Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom, recentemente eu to com muita duvida em qual sistema por em minha maquina e deixar fixo ate adquirir um kit upgrade novo, se e o Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10, Pois como minha plataforma ja e antiga, com um kit mais fraco de processador, placa-mãe e memorias ram, eu queria saber qual ficaria melhor, eu atualmente estou com uma iso modificada do windows 10 super lite...

Meu PC :
i5 2400 

INTEL H61 (IH61-MA5) AFOX

1 pente 4gb 1333mhz + 1 pente 4gb 1600 mhz 
SSD 120GB CRUCIAL 
HD 500GB SATA II
FONTE 400W EVGA
GTX 1050 2GB ASUS

Postado

@MuTMaTo Sua máquina não tem drivers compatíveis com windows 8 e 10. O ideal para ela é Windows 7, infelizmente. O windows 7 não tem mais a segurança que tinha por não receber mais atualizações da microsoft, então tenha isso em mente.

O windows 10 poderia funcionar em sua máquina, mas pela falta de drivers adequados você pode experimentar falhas em algumas funcionalidades e até ausências de outras.

• Amei 1
  • Coordenador
Postado

@MuTMaTo Seu computador é compatível com o Windows 10 e ele é o sistema que você deve usar. Não use o Windows 7, tendo em vista que teve o suporte encerrado.

O que você deve fazer é remover esse Windows 10 "Super Lite" ilegal daí e instalar uma cópia original obtida diretamente do site da Microsoft. A modificação de imagens do Windows é completamente irregular segundo os termos de uso da Microsoft e você nunca sabe o que a pessoa que a montou realmente colocou ali.

Postado

@KairanD Já tentei instalar Windows 10 em placas mãe e processadores similares aos do OP e tive problemas depois. Tanto de drivers incompletos/conflitantes quanto, em alguns casos, crashes e telas azuis por simples falta de drivers de qualidade (os nativos do windows não prestam, mas a inexistência de drivers do fabricante da MB é pior). Enfim, reforço minha recomendação. Intel Core 2nd gen ou anterior é problemático no W10 pelas minhas experiências tentando implantar. 3rd gen já é um exercício enorme por sinal o qual gera conflitos mesmo quando se encontra os drivers, simplesmente por que não há mais suporte para tais plataformas. Drivers nativos do W10 para esses hardwares são antigos e sem revisões disponíveis para download. 

W7 pode não ter a segurança ideal ou recomendada, mas ainda é funcional. Para quem tem hardware antigo, pode bem ser a única opção viável, o que julgo ser o caso.

2 horas atrás, KairanD disse:

A modificação de imagens do Windows é completamente irregular segundo os termos de uso da Microsoft e você nunca sabe o que a pessoa que a montou realmente colocou ali.

Concordo plenamente.

• Coordenador
Postado

@WOZ Dods Nesse ponto iremos discordar. Baseado na minha experiência, os casos de problemas parecem ser a exceção, e não a regra. Dito isso, milhares de usuários que comentam em nosso Fórum utilizam normalmente o Windows 10 em plataformas da 2ª Geração da Intel ou mesmo bem mais antigas, algo que se repete entre os colegas da equipe de Moderação.

Eu mesmo tenho alguns computadores antigos - tablet Atom Bay-Trail, notebook Core i7 3ª Geração e desktop Core i5 4ª Geração - e, ao utilizar as mesmas instalações do Windows 10 durante muitos anos, apenas o tablet teve um problema com drivers, quando o som parou de funcionar após uma atualização. Bastou acessar o site do fabricante e baixar a versão de Windows 8.1 - já que não havia versão direcionada propriamente ao Windows 10 - e funcionou perfeitamente.

Nesses computadores, excetuando-se o problema do tablet e drivers de vídeo, não foi necessário fazer o download de drivers no site do fabricante para que qualquer coisa funcionasse como deveria. Meu notebook tem um Core i7 Ivy Bridge e não há, para diversos drivers, versões listadas para Windows 10 no site do fabricante. Não houve problema, pois nunca precisei. Não estou dizendo que problemas não ocorram, mas, como afirmei, acredito que são a exceção, e não a regra. Além disso, o fato de drivers para Windows 10 não estarem listados no site do fabricante não indica falta de compatibilidade, considerando que muitas vezes, nesses casos, o próprio fabricante argumenta que devem ser utilizados os drivers fornecidos pelo Windows 10.

