Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Se eu tiver um PC desktop com um processador sem placa de vídeo integrada nele (como core i5 11400F) e não colocar uma placa de vídeo dedicada no PC, a tela do monitor do desktop vai ficar toda preta e não vai exibir imagem nenhuma, mesmo para quem não joga jogo nenhum no PC?

Ou a tela do monitor do desktop vai funcionar normalmente para uso cotidiano e só não vai exibir os gráficos dos jogos corretamente e não vai dar pra jogar nele?

Ou seja, a placa de vídeo é essencial pro monitor funcionar na prática independente se vai jogar jogo ou não, ou ela só vai melhorar a qualidade do gráfico para os jogos que quiserem ser jogados no PC?

Pergunto porque solicitei um intel core i5 11400F e não vou jogar jogo nenhum no meu PC (a não ser poker nos sites ou apps para isso) e estou na dúvida se vou precisar comprar uma placa de vídeo dedicada pro monitor do PC funcionar normalmente. Caso a placa de vídeo seja imprescindível pro funcionamento da imagem do monitor mesmo se não for jogar, vou cancelar o pedido e pegar outra CPU.

Agradeço quem puder ajudar. Não entendo muito sobre isso.

Postado

Sim, vai precisar de uma placa de video para poder exibir imagem no monitor. 

O computador até liga, mas ficará tudo preto no monitor. Até daria pra contornar esse problema utilizando um programa para transmitir a imagem por Wifi para uma TV, mas de qualquer forma voce precisaria pegar uma placa de video emprestada para poder dar imagem e conseguir instalar o programa. É mais fácil comprar uma placa de video simples de 200 reais...

Postado

Seu monitor vai funcionar com ou sem placa de vídeo, mas recomendo comprar um processador com placa de vídeo integrada, visto que as placas de vídeos hoje em dia com essa crise estão muito caras.

Postado

@Alex Red Line

Mas esse funcionar mesmo sem placa de vídeo que você fala significa que o monitor até vai ligar, mas não vai exibir imagem nenhuma e vai ficar tudo preto na tela? Ou significa que vai exibir a imagem normalmente e só não vai dar pra jogar esses jogos pra PC devido ao gráfico ficar ruim?

Postado
1 hora atrás, Alex Red Line disse:

@flicky Se o seu processador é compatível com a placa-mãe vai sair vídeo de boa, tendo ou não vídeo integrado no processador. Só não vai ter um gráfico muito bom para jogos como você disse.

Ta falando besteira! Se o processador não possui video integrado então não vai aparecer imagem nenhuma no monitor...

• Curtir 1
Postado
29 minutos atrás, gutopereira disse:

Se o processador não possui video integrado então não vai aparecer imagem nenhuma no monitor...

@gutopereira Então se a CPU não tiver placa de vídeo integrada e o PC desktop também não tiver placa de vídeo dedicada, a tela do monitor vai ficar toda preta e não irá exibir nenhuma imagem?

Eu achava que ter placa de vídeo (integrada ou dedicada) era necessário só pra quem quisesse jogar esses jogos pra PC (free fire, CS, etc.) pro gráfico do jogo ficar bom e o jogo rodar, e não pra quem só fosse jogar poker online e navegar na internet mas sem jogar esses jogos pra PC.

O colega @Alex Red Linediz que não é necessário pro monitor ligar e funcionar normalmente. Como não entendo nada, continuo sem saber o certo rs. 

Postado
14 minutos atrás, flicky disse:

@gutopereira Então se a CPU não tiver placa de vídeo integrada e o PC desktop também não tiver placa de vídeo dedicada, a tela do monitor vai ficar toda preta e não irá exibir nenhuma imagem?

Exatamente isso.

Qualquer placa-mãe de uns 12 anos para cá não possui mais video integrado, quem faz esse papel é o processador, portanto se voce estiver usando um processador sem video integrado então não vai aparecer imagem nenhuma no monitor!

O colega aí em cima continua falando besteira, ele parou no tempo da época das placas LGA 775 que possuiam video integrado dentro do chipset...

• Curtir 1
Postado
43 minutos atrás, Alex Red Line disse:

@flicky Qual o modelo da placa-mãe?

