Ir ao conteúdo

Quanto maior a capacidade de armazenamento do SSD, menor a sua velocidade?

Ir à solução Resolvido por Akimoto238,

Posts recomendados

Postado

Boa noite à todos!

Aos entendidos de SSDs gostaria de saber se é mito ou verdade se um SSD, quanto maior a sua capacidade de armazenando, menor é a sua velocidade de leitura e escrita? Isso é verdade ou é mito?

Em breve eu pretendo comprar um SSD maior de até 1, ou 2 terabytes. Quero deixar tudo no SSD, sistema operacional, arquivos programas e etc, e me surgiu essa dúvida. 🤔

O SSD é SATA III, mas minha placa-mãe infelizmente suporta só até a geração 2, SATA II. :( Obviamente eu sei que nesse caso eu irei perder uma leitura sequencial de leitura e gravação por causa da limitação do barramento.

Mas a dúvida mesmo é se um SSD com maior capacidade de armazenamento irá perder ou não sua velocidade de leitura e escrita.

Obrigado à quem puder responder! 🙂

Postado

Não, é o contrário disso. Quanto maior é a capacidade, menor é a diferença de aumento de velocidade. 

Por exemplo, um SSD hipotético de 10gb poderia ter uma velocidade de 40Mb/s

Um segundo SSD de 100 Gb teria uma velocidade de 470 Mb/s.

Um terceiro de 1000Gb teria uma velocidade de 495 Mb/s.

E um SSD de 100000Gb teria uma velocidade se aproximando de um limite, no caso vamos dizer 500Mb/s.

Não faço ideia da razão para isso.

Postado

@Magdiel da Luz Não perde, isso depende muito mais do modelo do SSD

veja as prints abaixo: 

SSDs de 1tb:

image.png.6e8ab09099c5f18525dde47da8e7f34a.png

SSDs de 500gb:

image.png.0e0a525fa5f7f100a0c1aca3d3db4eb9.png

Como disse, depende do modelo mesmo.

Sobre sua placa-mãe Sata II, mesmo perdendo quase 200MB/s

ainda vai possuir 300Mb/s de leitura e escrita! ou seja, maior que qualquer HD convencional.

Sata I = 150Mb/s

Sata II = 300Mb/s

Sata III = 600Mb/s

Cada geração sata dobra!

@Acvale7 Bem colocado, obrigado pela informação!!! ainda sim acho que a diferença é mínima, tudo super rápido!

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Akimoto238 disse:

Bem colocado, obrigado pela informação!!! ainda sim acho que a diferença é mínima, tudo super rápido!

É mínimo mesmo, e isso que eu falei só é válido pra SSDs de mesmo modelo (mesma linha de modelo, obv que o modelo em si não vai ser o mesmo).

Postado
22 minutos atrás, Acvale7 disse:

Não faço ideia da razão para isso.

"The higher capacity variants of an SSD model often get their higher capacity from simply having more NAND flash chips of the same type as the lower capacity variants. Having more NAND flash chips allows for a design where the controller on the SSD can access more data in parallel, allowing for higher speeds." - https://www.howtogeek.com/

É porque a maior quantidade de módulos de flash nand contribui com mais canais de acesso ao SSD.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...