Mas precisa de uma fonte de boa potência, com tensão compatível à sua parafusadeira. 

Muitas vezes pode não ser tão barato. 

Caso sua parafusadeira tenha uma tensão próxima a 12Vdc, uma fonte de computador que muitas vezes se acha em sucatas é uma boa solução. 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

Esse tema é constantemente debatido aqui no fórum. Segue uma discução de colocar uma bateria moderna, mas que tem bastante explicação de potência de motor e tal.

Você precisa achar a energia do motor de sua parafusadeira, descobrir seu pico de consumo e colocar uma fonte que suporte tal demanda.
Possível é. Mas é um pouco mais difícil que parece.

• Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado

@caio12345 , qual é o modelo da parafusadeira?

40 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Você precisa achar a energia do motor de sua parafusadeira, descobrir seu pico de consumo e colocar uma fonte que suporte tal demanda.

O caminho "mais curto" é fazer esses testes com outra bateria equivalente.

Então talvez seja mais prático ficar com bateria...

• Obrigado 1
Postado

Que pena galera, a parafusadeira é boa porém a bateria já não funciona mais. 

E meio que não consigo desapegar das ferramentas velhas.

Obrigado pelas informações

Em 25/05/2021 às 07:09, Renato.88 disse:

Tem. 

Mas precisa de uma fonte de boa potência, com tensão compatível à sua parafusadeira. 

Muitas vezes pode não ser tão barato. 

Caso sua parafusadeira tenha uma tensão próxima a 12Vdc, uma fonte de computador que muitas vezes se acha em sucatas é uma boa solução. 

Ela é 18V daquelas que tem bastante torque, usava pra montar móveis.

Sim por isso pensei em montar algum circuito pra poder ligar ela, já que tenho muita sucata de componentes.

Obrigado pela ajuda

19 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Esse tema é constantemente debatido aqui no fórum. Segue uma discução de colocar uma bateria moderna, mas que tem bastante explicação de potência de motor e tal.

Possível é. Mas é um pouco mais difícil que parece.

Vou olhar o post Thiago Miotto.

Sim seria complicado porque não tenho fonte de bancada pra fazer a alimentação correta, pra medir a potência exata dela.

Obrigado

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Visão puramente prática ajuda? ... Faça uma fonte simples com um trafo 12V 3...5A + diodos 1n5404 ou o que você tira do secundário de uma fonte pc sucata. Nem precisa capacitor ...pode até ser 1/2 boca/onda

Escolheste a 'porta larga' da maioria. Enfim.. foi uma escolha...

4 horas atrás, caio12345 disse:

vi que é realmente complicado, o motor não foi feito pra esse tipo de corrente, ele nunca ficará eficiente. Pois é difícil entregar a potência desejada no momento certo.

obrigado pela atenção pessoal.

A solução que propus foi a exata que adotei há algumas décadas com sucesso. Motor é um cara bem parrudo e não tem muita frescura com corrente, tensão, potência e tal. Além do + seu uso neste caso vai ser esporádico podendo até atingir o limite e 1 pouco + da capacidade do trafo e afins. Enfim... eis +1 tradicional visão prática das coisas deste eletromundo.

Boa sorte...

• Obrigado 1
  • Confuso 1
Postado
4 horas atrás, caio12345 disse:

Ela é 18V daquelas que tem bastante torque, usava pra montar móveis.

Fontes de notebook daquelas de 19V/5A vão te servir. 

Comprar uma pra isso pode não ser barato, mas se tiver uma sobrando aí sim. 

• Obrigado 2
Postado
8 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

@Renato.88 , mas eu "acho" que a corrente vai [muito] lá pra cima quando o motor pegar peso, durante uma utilização qualquer. Alguma coisa me diz que o "C" da bateria original não é modesto...

O problema maior é a partida, se a parafusadeira tiver aquele controle de velocidade e ir acionando aos poucos, funciona. 

Se for direto, aí nem liga mesmo. A fonte chaveada já corta na hora. 

• Obrigado 1
  • Solução
Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

@Renato.88 , mas eu "acho" que a corrente vai [muito] lá pra cima quando o motor pegar peso, durante uma utilização qualquer. Alguma coisa me diz que o "C" da bateria original não é modesto...

Esse é o caso

Galera vou encerrar o post, porque vi que é realmente complicado, o motor não foi feito pra esse tipo de corrente, ele nunca ficará eficiente. Pois é difícil entregar a potência desejada no momento certo.

obrigado pela atenção pessoal.

• Membro VIP
Postado

@caio12345 , o motor, até que foi!

Substituir a bateria só parece mais complicado; na verdade, é mais simples.

Se me lembro bem, o LetraJota contornou um pouco do C flexibilizando a tensão do pack para mais. Mas depois não teve vídeo sobre a obsolescência d'A Superpoderosa...

Update

Motor de parafusadeira 18V da Makita é 208 Watts. Aproximadamente 11,5A de corrente.

Em foto da Amazon, descobri a referência do motor da parafusadeira da DWT:

1622099608684889585797.jpg.a0c1435d6f9796678883ce3769c48d13.jpg

RS-550S 18V

Na realidade, ele opera de 6 a 24V. Ótimo de 12 a 18V.

– Corrente sem carga: ~1,2A.

– Corrente de pico: de 8 a 10A.

– Corrente de stall chega a ~85A

› Se bem que noutro site está escrito "~8,5A". Não sei.

Update 2

Update 3

Durante a descarga, a tensão nas células de Cádmio é a mais estável:

Screenshot_2021-05-27-05-24-34.jpg.cd7aa74fef51b8e69f778df2307819b6.jpg

Lembrando que LiOn não é LiPo. Células de LiPo com C diferenciado (maior) vieram para permitir se "puxar" corrente (potência) sem passar sufoco na tensão atual.

Update 4

Existe, no mercado, fonte colméia de 18V por 10A ou 20A. Mas são um tanto raras! Acha-se mais de 12 ou 24V. Rotuladas como "automotivas".

1622105472266-1705859361.jpg.ce6ca84e75081be524e6928122bc89bd.jpg

Mas bora combinar: a companhia de um cabo já incomoda... carregar esse tijolo é dureza!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...