Na verdade eu nem comprei nenhuma em específico ainda pro processador. Só solicitei a CPU e estava procurando uma placa-mãe compatível boa pra depois escolher os demais componentes compatíveis com ela. 

Mas eu iria adquirir qualquer placa-mãe que fosse compatível com o processador, que, no caso do core i5-11400F, suporta somente chipsets H470, Q470, W480 e Z490, com atualização de BIOS, e os chipsets da série 500, nativamente, pelo que pesquisei.

Porém, depois de uma pesquisada que dei aqui, tô pensando em cancelar o pedido da i5-11400F (da intel) de qualquer forma (que custou R$ 1.124 no total), mesmo que o monitor funcione normalmente sem nenhuma placa de vídeo, pois parece que tem outras opções de CPU da AMD da terceira por praticamente o mesmo preço e com cache, litografia e clock base melhores que este da intel, e o mesmo número de núcleos e threads desse da intel que escolhi, ou então outras da segunda geração da AMD com cache e clock base um pouco melhores melhores e os demais itens similares e por um preço bem abaixo. O único fator que parece que vi esse da intel que escolhi ganha desses que citei da amd de gerações anteriores é o clock no modo turbo, que é um pouco maior, mas acho que isso nem deve contar muita coisa na prática.

Só que aí novamente não sei se escolherei uma CPU da AMD com ou sem vídeo integrado por causa dessa dúvida que tô sobre o funcionamento do monitor sem nenhuma GPU no PC.

Postado

@flicky

Amigo, nem na Intel nem na AMD. Se o processador não tiver video integrado, não vai sair imagem nenhuma no monitor.

No lado da AMD a opção com 6 núcleos e 12 threads com video integrado é o Ryzen 4650g que custa 1.900 reais. O i5 11400 sem o "F" custa 1.529 reais na Kabum e tem mais performance que o Ryzen. Tem também o i5 10400 sem o "F" que custa 1.199 reais na Kabum e possui desempenho pouca coisa inferior ao 11400. Alem disso as placa-mãe compatível com a 10° geração são mais baratas, como a H410 ou B460...

Obs: todos os processadores Intel sem o "F" no final possuem video integrado.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@gutopereira Sim, entendi o que quis dizer. Eu disse que tava pensando em pegar uma CPU da AMD e não mais da intel mais por causa do preço ser praticamente a mesma coisa (ou levemente maior) e da qualidade ser bem melhor mesmo. Só que aí eu poderia esquecer os AMD da série 5000, que tão bem mais de R$ 1.124 (o que custou o i5-11400F) e além do que posso investir no momento. Teria que ver os AMDs da série 3000 ou 2000 ou até 1000 similares e com placa integrada.

Eu até cheguei a pensar em pegar esse i5-10400, porque ele já vinha com GPU integrada, mas como achei que não iria precisar de placa de vídeo nenhuma pro meu uso e que mesmo assim o monitor iria funcionar, acabei pedindo o i5-11400F (que tem configurações um pouco melhores que ele e vem sem GPU integrada), por praticamente o mesmo preço.

Se for fato isso mesmo que você tá dizendo sobre a GPU ser necessária de qualquer jeito, então vai acabar compensando eu pegar uma CPU Ryzen 5 da terceira geração (série 3000) ou da segunda geração (série 2000) que já venha com uma placa de vídeo integrada, mesmo que seja um pouco mais caro do que o i5-11400F (e pelo que pesquisei aqui são mesmo). Ou compensa até mesmo eu pegar o i5-10400 mesmo, que já vem com GPU integrada e custa praticamente a mesma coisa que o i5-11400F, já que não melhorou praticamente muita coisa da décima pra décima-primeira geração na intel pelo que vi.

Enfim, vou ter que pesquisar e ver o que compensa. De qualquer forma, só sei que já desanimei de pegar esse i5-11400F e pretendo cancelar o pedido e pegar outra CPU.

Postado

@flicky

Se voce escolher ficar na 11° geração, acho mais vantagem voce continuar com esse 11400F que voce pagou 1.124 reais, e para poder dar video compre aquela placa de video de 209 reais do Magazine Luiza. Essa placa é fraquíssima e não conseguiria rodar praticamente nenhum jogo, só serve pra dar video mesmo.