O próprio autor do tópico já está utilizando o Windows 10 em seu computador. Mesmo que seja uma versão "Frankenstein" que deve ser excluída, ele não parece estar reclamando de problemas com o funcionamento do sistema, mas apenas procurando a melhor opção que julgamos ser adequada para o hardware. Dito isso, não me parece ser o caso de recomendar o Windows 7, um sistema obsoleto e inseguro, sendo que, ao que tudo indica, a máquina executa o Windows 10 normalmente.

Respeito sua opinião, mas reforço minha recomendação de não ser utilizado o Windows 7, e sim uma instalação limpa - e original - do Windows 10 Home. ;)

• Curtir 2
Postado

@KairanD Entendo que nossas experiências sejam bem distintas. Minha perspectiva é justamente de ter tentado instalar W10 em PCs antigos de clientes tradicionais, ou reparar os PCs de novos clientes que chegaram até mim com o W10 já instalado para manutenção. Muito comum haverem problemas de placas de rede (intermitência na conexão ou até não reconhecimento do dispositivo), de som (diversos problemas), de vídeo (crash em jogos ou em vídeos) quando se usa os drivers nativos do W10 na ausência dos drivers de W10 ou 8.1 (sim, sei que os do 8.1 são compatíveis com W10) providos pelo fabricante, com suas devidas correções e aprimoramentos. No geral só tive experiências negativas, pois sou muito exigente quando faço manutenção. Conflitos de hardware, dispositivos não identificados, ausência de recursos (por mais simples que sejam) não é algo que um cliente meu vê acontecer pois não entrego um PC assim em nenhuma circunstância. 

Paralelo a isso eu entendo o que você fala quando se refere às experiências de colegas do fórum, mas essas mesmas pessoas geralmente não são tão criteriosas e não observam a saúde do sistema a fundo. Quando o PC apresenta algum problema, no entanto, eles vem à comunidade para tentar solucionar. Penso que se fossem mais criteriosos não teriam tais problemas. Para você ter ideia, de todas as máquinas que montei até hoje tive pouquíssimos clientes que tiveram problemas posteriores como os tantos e tantos que vejo aqui. Geralmente adquiro mais experiência em manutenção com PCs montados por lojas ou outros profissionais do que com os que eu mesmo monto. 

Ademais, dei minha perspectiva dentro da minha experiência e acho válida a sua também. Se o PC do tópico viesse até mim para fazer manutenção eu tentaria sim instalar o W10 justamente pelo que nós dois falamos, pois o W7 não tem mais segurança.

Ainda vale mencionar que ainda existirem milhões rodando no mundo inteiro sem qualquer problema, e máquinas de todos os tipos ainda usarem Windows CE, Windows 2000, Windows NT e vários outros como back-end sem qualquer problema em ambientes corporativos, industriais, profissionais, etc., então o risco adicional vai depender de muitos fatores, sobretudo da aplicação.

Só recomendo que a pessoa tenha em mente que se um dispositivo falhar o problema pode ser justamente incompatibilidade, e que a menos que haja alguma alternativa de driver para aquele dispositivo, terá que avaliar se compensa usar um sistema 100% compatível, apesar de antigo e "inseguro" ou simplesmente não ter a funcionalidade desejada, em alguns casos crucial como no caso de placas de rede ou wifi antigas. 

• Curtir 1
Postado

então amigos, fiz testes esses dias desde o post do topico e cheguei a uma conclusao aqui de que:

Windows 10 Home Original ou Pro testado aqui, percebi que o aumento de ram, facilidade do processador dar 100% de uso do nada, simplesmente por abrir o chrome por exemplo ou ate mesmo uma pasta, fiz uma instalação limpa, tenho o windows 10 original da microsoft, e nao sei o que ha, nao roda nada bem, e horrivel, toda coisa eu abro e sempre o processador batendo 100%, ta em 0% de uso, abro uma pagina da pico de 100% e depois alguns segundos desce e assim nessa oscilaçao !!!

Windows 10 Modificado = Roda muito bem na maquina, porém sofre muito problema de network flamework que ate desanima, do nada se ta usando ou jogando, morre o programa e reinicia, isto sem contar que depois alguns dias de uso por exemplo ja começa uma lentidao, sem nexo algum, sendo o uso dos componentes abaixo de 50% 

Windows 8.1 nao teste ate agora, talvez seja uma alternativa boa, pois ainda recebe atualizaçoes e tambem e um sistema leve

windows 7 ultimate x64  e um otimo sistema, roda que e uma beleza, nao chega nem a 2GB de ram, processador nem no GTA V bate os 100% de uso, e olha que e antigo e fraco o amigo kkk, e o unico problema que eu vejo nele mesmo, e que alguns jogos atuais por exemplo como cyberpunk ja nao roda bacana,  e alguns jogos tambem o MSI AFTERBURNER nem chega a funcionar...

