Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia. 

A empresa em que trabalho instalou câmeras de segurança em vários setores, entres eles minha estação de trabalho fica quase de frente para uma dessas câmeras. Existe alguma maneira de configurar o monitor, seja no brilho ou na frequência ou algum software que torne mais difícil eles verem o que estou fazendo ou acessando?

Postado

Reformulando minha pergunta, então.

Existe alguma maneira de configurar o monitor, ou existe algum monitor que eu possa adquirir já com a função de burlar sistemas de vigilância, ou algum tipo de alteração na configuração ou na frequência do meu monitor, ou algum software que torne mais difícil sistemas de vigilância verem o que estou fazendo ou acessando? Sem, claro, que isso significa que eu esteja querendo utilizar a infraestrutura da empresa para fazer coisas pessoais que deveriam ser feitas fora do horário de trabalho ou realizar alguma atividade ilegal?

Postado

Eu já disse qual é o motivo em minha pergunta. Apenas não quero ter uma câmera o tempo todo apontada pra mim, para o que eu esteja fazendo. Podem existir  milhões de motivos pra eu não querer isso. Seja pra que não sirva futuramente como uma desculpa que possa ser usada por uma eventual diminuição de produtividade, o que seria uma desvantagem em relação a outros colegas de trabalho que não têm um supervisor vendo 8 horas por dia se ele mantem o foco, seja por alguma emergência particular pessoal e etc, queria apenas saber se é possível ou não.

As câmeras de vigilância foram instaladas na empresa por outros motivos, pra ver se pessoas estranhas entram na empresa, pra saber alguém tem pertences pessoais furtados, pra saber se alguém entra no local de trabalho em horários não permitidos e se eu praticar qualquer um desses atos terei minha punição assim como os demais colegas. Só não acho justo que no futuro eu esteja com a corda no pescoço pra fazer parte do corte da empresa e o fato de eu ter entrado em alguma rede social 3 anos atrás durante 90 segundos sirva como fator determinante enquanto um outro colega que faça isso rotineiramente sequer seja cogitado no corte.

Postado

quanto a emergências você pode comunicar seu supervisor se tiver uma, e assim terá uma carta branca para fazer o que for necessário sem prejuízo a imagem profissional.

acredito que se a empresa disse que não é para fazer algo, este algo não deve ser feito, se você faz escondido está errado...

parto do principio que todo tipo de burla é algo de intenção errada, mas isso não contribui com o tópico.

dentre as possibilidades você pode tirar o filme polarizador do monitor, mas isso pode gerar um processo por danos ao patrimônio.

com relação à frequência do monitor, mesmo que você altere, em algum momento o frame da tela sincronizará com o frame da câmera, ainda que seja 1 frame sincronizado a cada 10 segundos, os 90 segundos de rede social serão 9 frames comprometedores.

Certa vez li uma noticia de um homem que foi preso ao tentar assaltar um banco, ele foi pego nas filmagens e agia com a maior tranquilidade do mundo como se fosse invisível às câmeras, alguém disse pra ele que se passasse suco de limão em si mesmo as câmeras não o pegariam, é claro que isso não funciona, mas ele acreditou como se fosse uma verdade absoluta e o fez, então se você quiser arriscar também pode ser uma opção.

outra possibilidade é você tentar alegar com a empresa que a câmera virada para a sua tela é perseguição, mas te dirão que se você se sente incomodado com a câmera é por que está escondendo algo.

não é nada pessoal, é só como a situação será vista por terceiros... qualquer coisa que você tentar pode ser danosa a sua imagem

• Curtir 1
Postado

Obrigado pelos esclarecimentos. Quanto à danificar o monitor, eu poderia trazer um monitor de casa e utilizá-lo no lugar do da empresa, ela já abriu precedentes para que outros funcionários trouxessem mouses ou teclados de casa para utilizarem em vez dos habituais fornecidos pela empresa. Se for o caso remover a película protetora eu poderia adquirir um monitor e fazê-lo. Procurei na web sobre monitores que adaptados com essa função mas não achei resultados, até achei uma matéria sobre um maluco que adaptou o monitor pra ficar todo branco e só poder ser visto por um óculos especial, mas não é exatamente isso que procuro.

O simples fato de ter que recorrer a um supervisor pra fazer algo que outro colega faz sem precisar recorrer ao mesmo método considero uma desvantagem. Não tenho a intenção de fazer algo ilegal, até porque se eu quisesse fazê-lo, não seria uma câmera apontada pro meu pc que me impediria, não seria louco de fazer na empresa ainda que não tivesse uma câmera apontada pro meu pc. É mais uma questão de incômodo mesmo.

Postado

A questão não é essa. Não me importo se um dia eu for demitido por não ter feito um bom trabalho, ou porque meu rendimento tenha caído, desde que esse seja, de fato, o motivo. Não queria que qualquer besteira servisse como desculpa pra que eu seja considerado menos produtivo. Não queria levar essa questão muito pro lado moral, por isso fui breve em meus motivos. Sei que existem diversas matérias falando sobre isso, sobre questões morais que envolvem o tema, os limites sobre o posicionamento de câmeras de segurança, se existe preconceito pelo fato de ela estar voltada pra alguém específico, os parâmetros legais para tal e blá, blá, blá.... Enfim, encontramos diversas fontes pra quem quiser se aprofundar sobre questões morais a respeito do tema. O que não tem ou não consigo encontrar é uma discussão técnica sobre o assunto e é isso que eu procurava em meu questionamento. Eu poderia muito bem inventar aqui um monte de desculpas e elas serem fictícias mas que pudessem convencer alguém a dar uma orientação técnica sobre como poderia ser feito e tal, caso o problema fosse condicionado à questão moral, e como eu disse em meu comentário anterior, o fato de ter uma câmera apontada pra mim não seria a certeza de que eu não pudesse fazer algo ilegal ou imoral e se eu quisesse de fato decidido em meu íntimo a fazer algo tão errado não seria uma câmera voltada pro meu pc que me impediria de fazer.

• Coordenador
Postado

@arribeiro2245 Procure sobre película polarizadora.

É a mesma usada em caixas eletrônicos para quem esta a seu lado não visualizar a tela do caixa.

Use-a por sua conta e risco!.

Postado

@BCP valeu cara, era exatamente isso que eu estava procurando. Consegui encontrar película de privacidade da 3M. Acho que resolve meu problema. Já vou encomendar uma. Muito obrigado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...