Os processadores da AMD com video integrado da série 2000 ou 3000 são ruins, eles possuem apenas 4 núcleos. Eu só indicaria eles se voce tivesse intenção de jogar, pois o video integrado da AMD é bem superior ao da Intel. Mas como essa não é a sua intenção, então acho mais vantagem voce ficar na Intel mesmo, pode ser 10° geração ou 11°...

Postado

@gutopereira você sabe me dizer como eu faço pra identificar todas as CPUs da AMD Ryzen da série 3000 ou 2000 que vêm com placa de vídeo integrada? São os que terminam com a letra "G" ao final do nome do modelo pra identificar? Vi uns aqui da AMD dessas séries com GPU integrada e não são muito bons mesmo, têm poucos núcleos e threads.

Então, pelo visto, se for ver mesmo, talvez compense, na verdade, eu pegar a CPU AMD Ryzen 5 3600 (que, assim como o intel core i5-11400F, não possui GPU integrada), mas que pelo menos tem clock básico, cachê e litografia bem melhores, e mesmo número de cores e threads, ainda que por um preço levemente superior (pelo que vi aqui custa uns 100 ou 200 reais a mais que R$ 1.124, se pagar à vista), e aí depois só colocar uma placa de vídeo dedicada barata qualquer (como essa da Magalu que você citou) só pro monitor do meu desktop funcionar e exibir imagem, já que não vou jogar jogo nenhum mesmo (exceto poker online). Sem contar que eu economizaria com a placa-mãe ainda, né, já que não precisaria ser uma da série 500 ou mais recentes. O que você acha?

Se for pra pegar uma CPU sem GPU integrada e depois colocar uma GPU dedicada qualquer só pro monitor funcionar, a AMD parece ser a melhor opção pelo que vi aqui. Ou não?

E o fato de eu colocar uma placa de vídeo dedicada (offboard) barata qualquer (como a da Magalu aí) pode prejudicar o resto dos componentes do meu PC e, consequentemente, o desempenho dele, ou nada a ver? 

Postado

@flicky

Sim, na AMD os processadores terminados com a letra "G" são os que possuem video integrado. A única opção com 6 núcleos e 12 threads é o Ryzen 4650G, mas ele custa 1.859 reais e acho que não vale a pena.

Sobre o Ryzen 3600, ele é um ótimo processador, mas não fique se apegando  a esses parâmetros de litrografia e memória cachê porque isso não mede o desempenho.

O Core i5 11400F ganha dele tanto no quesito multitarefas em aplicações profissionais, quanto no quesito jogos. O 10400F ganhava apenas no quesito jogos, e perdia no multitarefas.

Postado
9 horas atrás, flicky disse:

E o fato de eu colocar uma placa de vídeo dedicada (offboard) barata qualquer (como a da Magalu aí) pode prejudicar o resto dos componentes do meu PC e, consequentemente, o desempenho dele, ou nada a ver? 

Fique tranquilo, não vai prejudicar em nada os componentes do seu PC. Pode usar tanto com o Ryzen 3600 quanto com o i5 10400F ou 11400F...

• Curtir 1
Postado

@gutopereira

Realmente eu estava me apegando somente à descrição de cache, clock base e litografia dos 2 processadores e não tinha visto esses testes de benckmark comparando o i5-11400F e o Ryzen 5 3600. Achava que por causa disso o ryzen bateria fácil o i5 no desempenho.

Não sabia que o i5-11400F tinha desempenho superior ao Ryzen 5 3600 na questão de multitarefas, que é o que mais importa pra mim verdade, já que pra jogar poker online precisa abrir várias mesas ao mesmo tempo e ainda com pelo menos um programa de poker relativamente pesado aberto ao mesmo tempo, sem que o PC trave ou dê leg. Na questão de ter desempenho superior em jogos pra mim não iria mudar nada porque não vou jogar nenhum desses jogos (exceto poker online). 

Fiquei meio confuso porque num outro vídeo de teste de benchmark (abaixo) comparando o i5-11400F com o Ryzen 5 3600 e mais outros 2 processadores, mostra que o i5-11400F tem desempenho inferior ao Ryzen 5 3600 na maioria dos testes (ele mostra os testes no vídeo).