Em resumo, agora nesse instante to usando o windows 10 home, mais amanha de manha, provavelmente eu volte para o windows 7 mesmo, pois meu pc eu sinto que ele sofre no 10, a velocidade e bem inferior, mesmo com SSD e desativando a porrada de programas inuteis do windows 10 que roda em segundo plano, entao eu aqui mesmo, cheguei a crer que pc com soquete inferior a LGA 1151 nao da para rodar o windows 10 direito, sofre demais, tu consegue rodar ele ali bacana e tal, so que consome bem mais processador, memoria ram e etc... claro que pcs mais novos, nao tem esse problema ne, e muito raro, mais o meu por ser antigo por exemplo ja sinto bastante 

Uma observação tambem , no windows 10 da microsoft, emulador nenhum roda bem, seja bluestackes ou msi ou algum outro, e impossivel, mesmo com virtualização nao pega direito nao sei por que, so trava.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@MuTMaTo Não faz muito sentido ter problemas de desempenho com o Windows 10 baixado diretamente da Microsoft - por sinal, você não deve usar a edição Pro, e sim a Home, que é mais barata e atende a tudo que um usuário doméstico precisa - e não com o Windows 10 "Frankenstein" edition. O que me leva a crer que o alto uso de componentes pode se referir a alguma atualização rodando em segundo plano - algo que ocorre normalmente após a formatação. Nesse caso, aguarde algum tempo usando o sistema para ver se a situação se normaliza.

Por sinal, problemas como uso de processador ou HD a 100% são ocasionados pelo próprio Windows e suas atualizações, e ocorrem mesmo em hardware atual.

Aumento de uso de memória RAM não é critério para dizer que um sistema é mais "pesado" que o outro. Isso porque os sistemas modernos jogam naturalmente muita coisa para a memória RAM em modo de cache, limpando-a e abrindo espaço apenas caso algum programa demande isso. Ou seja, um sistema que usa mais memória pode muito bem rodar de forma mais fluida que outro que usa menos.

Se você atualizou a sua licença do Windows 7 para o Windows 10, creio que não conseguirá voltar a usá-lo (além de todas as contra recomendações quanto ao uso). E não há como comprar licenças do Windows 7 (algo que não faria sentido, de qualquer forma), uma vez que o mesmo saiu de linha. Além disso, cada vez mais será mais e mais difícil executar jogos e programas nele, uma vez que os mesmos deixarão de suportá-lo ao longo do tempo.

Quais "programas inúteis que rodam em segundo plano no Windows 10" você desativou? Por sinal, o Core i5 2400 do seu desktop é bem mais rápido que o Core i7 3537U do meu laptop, sendo que meu laptop voava baixo com o Windows 10 Home x64 (parei de usar faz pouco mais de um ano).

Enfim, se o que você procura é um sistema mais rápido e eficiente em uso de recursos, pode ser interessante tentar alguma distribuição GNU/Linux. Foi o que eu fiz.

Em 01/06/2021 às 10:56, WOZ Dods disse:

Ainda vale mencionar que ainda existirem milhões rodando no mundo inteiro sem qualquer problema, e máquinas de todos os tipos ainda usarem Windows CE, Windows 2000, Windows NT e vários outros como back-end sem qualquer problema em ambientes corporativos, industriais, profissionais, etc., então o risco adicional vai depender de muitos fatores, sobretudo da aplicação.

Vale ressaltar que boa parte dessas máquinas rodando tais sistemas em ambientes industriais e comerciais não se conectam à Internet, e ficam restritas apenas às conexões internas dentro da empresa. Muitas são utilizadas em automação industrial e se conectam a microcontroladores e equipamentos que dependem de programas antigos e específicos. ;)

• Curtir 2
Postado
Em 03/06/2021 às 07:00, KairanD disse:

Vale ressaltar que boa parte dessas máquinas rodando tais sistemas em ambientes industriais e comerciais não se conectam à Internet, e ficam restritas apenas às conexões internas dentro da empresa. Muitas são utilizadas em automação industrial e se conectam a microcontroladores e equipamentos que dependem de programas antigos e específicos. ;)

Muitas sim, mas aparelhos médicos de hospitais/clínicas, que sei por que trabalhei em clínicas por alguns anos até recentemente, não acessam a internet, mas ainda sim estão vulneráveis por estarem na rede.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...