Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, recentemente comprei dois pentes DDR3 de 8gb com frequência de 1866mhz da Kingston para dar um upgrade no PC, entretanto me deparei com uma situação que não consigo entender. Basicamente, quando tentei usar apenas esses 2 pentes, meu PC não dava vídeo de jeito nenhum, tentei usar um de cada vez, mudar os slots da placa e tudo mais, mas nada funcionou (Até passei borracha). Após isso tive uma ideia e juntei esses novos com os meus dois antigos que são DDR3 4gb 1600mhz da Kingston também, depois disso meu PC ligou normalmente e por incrível que pareça ele reconheceu os 24gb de Ram muito tranquilamente. Queria saber o por que disso e se eu deveria trocar esses pentes que recebi aqui, pois não sei onde está o erro. (Segue print das memorias novas no CPU-Z)

Screenshot_230.png

Screenshot_232.png

Screenshot_231.png

Postado

@Lucas Ayoub Você precisa instalar os dois novos pentes nos slots A2 e B2 da placa-mãe. Tem que resetar sua BIOS para não pegar as configurações dos antigos também.

E nunca, em nenhuma hipótese, passe borracha em memória nova. Até em velhas eu sou contra, pois o correto é usar isopropanol e um papel absorvente para limpar.

Postado

@WOZ Dods

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Lucas Ayoub Você precisa instalar os dois novos pentes nos slots A2 e B2 da placa-mãe. Tem que resetar sua BIOS para não pegar as configurações dos antigos também.

E nunca, em nenhuma hipótese, passe borracha em memória nova. Até em velhas eu sou contra, pois o correto é usar isopropanol e um papel absorvente para limpar.

Cara acabei de fazer esse processo de resetar a BIOS e ainda não deu vídeo, Tentei ainda aumentar a frequência padrão das memorias na BIOS para 1866mhz utilizando os 4 pentes, mas não deu muito certo porque da erro de boot, sabe alguma outra coisa para tentar fazer dar vídeo?

Postado
Em 08/07/2021 às 10:40, WOZ Dods disse:

@Lucas Ayoub Baixe o memtest86, instale ele em um pendrive para usar na inicialização, instale apenas uma memória e rode ele nessa memória. Faça isso com cada uma até achar a memória defeituosa. Se ela for das novas, acione a garantia.

Fala mano, mexendo pelo PC consegui fazer os 2 módulos funcionarem, mas só funcionam no A2 B2, não consigo fazer o dual channel por algum motivo.
Rodei o memtest e não deu erro nenhum em falando nisso.

Postado
1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@Lucas Ayoub A2 e B2 é dual channel se as duas memórias forem de mesmo tamanho. Abra o CPU-Z para ver se deu certo.

Só não sei o por que das memorias não estarem rodando a 1866mhz e dual
segue print

Screenshot_243.png

Fora que estou achando estranho as memorias serem supostamente 1866mhz e terem essa config de 889mhz pc3-14200, sendo que era para ser 14900

Screenshot_249.png

Postado
7 minutos atrás, Lucas Ayoub disse:

Só não sei o por que das memorias não estarem rodando a 1866mhz e dual

Achei estranho. Resete sua BIOS, volte nela e redefina o dispositivo de boot, a forma de acesso ao HD (AHCI) e o XMP e teste novamente com o CPU-Z.

8 minutos atrás, Lucas Ayoub disse:

Fora que estou achando estranho as memorias serem supostamente 1866mhz e terem essa config de 889mhz pc3-14200, sendo que era para ser 14900

DDR significa Double Data Rate, então a velocidade interna de operação é uma, mas a externa é o dobro da interna. Se lá está escrito 889, então a velocidade efetiva é o dobro.

Mas a velocidade que ela está rodando atualmente é 807 (1600 MHz). Talvez seu XMP não tenha conseguido utilizar a frequência máxima, talvez seja velocidade máxima permitida pela CPU. De qualquer maneira acho que está bom.

Exceto pela falta do DC. Tire foto das posições das memórias por favor.

Postado
13 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Achei estranho. Resete sua BIOS, volte nela e redefina o dispositivo de boot, a forma de acesso ao HD (AHCI) e o XMP e teste novamente com o CPU-Z.

DDR significa Double Data Rate, então a velocidade interna de operação é uma, mas a externa é o dobro da interna. Se lá está escrito 889, então a velocidade efetiva é o dobro.

Pior que eu não tenho XMP na BIOS, já procurei em tudo. Em relação ao DDR eu sei que a gente multiplica o valor sempre por 2, fazendo as contas aqui 889 x 2 = 1.778, o que explica bem quando eu tentei colocar a velocidade em 1866mhz e deu erro de boot, imagino eu que por exatamente o sistema não ter esse 1866mhz, estou correto?

Postado

Nenhum sistema tem valores exatos como imaginamos. A velocidade 889 é a velocidade de operação máxima, o rótulo do produto, mas não é a velocidade de operação que a BIOS vai reconhecer. No geral o XMP escolhe automaticamente e só disponibiliza velocidades validas.

Postado
4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Nenhum sistema tem valores exatos como imaginamos. A velocidade 889 é a velocidade de operação máxima, o rótulo do produto, mas não é a velocidade de operação que a BIOS vai reconhecer. No geral o XMP escolhe automaticamente e só disponibiliza velocidades validas.

Entendi, aparentemente então não está chegando em 1866mhz por algum motivo, não consigo colocar na BIOS esse valor, pois ele da erro de boot e fala que esse valor não condiz com a frequência que está rodando e pior de tudo não tenho o XMP para mexer, não imagino onde deve estar o erro

Postado
Em 10/07/2021 às 09:49, WOZ Dods disse:

Qual é sua configuração completa?

Processador: FX 8320

placa-mãe: 970A-DS3P Rev 2

Placa de Vídeo: Gigabyte AMD Radeon R9 280

Fonte: 600w EVGA

Ram DDR3: 2x 4GB  1600mhz e 2x 8GB 1866mhz

Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Lucas Ayoub Bem, sua CPU não terá ganho com a frequência maior e suas memórias de menor frequência vão limitar a velocidade das de maior frequência de qualquer forma. Recomendo que deixe tudo rodando como está.

Tranquilo, obrigado pela ajuda
Só uma ultima curiosidade, qual parâmetro eu vejo para avaliar se a CPU tem ganhos com o aumento da frequência?

• Curtir 1
Postado

@Lucas Ayoub As CPUs mais sensíveis a variações na frequência das memórias são as Ryzen. Intel e antigas CPUs AMD tem ganhos até um certo ponto, mas os incrementos são muito pequenos após esse ponto, se sequer tiver algum.

No caso de DDR3 você só veria ganhos acima de 1600 se fizesse OC na CPU.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...