Porém, o cara mostra que o i5-11400F supera e muuito o desempenho dele (ultrapassando inclusive o ryzen 5 3600) se alterar o power limit (PL) de longa duração na placa-mãe (colocando o mesmo valor do PL de curta duração), desde que ela permita fazer isso (aos 3:57 ele comenta isso antes de mostrar os resultados dos testes).

Curioso que nos testes de benchmark do vídeo que você postou não comenta nada disso sobre ter aumentado o PL e nem em outros vídeos de teste de benchmark que vi também.

Ele fala no vídeo que o i5-11400 deslancha fácil porque o clock dele não fica mais parado nos 2,8 GHz (por causa da questão da temperatura) e atinge entre 4,0 e 4,2 GHz, mas que pra isso precisaria comprar um cooler top de linha pra dar conta de resfriar o processador e não deixar esquentar muito, já que o cooler box do i5-11400F não dá conta segundo ele (ele começa a comentar isso em 9:12).

Só não sei qual cooler top de linha daria conta seria suficiente pra esse resfriamento que ele fala e quanto custaria o mais barato deles que desse conta. você tem ideia?

Se um cooler top de linha não for tão caro assim, compensaria demais pegar o i5-11400F e depois pegar uma GPU barata qualquer só pro monitor funcionar (compatível com windows 10 também, claro) e uma placa-mãe que permita alterar o PL de longa duração como o cara do vídeo explica. você já alterou o PL de longa duração de algum PC teu pra melhorar o clock? Será que, mesmo com um cooler top que resfrie bem, isso pode danificar o processador a longo prazo, já que meio que "força" ele a aumentar o clock (diz ele no vídeo que isso não chega a ser um overclock)? Também não sei como fazer pra identificar qual placa-mãe que permite alterar o PL de longa duração.

Postado

@flicky

o que já li sobre o 11400F é que ele consome muita energia quando é exigido ao limite, e isso consequentemente causa um superaquecimento. No mecanismo de segurança ele automaticamente limita o clock para evitar esse superaquecimento.

Então além de ter um bom air cooler, ou water cooler, a placa-mãe também precisa ter um bom VRM com dissipadores, justamente para conseguir fornecer toda a energia exigida pelo processador quando é exigido ao extremo.

Esse "Powe Limit" da placa-mãe, ele modifica para o processador não ser limitado pelo fornecimento de energia. Mas acredito que se voce for usar uma boa placa-mãe, não precisará fazer essas modificações...

Obs: se não quiser ter que ficar fazendo essas modificações e ficar se preocupando com esse consumo de energia, pegue o Ryzen 3600 e compre uma placa B450 com dissipador de VRM.

• Curtir 1
Postado

@Alex Red Line Processadores Intel com a finalização em F ou KF não tem vídeo integrado.

Em AMD é os que não termina em G.

O vídeo integrado atualmente fica no processador, e não mais na placa-mãe.

Você errou sim na parte que diz que vai dar vídeo mesmo que o processador não tenha o integrado.

Caro amigo @flicky Processador sem vídeo integrado não vai dar vídeo de nada, não interessa o uso, o processador não tem vídeo integrado, e visto que esse vídeo atualmente fica no processador, então comprar um processador terminado em F ou KF da Intel ou algum que não termina em G da AMD e tentar usar, é um tiro no pé, pois não vai funcionar nunca.

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado

@Alex Red Line Tá louco? A regra básica pra qualquer CPU da Intel é que o F no fim significa que você precisa de uma GPU. A mais de bolinha anos que placa-mãe não tem mais gráfico integrado

@flicky Pegue a B560M-K vai aguentar o I5 numa boa e sem problemas, logo se você pode gastar um pouco mais compre um Cooler Scythe Fuma 2, é a maravilha dos coolers consegue resfriar basicamente qualquer coisa (tirando os CPUs que batem 300w em stress).

Postado
2 horas atrás, Alex Red Line disse:

@Elder Nauvirth ahh para não me diga a pouco tempo atrás eu tive uma placa com gráficos no chipset e não, não é todo mundo que tem uma placa de última geração

Se usou um processador Intel que não termina em F ou KF, então dá vídeo mesmo.

Isso começou a partir da 8ª Geração da Intel.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...